Cardápio digital para hamburgueria: saiba como aumentar as suas vendas!

12.11.2019
A onda do cardápio digital para hamburgueria vem se tornando cada dia maior, utilizá-lo pode representar então, o aumento nas vendas da sua hamburgueria!

A onda do cardápio digital para hamburgueria vem se tornando cada dia maior, utilizá-lo pode representar então, o aumento nas vendas da sua hamburgueria!

Essa tecnologia bastante presente em outros países, tem sido adotada no Brasil. Diariamente, diversos estabelecimentos, incluindo aqueles voltados a venda de hambúrgueres, optam pelo seu uso.

Isso porque esse tipo de menu traz inúmeros benefícios que vão desde um atendimento mais ágil, até mesmo, uma maior retenção e fidelização dos clientes.

Desse modo, garantindo que seu estabelecimento tenha um bom faturamento. Algo que depende bastante do cardápio, certo?

Portanto, ao acrescentar tecnologia a esse conceito, a inovação acaba levando a um aumento do faturamento e dos lucros.

Até mesmo pela diminuição de gastos em diferentes etapas dos processos que constituem um negócio gastronômico. Tais como:

  • Produção;
  • Atendimento;
  • Gerenciamento.

Então, ao longo deste artigo quero mostrar a você como aumentar as vendas da sua hamburgueria com o uso do cardápio digital, continue lendo e descubra!

O que é cardápio digital para hamburgueria? hamburgueria

Antes de entender como usá-lo para impulsionar as vendas da sua hamburgueria, quero explicar melhor esse conceito.

Uma vez que, nem todo mundo entende por completo o potencial dessa tecnologia e como utilizá-la. O cardápio digital para hamburgueria, também chamado de virtual ou eletrônico, é muito mais que um arquivo em PDF, por exemplo.

Muitos locais já utilizam cardápios desse tipo há muito tempo em telões, como vemos nos fast food para que o cliente já possa ver as opções antes do atendimento.

Então, qual a diferença não é mesmo? Acontece que hoje esse tipo de cardápio vem sendo associado a:

  • Totens de autoatendimento;
  • Softwares de automação comercial.

Sendo assim, dois conceitos incríveis que facilitam tanto o trabalho dos colaboradores operacionais, quanto daqueles administrativos.

Além, é claro, dos benefícios proporcionados ao próprio cliente que não fica mais esperando para ser atendido. Podendo ele mesmo, ir até um desses totens verificar as opções e escolher o que deseja diretamente.

Como ele funciona e qual a relação com as vendas da sua hamburgueria?

Os cardápios digitais são criados de forma semelhante ou até mesmo igual, se tratando de design, dos convencionais.

Todos os pratos e bebidas são dispostos por categorias como entrada, principal, sobremesa e alcoólicos e não alcoólicos, por exemplo. De modo que os clientes consigam localizar aquilo que desejam.

No entanto, o grande diferencial é que esse tipo de cardápio não exige do cliente um tempo de espera, pois, ele pode ser encontrado:

  • Em totens de autoatendimento;
  • Através de tablets nas mesas.

Então, assim que o cliente chega ao estabelecimento, ele não precisa esperar a disponibilidade de um garçom ou atendente ir até ele.

Geralmente, o que acontece é que mesmo que o cardápio já esteja disponível, esse atendimento demora por terem outros clientes.

Quando um pouco mais demorado, isso costuma desagradar os consumidores. Afetando sua experiência e satisfação com o ambiente!

Mas, ao implementar sistemas de automação comercial o cliente não precisa passar por isso, já que no próprio cardápio ele seleciona e pede aquilo que deseja consumir.

Com isso, seu pedido é registrado no sistema e encaminhado automaticamente para a cozinha que irá iniciar sua produção. Simples não?

Relacionando isso com as vendas da sua hamburgueria, podemos destacar que:

  • O cliente tem mais autonomia e liberdade para pedir;
  • A cozinha recebe a ordem em tempo hábil, produzindo logo;
  • Por fim, os clientes recebem dos garçons (que focam nessa atuação principalmente) seu pedido com muita rapidez e redução nos erros.

Dessa forma, eles se sentem cada vez mais atraídos a continuar frequentando aquele negócio onde se sentiu bem atendido!

Benefícios do cardápio digital para hamburgueria nas vendas

Agora que você entende como funciona essa tecnologia quero mostrar como ela está associada ao aumento nas vendas da sua hamburgueria, confira abaixo.

1. Maior estímulo visual com o cardápio digital para hamburgueria:

Um dos principais benefícios do cardápio digital para hamburgueria é que neles você tem mais liberdade para explorar o espaço de forma atraente.

Isso porque não temos limitações por conta de áreas impressas. Algo que encarece muito quando o assunto é a veiculação de imagens!

Aqui, as vendas da sua hamburgueria são impulsionadas por um maior estímulo visual onde cada prato/bebida pode ter sua própria imagem – que vale mais que mil palavras, certo?

Desse modo, fica mais fácil mostrar ao cliente o que significa aquela descrição. Bem como, essa se torna uma estratégia persuasiva que aumenta o apetite deles.

2. Funcionalidade que melhora as vendas da hamburgueria:

No entanto, algo que muitos pensam é que o cardápio digital para hamburgueria irá sair caro e com isso, deixam de lado esse investimento.

Inicialmente ele pode realmente ter um custo maior, devido à necessidade de compra dos equipamentos. Ou seja, tablets ou totens de autoatendimento.

Se considerarmos a longo prazo isso muda, pois, a manutenção é feita a baixo custo e a lucratividade aumenta.

Portanto, vale muito mais a pena, indo contra cardápios tradicionais. Já colocou na ponta do lápis quanto você gasta com impressões toda vez que deseja atualizá-lo?

Existem até mesmo estabelecimentos que quase não fazem essa manutenção, justamente pelo custo elevado e com isso, estagnam ou reduzem suas vendas.

Já no cardápio digital para hamburgueria tudo é mais simples! Pois, além de ter baixo custo as atualizações são feitas através de sistemas de sincronização automatizados.

3. Versatilidade e dinamismo:

Quer ainda mais vantagem para aumentar as vendas na sua hamburgueria? Você pode ter um sistema com mais de um cardápio programado para trocas.

Por exemplo, digamos que de segunda a sexta você tenha cardápios executivos com hambúrgueres na hora do almoço, cheia de opções:

  • Em conta;
  • Mais leves;
  • Saudáveis.

Enquanto a tarde para noite, a partir do happy hour, você possui opções mais tradicionais pensadas para lanches sem peso na consciência e combos de bebidas.

Tudo isso fica muito mais fácil de implementar. Ou seja, o garçom não precisa ficar trocando o cardápio, isso será feito automaticamente pelo sistema.

Ainda melhor que isso, é poder proporcionar um atendimento que não deixe a desejar no quesito frustração.

Sabe quando você escolhe um prato e o garçom quando chega na mesa para tirar seu pedido e avisa que não tem? Logo, você precisa verificar tudo e escolher outra opção!

Isso por ser evitado com atualizações dos colaboradores da cozinha ao identificarem uma baixa no estoque, notificando ou até mesmo, retirando a opção do menu.

Outra vantagem nesse aspecto é que preços podem ser atualizados de formas simples. Portanto, nada mais de etiquetas e rasuras feias no cardápio.

4. Vendas da hamburgueria e suas finanças:

Não focando apenas nas vantagens operacionais, quero destacar ainda como esse tipo de tecnologia melhora o controle financeiro.

Uma vez que, todos os pedidos são feitos de forma automatizada e com isso, sem confusões na hora de finalizar uma mesa.

Tudo é registrado de forma correta e automática, reduzindo as falhas. Desse modo, fica muito mais fácil ter controle sobre:

  • Fluxo de caixa;
  • Capital de giro;
  • Investimentos.

Já que seu caixa não sofrerá perdas por erros humanos e com isso, as finanças ficam em ordem favorecendo até mesmo as aplicações para crescimento e criação de orçamentos.

Vale destacar ainda, que com isso você descobre quais produtos são mais vendidos e os que não. Podendo assim, reformular seu cardápio de forma mais assertiva!

5. Mão de obra:

Por fim, quero falar sobre um ponto que influencia diretamente nas vendas da hamburgueria e que muitos não compreendem.

O uso de cardápios digitais não anula a necessidade de atendentes e/ou garçons. Mas sim, reduz a quantidade de funcionários exigidos.

Acontece que mesmo com o autoatendimento eles ainda devem estar presentes para realizar funções como:

  • Retirada e entrega dos pedidos;
  • Explicações de dúvidas pontuais;
  • Atuar mais na hospitalidade e satisfação.

Basicamente, o colaborador terá um foco maior em questões como atenção e cordialidade com os clientes, fazendo sua fidelização.

Isso porque ele irá perder menos tempo com anotações de pedido. Ficando assim, mais livre para sugestões, acolhimentos e atendimentos personalizados.

Desse modo, tratando os clientes da forma que eles desejam, mas, que quase nunca é possível em modelos convencionais com o funcionário está sempre sobrecarregado e até mesmo, estressado.

Dicas para aumentar as vendas da sua hamburgueria

Para finalizar esse conteúdo, quero mostrar agora algumas formas de implementar o cardápio digital para hamburgueria de maneira assertiva.

Ou seja, juntamente as estratégias que farão com que seu cliente se sinta bem atendimento. Tirando assim, a possível imagem de que ele é quem está fazendo todo o trabalho.

Já que você irá mostrar que há o espaço para ele ser ouvido, mesmo que sem um atendente acompanhando todo seu pedido!

1. Planejamento, primeiramente:

A primeira coisa a ser feita para aumentar as vendas da sua hamburgueria é fazer um planejamento para o seu cardápio digital.

Portanto, analise seu público e entenda quais são os pontos fortes e fracos do cardápio atual (convencional). Se possível faça até mesmo uma pesquisa de opinião.

Afinal de contas, nada melhor do que ouvir os consumidores para entender o que pode ser melhorado e com isso, colocar em ação tais estratégias!

Isso pode ser tanto uma falha na descrição, falta de imagens ou até mesmo um layout bagunçado que os deixa confusos.

Não esqueça ainda de analisar o movimento do seu estabelecimento. Vendo então, se é viável a criação de cardápios como falamos, executivos ou se isso pode ser um prejuízo.

2. Personalize as vendas na hamburgueria com o cardápio digital:

O atendimento personalizado com o cardápio digital para hamburgueria se traduz em dois aspectos, sendo eles:

  • Funcionalidades: ao programar um sistema automatizado uma de suas exigências a quem for contratar, deve ser a inclusão de campos de observações. Ou seja, é o espaço no qual o cliente poderá fazer um comentário sobre seu pedido, já que não haverá um atendente/garçom anotando-o. Tal como, a descrição de uma possível alergia que deixe a cozinha ciente durante o preparo ou até mesmo o pedido de retirada de algum item da preparação;
  • Colaboradores: já os garçons e atendentes, de modo a complementar essa implementação devem atuar de forma mais atenciosa. Portanto, treine-os para que possam fazer boas sugestões, reconhecer clientes frequentes e suas preferências, entender mais sobre a harmonização dos pratos e bebidas fornecidos no estabelecimento. E o mais importante, manterem sempre a cordialidade e respeito.
    Com essa dupla frente de ação seus clientes não irão se sentir negligenciados com um sistema automatizado.

Pois, mesmo que o pedido seja feito por ele, ainda sim terá um suporte à disposição. Logo, sabendo que a qualquer momento ele poderá solicitar uma ajuda!

3. Faça um uso inteligente do cardápio digital para hamburgueria: qrpedir

A hamburgueria é um local onde os clientes vão para desfrutar de um lanche de sabor único, certo?

Mas, e se você puder oferecer exatamente o sabor que eles querem experimentar? Uma dica muito boa é criar um menu personalizado para montagem.

No qual, você dispõe os ingredientes presentes na casa e permite que os consumidores os combinem para montar seu próprio hambúrguer.

Esse pode ser tanto um tipo de serviço fixo oferecido em seu estabelecimento. Quanto um dos cardápios programados para final de semana, por exemplo.

4. Trabalhe com promoções de fidelização com o cardápio digital:

Outra forma de aumentar as vendas da sua hamburgueria é aderindo ao uso de:

  • Promoções sazonais;
  • Descontos de aniversário;
  • Brindes por recorrência.

Em relação a primeira opção, aqui vale ressaltar mais uma vez que cardápios digitais podem ser alterados de forma simples e a baixo custo.

Dessa forma, fica muito mais fácil criar descontos exclusivos de datas. Ou até mesmo, um cardápio sazonal com apenas um ou dois pratos/bebidas para cada categoria do cardápio.

Já os dois últimos, podem se beneficiar de um sistema automatizado com cadastro!

Por exemplo, os consumidores poderão criar logins e com isso, o sistema identifica o aniversário dando um brinde especial para a data.

Ou então, através dos registros de compras analisar qual foi a sua décima ida ao estabelecimento, por exemplo. Oferecendo assim, um brinde de fidelização, tal como uma sobremesa ou entrada gratuita.

Conclusão

Vimos então, ao longo deste artigo qual a relação entre as vendas da sua hamburgueria e o uso de cardápios digitais.

Para finalizar, gostaria de destacar que com o uso dessa tecnologia de autoatendimento o faturamento pode aumentar em até 30%. Graças aos diversos benefícios oferecidos como:

  • Atendimento ágil;
  • Tempo de espera reduzido;
  • Personalização e maior atenção às necessidades do cliente;
  • Cardápios de baixo custo e fácil manutenção;
  • Processos operacionais mais eficientes;
  • Redução dos custos com falhas, papelaria e mão-de-obra;
  • Entre diversos outros.

O que você achou desse artigo e das dicas apresentadas? Conte para nós nos comentários e compartilhe nas redes sociais!

Leia também:

Luan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.