qrpedir - O avanço e a implantação de novas tecnologias no Food Service

O avanço e a implantação de novas tecnologias no Food Service

19.04.2021
tecnologias

Primordialmente, os avanços tecnológicos que vemos dentro do ramo do food service não vêm de hoje e nem surgiram repentinamente do nada.

A recente “revolução” nas cozinhas, é resultado de uma longa caminhada.

Sua principal mudança ocorreu há cerca de 1,6 milhões de anos atrás. São daí os primeiros registros de fogueiras, e de seus usos para o cozimento de alimentos.

Segundo Richard Wrangham, professor de Antropologia na Universidade de Harvard, o avanço humano, tanto quanto no seu desenvolvimento corporal, quanto ao intelectual – no qual nos encontramos hoje – se devem de alguma forma a capacidade de cozinhar alimentos.

O assunto é muito interessante e pode ser pesquisado mais a fundo por meio do livro “Pegando Fogo – Por Que Cozinhar Nos Tornou Humanos” por Richard Wrangham, Editora Zahar, 2010.

Daí por diante, várias outras descobertas e ações da humanidade, já em convívio social, tornaram possíveis chegarmos a nossa conhecida gastronomia e aos nossos importantes food services.

Quer saber um pouco mais sobre essa longa caminhada aos dias atuais? Continue a leitura.

Avançando aos poucos

Em primeiro lugar, a iniciativa do cultivo de alimentos, a criação de animais em rebanho, a busca por especiarias aromáticas, o desenvolvimentos de utensílios etc., – tudo isso no decorrer milhares de anos – nos fez introduzir as nossas culturas, locais onde nos alimentássemos de maneira prática e saudável fora de casa. Além de tudo o que foi dito, esses locais ainda ofereciam prazeres no momento de nos alimentarmos.

Enfim, estes locais evoluíram e hoje são conhecidos como restaurantes e afins.

Porém, foi apenas há alguns séculos que as coisas se tornaram práticas de modo efetivo. Após as revoluções industriais, vimos o surgimento de tecnologias capazes de deixar o dia a dia nas cozinhas e salões mais fáceis.

A praticidade das Revoluções Industriais no Food Service

A princípio, para se ter uma ideia, as primeiras geladeiras domésticas surgiram apenas em 1913. Já o micro-ondas surgiu após a Segunda Guerra Mundial.

Todavia, apesar de todos os milhares de anos atravessados para chegarmos onde estamos hoje, na atualidade, o que vemos é a tecnologia – não só no meio do food service, como em vários outros nichos – dando passos longos em curtos espaços de tempo a partir da primeira Revolução Industrial em 1760.

E preparem-se, estamos entre a 3ª e 4ª Revolução Industrial, e tudo promete mudar ainda mais rapidamente.

Por exemplo, depois dos anos 2.000, vimos a evolução das tecnologias surpreender-nos apresentando algo novo todos os dias.

Dentro das cozinhas, geladeiras, fogões, formos e assim por diante, passaram a ser mais tecnológicos e cada vez mais inteligentes. Nesse sentido, eles colaboram acima de tudo com mais eficiência, segurança e menores desperdícios.

Esse movimento de inteligências é conhecido hoje como cozinha 4.0.

No entanto, o que se espera das tecnologias para food service dentro de cozinhas de restaurantes e similares, não se relaciona em nada com algo semelhante a uma visão futurística hightech de automação total das etapas.

O avanço em busca da eficiência

Antes de tudo, na verdade, esse avanço pretende dar conta dos aperfeiçoamento de equipamentos e utensílios, elevando a eficácia das preparações. Além de tornar etapas complexas, como a gestão de um estabelecimento, cada vez mais prática e livre de erros gritantes.

Dentro do quesito gestão, sistemas de softwares com hospedagem em nuvens solucionam problemas como os de desembolso de grandes investimentos e manutenção em hardwares e servidores próprios e locais.

Esses sistemas de gestão ainda garantem um banco de dados riquíssimo, com capacidade de a médio e longo tempo, fazer a analise padrão correta de hábitos dos food services.

Lembrando que, esses devem ser abastecidos remotamente com dados para que seus resumos sejam o mais próximos da realidade.

Um exemplo interessante é receber de um desses sistemas um feedback que lhe mostre qual é o produto mais e o menos vendido no seu estabelecimento, ou ainda, qual é o ingrediente mais comprado por você para manter o seu estoque e qual é o que acaba primeiro devido a demanda.

Com esse tipo de informação, é fácil diminuir o gasto com produtos desnecessários, ou ainda, deixar de perder tempo colocando no cardápio itens que quase nunca saem.

Ainda sobre os sistemas que vêm evoluindo graças ao avanço das tecnologias nos últimos anos, podemos apontar os sistemas de delivery.

A evolução do sistema delivery

Ao que se sabe, não é de hoje que produtos dos mais diversos eram comprados esperando-se que esses fossem entregues na casa do comprador.

Porém, sem dúvida, foi somente nos últimos anos que essa prática se tornou normal em grande parte dos lares das cidades, com certo nível de desenvolvimento, no mundo todo. Aliás, o ano de 2020 foi o divisor de águas para os estabelecimentos de food services.

Afinal, o único método de se manter as vendas nesse período foi por meio do delivery.

Todavia, apesar de termos citado que essa prática de longe é nova dentro da cultura humana, nenhuma, a menos de 10 anos atrás, possuía um sistema com capacidade de disponibilizar cardápios, campo para contato, preenchimento de endereço e ainda, localização via satélite (GPS).

e-book qrpedir

Por fim…

Dessa forma, vale dizer que conseguimos evoluir em 200 anos, o que não evoluímos em 1 milhão, e ainda que evoluímos em 10 o que não evoluímos nos últimos 200. Por fim, ao continuarmos a esse passo, em pouco tempo, as tecnologias serão modificadas de hora em hora.

Portanto, fique sempre atento as novas tendências para não ficar de fora de todas as novidades que estão por vir. Aliás, não perca tempo e inclua já no seu food service, sistemas capazes de elevar o faturamento do seu estabelecimento.

Não sabe quais sistemas implantar no seu negócio? Conheça o qrpedir!

Solicite uma demonstração.

Ficou em dúvida ou quer saber mais? Deixe uma mensagem nos comentários.

Leia também:

Compartilhar:

jessicamkt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.