Aplicativos para restaurante, como funcionam?

29.06.2021
Aplicativos para restaurante

Aplicativos para restaurante se tornaram ferramentas chave para aumentar a lucratividade de estabelecimentos, que buscam se tornar cada vez maiores dentro do seu nicho.

Atualmente, ainda mais com as incertezas referentes as condições sanitárias e de saúde em que nos encontramos – devido a pandemia – os aplicativos para solicitação de refeições estão cada vez mais difundidos entre os consumidores.

Não ter um aplicativo, é ter prejuízo.

Dessa forma, é preciso observar o que é melhor para você e seu consumidor. Colocando à disposição dele, apps eficientes.

“Apps? Então eu vou precisar ter mais de um?”

Sim! Sabe por quê?

Hoje, seus clientes não usam somente o Ifood ou o Uber Eats, além disso, existem outras opções que podem favorecer imensamente a sua empresa, sem prejudicar o seu cliente, como os cardápio/menus digitais.

Talvez, você possa até fazer o seu próprio app!

Para isso, você precisa entender como funcionam os aplicativos para restaurante, e se preparar para mergulhar no universo da programação.

Agora, se você não tem tempo e nem verba para investir na criação de uma ferramenta só sua, você pode optar por algumas já presentes no mercado, como por exemplo, o qrpedir.

Por fim, mesmo que você opte por adquirir um aplicativo e não tenha tempo para aprender a como fazer um, ainda assim, é importante saber um pouco mais, para entender como eles funcionam.

Aliás, quando falamos de aplicativos para restaurante, nós podemos ir muito mais longe do que apenas os apps para delivery.

Então se você quer saber mais, fica com a gente até o final deste artigo.

Como funciona um aplicativo para restaurante.

Desde já, é importante saber que existem diferentes ferramentas, que atendem restaurantes e similares, com o objetivo de auxiliar nas vendas. Para tantas diferenças são necessárias várias explicações, não é?

Então, que tal observarmos de modo separado, cada uma dessas ferramentas?

Vamos começar pelos cardápios/menus digitais.

Aplicativos para restaurante – Cardápio/menus digitais. 

Em alta hoje em dia, estão os cardápios digitais. Esses podem ser tanto aplicativos interativos completos, quanto apenas uma arte de um menu.

Dessa forma, este tipo de ferramenta pode ser dividido em três subtipos:

  • Apps apenas para celulares;
  • Web apps;
  • Imagens.

Apps para celulares.

Os aplicativos para celulares – assim também como os web aplicativos – são softwares, que por sua vez, são instruções programadas “que devem ser seguidas e executadas por um mecanismo…”.

Para facilitar o entendimento, vamos dar um exemplo. Imagine que você irá incluir uma nova receita na sua cozinha. Para que ela seja executada com primazia, é necessário que você ofereça a quem irá prepara-la, uma ficha operacional.

Nesse sentido, você está dando instruções programadas para o seu cozinheiro, que terá como resultado, sempre o mesmo sabor e aparência, em um mesmo prato.

Dessa forma, o aplicativo para seu food service se compara a receita já finalizada, o software seria o conjunto das ações contidas na ficha operacional e o mecanismo (celular, computador, etc.) seria o cozinheiro.

Agora ficou fácil de entender, não é?

Dando continuidade, vale dizer que os apps para celulares precisam ser baixados e instalados no aparelho. E a maioria deles, também solicitam cadastro do usuário, exigindo nome completo, CPF, endereço e assim por diante.

iFood, Uber Eats bem como o Rappi, são exemplos de apps para celular, utilizados no mercado alimentício. Porém, eles não devem ser considerados cardápios/menus digitais, eles são app delivery.

Web apps.

Os Web apps, são aplicativos desenvolvidos para serem acessados por meio do navegador, ou seja, eles não necessitam ser instalados. Dessa forma, o usuário não precisará ocupar espaço em seu smartphone.

Além disso, eles podem ser utilizados por meio de vários equipamentos, como computadores, tablets ou celulares.

O qrpedir, por exemplo, é um cardápio digital em Web app.

Aliás, cardápios/menus digitais, é um estilo indicado para suprir a necessidades tanto restaurantes que querem trabalhar com atendimento presencial automatizado, quanto com delivery.

Por fim, acreditamos que vale apena ressaltar que os Web apps são bem mais estáveis e responsivos, além de ficarem alocados em nuvem.

Imagem

Antes de mais nada, reforçamos que as imagens não são apps – parece óbvio, mas por via das dúvidas, é melhor deixar registrado aqui. Porém, decidimos citá-las aqui pelo seu alto uso. Então lembre-se, o cardápio por meio de imagem é uma ferramenta que auxilia na venda, mas não é um aplicativo para restaurante.

Continuando!…

A princípio, os cardápios/menus digitais são disponibilizados no formato de imagens por alguns estabelecimentos que, ainda não obtiveram a oportunidade financeira de dispor de um app ou web app.

Em resumo, essa opção não oferece nada além da apresentação dos pratos por meio de: fotos, breve descrição e valores.

Apesar de ser a mais simples entre as três ferramentas, essa pode ajudar muito no momento da venda.

Imagine o seguinte:

Você recebe uma mensagem via WhatsApp de um cliente que deseja saber quais pratos você tem disponível. Ao não possuir nenhuma ferramenta, você começa digitar todos eles e perde muito tempo no atendimento. Nesse caso, veja que seria bem mais fácil responder enviando a imagem com todos os dados, não é?

Sendo assim, se por enquanto, você não puder optar por um aplicativo, capriche na hora de montar a imagem do seu cardápio/menu. Inclua a foto da maioria dos pratos, assim como a descrição muito bem feita e os valores.

Ah! Antes que você possa se perguntar “como fazer”, nos adiantamos para te dizer que, você pode montar a sua imagem por vários meios, como pelo:

  • Word;
  • Photoshop;
  • Canva.

Para imagens mais profissionais, é interessante utilizar o Photoshop, porém, essa pode ser uma tarefa bem difícil. Então, o Canva, surge como uma excelente alternativa.

Agora, já que você entendeu como funcionam as ferramentas em formato de cardápio/menu digital, vamos passar para os aplicativos de delivery.

Aplicativos para restaurante – Delivery  

Criados do mesmo modo que um App para cardápio/menu digital, os aplicativos de delivery, como o próprio nome já diz, funcionam de maneira a atender apenas as vendas por delivery.

Neles a concorrência se faz presente. Desta forma, ao cliente, é possível ter acesso a uma diversidade enorme de food services que tendem a incluir seus cardápios, tanto com fotos e adicionais.

Aliás, quando o assunto é aplicativo de delivery, é certo afirmar que quem aparece em primeiro, é quem vai vender mais.

Enfim, isso não é algo que você possa controlar, já que as empresas possuem vários quesitos para ranquear os restaurantes em seus apps. Neste contexto, os cardápios/menus se sobressaem aos aplicativos de delivery, já que eles costumam ser exclusivos para cada estabelecimento.

De todos os aplicativos mais conhecidos estão:

  • iFood;
  • Uber Eats;
  • Rappi;
  • 99Food;
  • James;
  • Aiqfome;
  • Delivery Much.

Existem ainda muitas coisas interessantes a se falar sobre o funcionamentos de aplicativos para restaurante e também semelhantes, porém, vamos deixar para uma próxima.

Em conclusão.

Acima de tudo, hoje você conferiu com a gente como funcionam os aplicativos para restaurante e ainda quais são as suas maiores diferenças entre um estilo e outro.

Também, arrumamos um tempinho para escrever sobre cardápio/menu digital no formato de imagem, pois mesmo não sendo um aplicativo, é de extrema importância para aqueles que não tem condição de investir no momento em um app.

Logo, esperamos que por meio deste artigo, você possa ter adquirido ainda mais conhecimentos que vão, com certeza, te ajudar na sua caminhada quanto dono ou gerente de food service.

Caso tenha ficado ainda com alguma dúvida, deixe um comentário abaixo.

Leia também:

Saiba como cadastrar os seus produtos no qrpedir.

Passo a passo para montar uma ficha técnica para os seus pratos.

Acerte na harmonização: 13 tipos de vinhos e com o que servir.

Como criar um cardápio de bebidas.

Nayara

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.