Como criar um cardápio de bebidas

Luan SantosDicas, Hamburgueria, PUB, RestauranteLeave a Comment

cardapio de bebidas

Atualmente, qualquer restaurante disponibiliza um cardápio de bebidas. Seja chopp, cerveja, drinks ou complementos não alcoólicos, todo restaurante, bar, ou mesmo lanchonete precisam ter um cardápio de bebidas. Um cardápio de bebidas bem montado oferece uma oportunidade de lucrar ainda mais.

Quando falamos em sair para comer, automaticamente estamos esperando beber algo junto com a comida. Seja cerveja, um drink, um suco ou mesmo uma água.

A bebida faz parte do prato tanto quanto a comida. Uma boa estratégia para fazer com que seu cliente se sinta à vontade e peça mais coisas no seu negócio é oferecer uma boa gama de bebidas.

Principalmente durante os meses mais quentes do ano, ter um bom cardápio que aumente as suas vendas influencia diretamente no faturamento do negócio.

Mesmo que o seu foco seja churrasco, sushi ou hambúrgueres, as bebidas fazem parte do complemento. Afinal, a maioria dos clientes pede um prato e automaticamente pede uma bebida para acompanhar.

 

Mas como montar um cardápio de bebidas?

O primeiro passo de grande importância é ter variedade nas opções.

Inclua variedade de sucos e bebidas não alcoólicas, afinal, muitas pessoas não bebem ou possuem crianças.

Tome cuidado para não adicionar bebidas que não estejam de acordo com o tema do seu negócio. Por exemplo, se o seu local tem foco mexicano, adicione bebidas que estejam de acordo com o tema e evite bebidas que sejam tradicionais de outra cultura.

Entender que um cardápio bem montado faz parte do seu cartão de visitas. Ele precisa ter um design bonito e estar de acordo com o resto do cardápio.

Quando o seu cliente senta no seu restaurante e abre o cardápio para escolher o que comer e beber, precisa conhecer você. Conhecer sua identidade e saber identificar quem você é e o que você serve.

Colocando em prática: se o seu lugar é mais refinado, o cardápio precisa apresentar isso visualmente.

Se o seu foco são refeições mais baratas, seu cardápio seguirá essa linha. O seu público deve ser levado em consideração antes de se montar um cardápio.

Principalmente o segmento que você mais atende. Entenda o que ele mais gosta de consumir, sua idade e preferências em geral. É preciso entender esses fatores antes de criar um cardápio de bebidas de sucesso. 

 

Diferenças entre os cardápios

A partir do momento que você entendeu o que é importante entender os seus clientes e saber o que eles gostam, você sabe como montar o cardápio.

Fotografe muito bem cada item e coloque uma boa descrição para que os seus clientes entendam o que compõe a bebida. É indispensável deixar a descrição completa do que faz parte de cada bebida. Assim, o cliente evita problemas como ingredientes indesejados ou possíveis alergias.

Diferentes modelos de cardápio

Existe um cardápio diferente para cada objetivo a ser alcançado. De acordo com o seu tipo de negócio, você irá definir qual tipo funciona melhor para você e seus clientes. 

  • Cardápio de comidas e bebidas separados: esse modelo de cardápio é ideal para ambientes mais sofisticados. Os clientes gostam de opções diferenciadas e mostra uma maior organização e dedicação na montagem.
  • Comidas e bebidas no mesmo cardápio: ideais para um público que gosta de praticidade e para ambientes menos sofisticados.
  • Cardápio digital: sem contraindicações, é ideal para qualquer tipo de negócio que busque praticidade. Mais moderno, torna mais fácil fazer alterações nos valores e pratos sem precisar pagar nada a mais por isso. Diminui muito o custo com as reimpressões e existem opções interativas, que chamam ainda mais a atenção dos clientes.

 

Escolher o cardápio adequado pode aumentar as suas vendas ou fazer com que elas caiam. Identifique o seu consumidor para saber qual cardápio irá se adaptar melhor ao seu negócio.

Gostou do conteúdo? Conte pra gente nos comentários qual cardápio você usa e qual se adapta melhor ao seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *