Como abrir uma hamburgueria: o guia definitivo!

06.11.2019
Se você quer ingressar nesse ramo, mas, tem dúvidas de como abrir uma hamburgueria não é preciso se desesperar! Clique e confira dicas!

Se você quer ingressar nesse ramo, mas, tem dúvidas de como abrir uma hamburgueria não é preciso se desesperar!

Afinal de contas, esse é um dos comércios mais antigos que existem no país. Devido assim, a alta popularidade e preferência nacional que coloca o hambúrguer entre um dos lanches mais pedidos.

Portanto, com um planejamento e estruturação adequados o seu comércio terá inúmeras chances de crescer e prosperar, pois, não faltaram clientes.

Logo, durante esse processo será preciso estudar e analisar o mercado consumidor. Para oferecer a experiência ideal que eles procuram e que criará o seu diferencial.

Isso porque em um mercado tão competitivo, o seu fortalecimento se baseia na experiência e satisfação do usuário, certo?

Foi pensando nisso que separamos para você uma lista repleta de dicas. Então, confira o nosso passo a passo de como abrir uma hamburgueria de sucesso!

Por que abrir uma hamburgueria?

Apesar de muitos ouvirem que abrir uma hamburgueria é uma chance de lucrar bastante, outros empreendedores ficam em dúvidas.

Pois, esse é um mercado já bastante comum, certo? Mesmo assim, a hamburgueria é uma das melhores opções de negócio gastronômico e iremos lhe explicar porque:

  • Crescimento: só de 2016 para 2017 esse setor foi o que mais cresceu segundo dados de uma pesquisa da Associação Brasileiro de Franchising. Ressaltando que apenas franquias foram consideradas nesse estudo, ou seja, se contabilizarmos os negócios próprios o crescimento é ainda maior;
  • Faturamento: em 2018, cerca de quase 700 milhões de reais foi o total de vendas de aproximadamente 410 lojas de diferentes redes de franquias no Brasil;
  • Tendências: diversas formas de inovar vem aumentando o consumo do hambúrguer no país, indo desde a consolidação dos food trucks, até mesmo ao crescimento de opções de delivery que permitem uma maior variedade de produtos ao consumidor. Por fim, vale destacar a fabricação de hambúrgueres artesanais e gourmet que alavancaram esse mercado com opções que fogem do comum.

Ou seja, existem diversos motivos que fazem da hamburgueria um negócio bastante favorável ao crescimento e lucratividade ainda!

Como abrir uma hamburgueria: Planejamento

A fase de planejamento de qualquer negócio, aquele que permite a criação de uma base sólida e firme.

Envolvendo assim, muitos estudos e pesquisas que irão ajudar você a determinar o tipo de negócio a ser seguido. Confira as dicas abaixo!

1. Determine o seu consumidor ideal:

Uma das formas mais fáceis de como abrir um hamburgueria é começar seu planejamento através da definição do público-alvo.

Ou seja, é o tipo de cliente que você deseja servir considerando aspectos socioeconômicos. Bem como, aqueles relacionados ao padrão comportamental, ambos determinando:

  • Gostos e preferências;
  • Estilo de consumo;
  • Poder de compra;
  • Etc.

Sendo esses alguns pontos que impactam diretamente sua tomada de decisões estratégicas sobre a criação do negócio.

Por exemplo, será que seu consumidor ideal prefere hambúrgueres artesanais? Ou aqueles mais simples de lanchonetes de bairro comuns?

Entender esse público permite que você não apenas monte um cardápio ideal para ele, como ainda consiga fazer uma correta precificação e ações de marketing.

2. Estude o mercado:

Além de conhecer seu público ideal, outros pontos irão interferir diretamente no conceito do seu negócio, sendo eles:

  • Concorrência: quais são os pontos fortes e fracos dele? O que tem feito que atrai seus clientes? O que você pode fazer para competir e se descartar deles?
  • Tendências: diz respeito às inovações que surgem como resposta a maior exigência dos consumidores. Hoje eles querem rapidez e agilidade sem perder na qualidade. Portanto, o que posso fazer para oferecer esse tipo de serviço?
  • Precificação: por fim, temos um conceito que está diretamente ligado ao potencial de crescimento do negócio. Afinal de contas, quanto mais ele faturar melhor serão as chances de lucro e possibilidade de reinvestir em seu desenvolvimento. Esteja atento, então, a como oferecer o melhor a um custo reduzido e vender de acordo com a média do seu nicho. Seus clientes estarão dispostos a pagar o justo pela qualidade que lhes é oferecida!

3. Localização da hamburgueria:

Como abrir uma hamburgueria envolve ainda a localização do seu negócio, independentemente do porte ou estilo.

Então, isso deve fazer parte do planejamento também! Pensando nisso, alguns critérios devem ser considerados como prioridade na escolha:

  • Acesso: o ambiente deve estar em um local de fácil acesso aos consumidores. Não precisa necessariamente ser numa rua com grande tráfego de pessoas, desde que seu público saiba e consiga facilmente chegar a sua hamburgueria. Do mesmo modo que, se o estabelecimento ainda trabalhar com serviço de entrega, ele precisa estar perto das principais vias de acesso da região. Facilitando uma entrega rápida e de qualidade, afinal de contas, ninguém gosta de receber um hambúrguer frio e uma batata frita já mole;
  • Público-alvo: considere qual é ele e procure colocar a sua hamburgueria em um ponto próximo a maior concentração destes. Por exemplo, se o seu público é mais jovem e está perto de faculdade ou locais badalados é uma ótima opção. Mas, se o estabelecimento é familiar, nada melhor do que um negócio de bairro, certo?

Não se esqueça de considerar ainda a proximidade com outros estabelecimentos semelhantes, pois, isso impacta na capacidade de atração ao público.

Como abrir uma hamburgueria: passo a passo

Então, após toda a fase de planejamento iremos agora nos aprofundar em um passo a passo de como abrir uma hamburgueria.

1. Estilo do serviço:

O primeiro passo para a estruturação da sua hamburgueria considera os 3 pontos abordados no planejamento.

Dessa forma, agora é o momento de interligar os pontos e criar o seu negócio próprio. Para isso, dois pontos devem ser considerados ainda:

  • Gourmet e artesanal: tanto o consumidor com maior poder de compra quanto aquele com menor, ambos podem se voltar a um serviço diferenciado. Sim, hoje em dia, até mesmo lanchonetes de bairro mais simples tem buscado uma pegada mais gourmet em seus lanches. Mas, talvez você se pergunte como fazer isso sem encarecer o produto, certo? É um balanceamento entre uso de alguns ingredientes industrializados, como a própria carne do hambúrguer, com outros caseiros/artesanais. Tal como os molhos, os sucos naturais, a batata frita rústica ou algum outro elemento. Do mesmo modo que você ainda pode se voltar exclusivamente aqueles com maior poder de compra onde todas as etapas do processo são artesanais;
  • Delivery: considere na estrutura se esse será o foco do seu negócio, um complemento para aumentar o faturamento ou se prefere hamburgueria deliverynão trabalhar com ele. Estude o que melhor se encaixa e mãos à obra!

2. Funcionários necessários para abrir uma hamburgueria:

Mas, além do ambiente você precisa determinar ainda quais serão os profissionais necessários para formar uma equipe de trabalho.

De maneira geral, hamburguerias demandam o mesmo padrão de colaboradores, sendo esses:

  •  Cozinha: é preciso que tenham ao menos dois chapeiros e um cozinheiro para pré-preparo e finalização dos produtos. Tal como, um auxiliar de cozinha que complemente o serviço de produção, dando auxílio a preparação de bebidas ou até mesmo de alguns acompanhamentos fritos quando o chapeiro estiver muito ocupado;
  • Salão: nesse ambiente é imprescindível que haja um gerente para controle de produção. Tal como, caixas que serão ainda os atendentes de balcão. Caso o estabelecimento seja gourmetizado, pode valer a pena investir na contratação de ao menos um garçom;
  • Serviços diversos: além disso, outros colaboradores serão importantes como o auxiliar de limpeza, estoquista/compras e um administrativo que pode ser além do gerente em casas maiores.

Tenha isso em mente desde cedo, mesmo que você ainda não vá formalizar a contratação de ninguém.

Isso porque em todos os casos será preciso desenvolver treinamentos. Para que cada colaborador reconheça sua função e saiba fazer/descrever cada refeição do cardápio.

3. Composição do ambiente:

Outro aspecto fundamental de como abrir uma hamburgueria é a compra de equipamentos, maquinários e utensílios, que se divide em duas etapas.

3.1) Salão:

O salão é o espaço do seu estabelecimento onde ocorre o atendimento ao público, ou seja, por onde eles acessam e consomem seus lanches.

  • Mobiliário: devem ser pensadas as lixeiras para descarte dos restos de alimento, mesas e cadeiras;
  • Balcão de atendimento: é onde ficarão as caixas registradoras e/ou tokens de autoatendimento. O que pode envolver uso de máquinas de cartão, computadores, notebooks e tablets, por exemplo.

Mas, outro investimento de extrema importância que não pode faltar são os softwares de gestão automatizados que elevam a produtividade e reduzem os custos!

3.2) Cozinha e estoque:

Já a cozinha e o estoque são os ambientes onde toda a produção e armazenamento do alimento se concentra, tanto quanto, a de suas embalagens e utensílios.

  • Eletrodomésticos: grelhas, chapa, forno, refrigeradores, freezers, fatiadores, máquinas modeladoras de pão, moedor de carne, coifa, exaustor, fritadeira, batedor de milk-shake, processador e liquidificadores. Sem contar ainda as praças frias de pré-preparo ou conectadas as bancadas de montagem, por exemplo;
  • Utensílios: facas, bowls, cortadores, panelas, frigideiras, copos, pratos, embalagens, talheres e bandejas. Alguns desses, podem ser descartáveis ou de reuso, elevando a necessidade de uma equipe de limpeza. Caso opte pelos descartáveis, não deixe de considerar a possibilidade de aderir a gama de produtos sustentáveis;
  • Mobiliário: inclui as prateleiras e armários para armazenamento tanto de alimentos e embalagens, quanto de produtos de limpeza separadamente. No entanto, lembre-se de considerar o layout de acordo com seu público durante a compra da mobília. Em alguns casos, para as hamburguerias gourmet principalmente, alguns investem em um local temático para criar um conceito único ao ambiente!

4. Fornecimento para abrir sua hamburgueria

A escolha de fornecedores é uma das etapas mais importantes da estruturação do seu negócio, tanto quanto a sua equipe de trabalho.

Por isso, você precisa investir em profissionais confiáveis e de qualidade. De modo que seja possível criar uma parceria flexível às necessidades do seu ambiente.

O fornecimento de produtos deve ser bastante profissional e por vezes, acaba exigindo mais de uma empresa para criação de um estoque.

Isso porque de maneira geral o fornecedor de carne não será o mesmo que de laticínios. Portanto, você precisará buscar referências e negociar:

  • Prazos de entregas;
  • Qualidade vs. preço.

De maneira geral, os fornecedores necessários serão os de carne, laticínios, insumos secos (farinhas, fermentos, pão e legumes), de bebidas e materiais de higiene.

Caso você não tenha foco na produção mas queria vender sobremesas, considere a terceirização. Mas, se ela for interna será preciso ainda de fornecedores para sorvetes, por exemplo.

5. Legalização do estabelecimento:

A documentação necessária para abertura é outro aspecto determinante para execução e prática dos seus serviços.

Busque então, se informar em sua região quais são os documentos exigidos. Mas, resumimos abaixo aqueles que são de praxe para que você já tenha uma ideia:

  • Registros: na Junta Comercial, no Corpo de Bombeiros Militar (concessão do Habite-se que discorre sobre a segurança e proteção contra incêndios), na Secretaria da Receita Federal (CNPJ), no Sindicato Patronal, no INSS e na Prefeitura do Município;
  • Outras licenças: alvará de funcionamento junto a Prefeitura Municipal, licença ambiental juntos aos órgãos estaduais e municipais de meio ambiente, licença sanitária liberada pela Secretaria Municipal de Vigilância Sanitária da região e as vistorias e observâncias do Corpo de Bombeiros referente às normas de segurança.

6. Marketing digital para hamburgueria:hamburgueria

Por fim, não se esqueça ainda de estruturar as suas estratégias de marketing dando prioridade principalmente a adaptação às novas formas de consumo de informações.

Afinal de contas, hoje, grande parte dos consumidores tomam conhecimento de um negócio pela internet. Procure então, se conectar aos consumidores através de:

  • Contas profissionais nas redes sociais;
  • Site da marca com blog de conteúdo;
  • Utilização de e-mail marketing promocional;
  • Perfis em aplicativos de delivery ou próprio da marca;
  • Campanhas como banners e links patrocinados;
  • Registro no Google Meu Negócio e no Maps para visibilidade.

Conclusão

Em resumo, a forma certa de como abrir uma hamburgueria se dá através do planejamento base e da estruturação que considere seus termos.

De modo que seja possível posicionar estrategicamente seu negócio dentro desse mercado. Através da criação de um plano de ação que irá nortear todos os passos para abertura.

Sempre com o foco no público-alvo e seu padrão de consumo, pois, ele será o responsável pelo sucesso do seu estabelecimento.

Portanto, certifique-se de que você venderá justamente aquilo que ele procura. Dessa forma, a satisfação e experiência do usuário estarão garantidas!

Gostou deste artigo ou possui alguma dúvida? Deixe nos comentários e compartilhe.

Leia também:

Luan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.