qrpedir - Atualização e organização: Tudo o que você precisa saber para aumentar o sucesso do seu Food Service

Atualização e organização: Tudo o que você precisa saber para aumentar o sucesso do seu Food Service

24.02.2021
atualização

A atualização frequente do que é servido no seu estabelecimento pode ser uma boa estratégia. Mas ela virá acompanha de um ótima estratégia de organização?

A atualização frequente do que é servido no seu estabelecimento é uma boa estratégia para testar novos pratos que podem se revelar verdadeiros sucessos de vendas, atraindo novos clientes. 

Ela também é muito bem vinda nas trocas de estações, como outono/inverno e primavera/verão, nas regiões que possuem climas bem definidos, trazendo receitas capazes de refrescar ou de aquecer a clientela.

Todavia, quando tais atualizações são realizadas, se torna primordial que essas aconteçam por meio de planejamentos prévios, que irão inserir em todas as áreas os detalhes necessários dessas mudanças.

Antes mesmo de ser ofertadas ao público, o sistema PDV, o estoque, a cozinha, os garçons e os menus/cardápios físicos ou digitais, devem ser preparados de maneira cuidadosa. Desse modo, são evitados transtornos e desserviços, que podem gerar desconforto tanto nos clientes quanto na equipe de colaboradores. 

Seja como for, para saber um pouco mais sobre o que pensamos sobre o assunto – já que somos especialistas em menus digitais, haha! – e ainda conferir algumas dicas infalíveis que te ajudarão nesse processo, continue a leitura junto com a gente!

Antes das atualização. Priorização da organização e das relações saudáveis entre clientes e o estabelecimento

Sim, é ótimo trazer novidades capazes de alavancar as suas vendas, porém, como já deve ser óbvio para muitos – mas não para todos – a promessa de novidades se torna vazia, e até prejudicial para o negócio, se não for acompanhada por uma experiência completa de satisfação.

Como assim? Talvez alguém pergunte.

A partir do momento que o local está disposto a fazer mudanças ou atualizações, ele deve estar muito bem preparado para entregar ao cliente resultados positivos, evitando assim “o caos”.

Enfim, que tal falarmos um pouco mais a fundo sobre o relacionamento do Cliente x Estabelecimento? 

Vamos lá!

Relação Cliente x Estabelecimento

Antecipadamente, podemos dizer que uma experiência gastronômica é como um relacionamento com um “crush” para a maioria das pessoas. Ou seja, ela sempre começará com expectativas altas e cheias de idealizações sobre o quanto aquilo será satisfatório. 

Sendo assim, toda essa idealização, de como serão perfeitas as coisas nos momentos em que o cliente passar em tal estabelecimento, devem ser recompensadas. E essas recompensas apenas serão possíveis conforme a organização do local.

Fique tranquilo! Nós já vamos te ajudar com algumas dicas referentes a isso.

Contudo, antes nós gostaríamos de levantar uma pergunta que acreditamos que possa contribuir para a visualização do que estamos tentando demonstrar.

Leia, pare e reflita antes de continuar a leitura.

O que acontece quando expectativas são quebradas? 

Talvez você nunca tenha vivido algo parecido com uma desilusão amorosa. Apesar disso, saiba que os resultados de quebra das expectativas, nesse sentido, podem ser extremamente avassaladores. Seja como for, tanto para quem esperava algo, quanto para quem não foi capaz de entregar o esperado.

Pode parecer “bobo” falar dessa forma, mas essa situação se assemelha bastante a quebra de expectativa gerada em um cliente que espera muito mais de um estabelecimento. 

Ninguém sai de casa para comer ou faz pedidos pelo delivery e espera ser mal atendido, ou pior, ninguém decide pagar preços altos em pratos que prometem, para no fim, receber sabores estranhos e má qualidade como recompensa. 

Sem contar que é decepcionante chegar a um restaurante, demorar alguns minutos para fazer a sua escolha, e logo descobrir que aquele prato ou aquela promoção não estão mais disponíveis. 

Seja como for, tudo isso, é definitivamente o resultado de uma má organização que tem início na gestão administrativa e se alastra por todos os cantos, afetando toda a equipe e finalmente chegando até ao cliente.

Eventualmente, essa má gestão e má organização ficarão marcadas como pontos negativos bem fortes, e para alguns, podem significar falta de comprometimento do estabelecimento com os seus clientes. 

Nesses casos não cabem a implantação de novidades.

Ainda, observando o relacionamento do cliente x restaurante – e seus semelhantes na área do food service – de maneira a compará-lo com uma paquera ou namorico, como nós, pessoas mais velhas costumávamos dizer, queremos levantar outra questão.

Nem todo término é tranquilo e saudável

Sim, nem todos os clientes que receberam um atendimento de segunda vão simplesmente acabar a refeição, pagar a conta, ir para casa e quem sabe algum dia, “te dar uma segunda chance”.

Sabe aquele relacionamento que acaba com briga e choro? Aquele em que um dos lados, ou ambos, acabam apontando todos os supostos “erros” um ao outro? Ou pior, aquele em que alguém sai contando para todos como foi horrível conviver juntos?

Então, entre vários clientes, sempre existirá o que, movido por emoção, não se incomodará em passar por todas essas etapas com o estabelecimento, onde cada erro e gafe não serão perdoados, e ainda, expostos.

Não duvide do potencial de um cliente decepcionado! 

Priorização da organização antes das atualizações

Todas atualizações acompanhadas de organização são muito bem vindas dentro de estabelecimentos do nicho do food service. Desse modo, faça-as de maneira a não bagunçar aquilo que já estava funcionando, e ainda atenda da melhor forma as expectativas. 

Caso você esteja pensando em fazer atualizações no seu menu, aqui vão algumas dicas básicas com passo a passo, para que você possa se organizar sem deixar nenhum detalhe importante de fora. 

Faça uma lista com os possíveis novos pratos e bebidas e apresente a sua equipe

Antes de inserir ou montar um cardápio novo, apresente todas as suas ideias a equipe e peça para que a cozinha e o bar as preparem para que todos experimentem. 

Sua equipe assim como você conhece o gosto dos seus clientes e sabe o que possivelmente pode agradar mais ou menos. Façam uma votação e decidam aquilo que fica e aquilo que sai.

Faça uma pesquisa prévia. Ofereça amostras grátis dos pratos novos que possivelmente serão incluídos

Com as novas receitas pré-selecionadas, ofereça amostras grátis aos seus clientes e procure por meios de receber os feedbacks.

No caso de deliveries, os feedbacks podem ser solicitados por meio de mensagem de whatsapp, ou por avaliações no google meu negócio

Já para restaurantes presenciais, os próprios garçons ou caixa podem extrair essas informações. 

Sobre as amostras grátis, sirva como entrada em tamanhos e quantidades pequenas.

Faça a lista dos pratos que irão entrar e retire aqueles que tem menos saída

Agora, com a certeza sobre o que agrada ou não o cliente, anote o que entra e principalmente  o que sai. Veja quais são as receitas que tem menos saída para remover permanentemente do seu cardápio.

Comece a organização

Para ter sucesso na atualização do seu cardápio você vai precisar:

  • Alterar, incluir e excluir itens no seu sistema de PDV. 
  • Abastecer o seu estoque com os itens necessários e ainda incluir tais itens no seu sistema gestor na sessão estoque, na área de entrada e saída de produtos.
  • Passar todas as instruções referentes às modificações para a gerência, a cozinha, os garçons, o bar e o caixa, para que não haja desinformações e confusões. 
  • Atualizar todos os cardápios físicos, digitais e apps. 

Destaque as novidades

  • Faça pôsteres com artes e textos chamativos, para serem colocados em locais estratégicos no seu food service;
  • Envie folhetos chamativos referentes as novidades para cada pedido via delivery;
  • Invista nos perfis nas redes sociais do estabelecimento.

Atualização do cardápio

Em um dos tópicos citados acima, referente a organização, mencionamos a atualização dos cardápios físicos, digitais e APPs. E já que somos especialistas no assunto de cardápios, não poderíamos encerrar esse artigo sem falar especificamente sobre esse ponto. 

Gostaríamos aqui de afirmar que, independentemente dos meios escolhidos para divulgar o menu do local, é de extrema importância que este esteja sempre impecável e condizente com o que é oferecido pelo food service naquele momento.

Para cardápios de papel ou plastificados, nada de adesivos cobrindo preços antigos ou substituindo ingredientes, e também, nada de riscar à caneta o que vai sair e escrever o que vai entrar.

Para a utilização desse tipo de material, em uma atualização é necessário fazer a troca completa dos cardápios, transmitindo a imagem de asseio e cuidados.

Da mesma forma, nos cardápios digitais, esse tipo de atualização também é importante e nunca deve ser esquecida, porém, sabemos que nesse caso, o processo é bem mais fácil e barato. Além de proporcionar várias outras vantagens, como:

  • Correção de erros de ortografia ou gramática;
  • Ajuste de preços;
  • Ocultação de pratos temporariamente caso os ingredientes tenham acabado no estoque;
  • Ativação e desativação de promoções para dias específicos;
  • E muito mais. 

A importância da atualização dessas ferramentas de trabalho está ligada diretamente na relação cliente x estabelecimento. Podendo garantir uma melhora nessa relação graças a diminuição de erros e necessidades de esclarecimentos, e pedidos de desculpas.

Conclusão

Não existe implantação de novidades com alto índice de sucesso se não existe uma organização anterior a tudo que cerca esse procedimento. Para isso ainda, previamente a essa iniciativa, uma ótima gestão de restaurante ou de similares, deve estar estabelecida.

Seja organizado, leve o relacionamento cliente x estabelecimento a sério, prepare a sua equipe e o seu food service para as mudanças e por fim, colha os resultados positivos do seu empenho. 

Esperamos que você tenha curtido a leitura, e que cada um possa alcançar o seu sucesso próprio. 

Ah! Não vai embora ainda, temos dicas de outros artigos com assuntos que podem te interessar, confira abaixo alguns.

10 dicas para fazer seu controle de estoque com eficiência.

Cardápio de restaurante: Saiba como montar.

Não deixe de comentar as suas dúvidas, e ainda de nós seguir nas nossas redes sociais para mais novidades.

Até breve!

Compartilhar:

jessicamkt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.