Antes de mais nada, comida de boteco é sinônimo de descontração, amizade e, claro, sabor. Sobretudo, os botecos são lugares onde as pessoas se encontram para beber uma cervejinha gelada, jogar conversa fora e, é claro, apreciar os famosos petiscos que compõem o cardápio de qualquer estabelecimento desse tipo. Sem dúvidas, no Brasil, essa tradição é muito forte e cada região tem seus pratos típicos que são verdadeiras delícias.
Claramente, se você já é um empreendedor dessa área, sabe sobre tudo isso que acabamos de falar acima, mas caso você seja um novato, ainda há muito o que aprender durante o percurso com o seu novo empreendimento. Mas calma, você não estará sozinho nessa empreitada, vamos te dar uma ajudinha.
Eventualmente, neste post vamos falar sobre os Top 5 pratos que acreditamos que não podem faltar no seu cardápio. De quebra, como a principal bebida de um boteco é a cerveja, vamos indicar com qual estilo, cada um dos pratos mais combina.
Sem mais ladainhas, confira a seguir, alguns dos pratos mais famosos e saborosos que não podem faltar no roteiro gastronômico do seu estabelecimento.

Bolinho de bacalhau
O bolinho de bacalhau é um dos petiscos mais tradicionais da culinária portuguesa, aliás, é um dos mais populares nos bares e botecos do Brasil. Ele é feito com bacalhau desfiado, batatas, cebola, alho, salsinha e temperos. O resultado é uma bolinha crocante por fora e macia por dentro, que combina perfeitamente com uma cerveja gelada. Harmonize perfeitamente os bolinhos de bacalhau com as cervejas de trigo Weiss ou a Witbier.
Pastel de feira

O pastel de feira é outro petisco que faz parte da cultura gastronômica brasileira. Ele é feito com massa fina e crocante e recheado com uma infinidade de opções, desde queijo e presunto até carne moída, frango desfiado e palmito. O pastel é frito na hora e servido quente, acompanhado de molho de pimenta ou vinagrete.
A harmonização com a cerveja aqui vai estar atrelada ao recheio, nesse sentido, vamos aos campeões, o pastel de carne e o de queijo. Para acompanhar pastéis de carne indique as Bohemian Pilsen, a Brown Ale ou a English Pale Ale. Para o pastel de queijo a indicação ideal é a Blode Ale.

Coxinha
Primordialmente, a coxinha é um salgado que agrada a todos os paladares. Ela é feita com massa de batata ou farinha e recheada com frango desfiado temperado com cebola, alho e outros temperos. Aliás, algumas podem levar alguns toques a mais em seus recheios, no entanto, o mais comum é adicionar o requeijão catupiry. Depois de modelada, a coxinha é empanada e frita até ficar crocante. Ela pode ser servida com molho de pimenta ou ketchup. Nesse caso, as cervejas com harmonização ideal são a Bitter Ale e a American Pale Ale.
Calabresa acebolada

A calabresa acebolada é um petisco simples, mas delicioso. Ela é feita com linguiça calabresa cortada em rodelas e frita na chapa. Depois, é adicionada cebola cortada em tiras finas e refogada até ficar macia. Acima de tudo, a calabresa acebolada é servida em um prato com pão, torresmo ou batatas fritas. Para acompanhar a calabresa acebolada, nada melhor do que uma IPA, que carrega em sua característica um sabor mais lupulado.

Carne de sol com mandioca
A carne de sol com mandioca é um prato típico do Nordeste brasileiro, mas que pode ser encontrado em botecos de todo o país. Ele é feito, obviamente, com carne de sol, que é um tipo de carne seca, e mandioca cozida. O prato é acompanhado por manteiga de garrafa e pode ser servido com arroz e feijão. Para acompanhar esse prato tão marcante, nada melhor do que uma boa e velha cerveja American Pale Ale.
A comida de boteco vai muito além desses pratos, mas por hoje é isso
Em suma, como vimos, a comida de boteco tem uma grande variedade de pratos deliciosos que são verdadeiros patrimônios gastronômicos brasileiros. Dessa forma, se você é dono de um bar ou restaurante, incluir essas delícias no seu cardápio pode ser uma excelente estratégia para atrair mais clientes e fidelizar os que já frequentam.
Por fim, depois de ver algumas das comidas mais vendidas em boteco, que tal você acompanhar quais são as cervejas mais vendidas no Brasil?
Leia agora: