Como abrir um pub: o guia definitivo para o seu negócio!

08.11.2019
Entre as diversas opções de estabelecimentos no ramo de comidas e bebidas, nos últimos anos a curiosidade sobre como abrir um pub vem aumentando. Confira!

Entre as diversas opções de estabelecimentos no ramo de comidas e bebidas, nos últimos anos a curiosidade sobre como abrir um pub vem aumentando.

Afinal de contas, esse é um tipo de bar com conceito diferenciado e charmoso. Fazendo assim, com que muitos empreendedores busquem nele um diferencial de mercado!

Justamente por essa especificidade, sua estruturação precisa de uma atenção especial, para que o conceito seja captado e bem reproduzido.

Do contrário a tentativa de um pub se torna apenas mais um bar gourmet. Então, qual é exatamente o estilo e adaptação característica desse estabelecimento?

O que ele tem de diferente varia em diversos fatores desde o tipo de bebida até das comidas que serão ali servidas.

Por isso, ao longo deste artigo irei dar dicas de como abrir um pub, ao mesmo tempo que explicarei tudo sobre suas características únicas. Continue lendo e confira agora mesmo o nosso passo a passo!

O que é um pub exatamente?

Antes do passo a passo de planejamento e estruturação da abertura de um pub, é muito importante analisarmos o conceito desse tipo de negócio.

O public house ou casa pública é um tipo de estabelecimento com origem irlandesa ou inglesa. Sendo assim, voltado a uma cultura boêmia onde os principais clientes são pessoais locais.

Fazendo com que esse seja um ambiente de convivência, considerado até mesmo familiar, onde grande parte do público se conhece.

Dessa forma, o negócio tem como foco a venda de cervejas e chopps. Mas, veiculando ainda refeições completas ou um lanche mais elaborado.

Inicialmente esse tipo de estabelecimento surgiu quando o governo britânico tornou o consumo de álcool em locais públicos algo ilegal.

É possível ver então que a maior diferença entre pubs e um bar convencional é que esse local tem foco maior na comensalidade, tal como na veiculação de:

  • Bebidas diferenciadas;
  • Lanches e comidas elaboradas.

Planejamento de como abrir um pub

Tal como em qualquer outro tipo de estabelecimento, o planejamento é a fase inicial que irá auxiliar você na abertura de um negócio de sucesso.

1. Público-alvo:

Durante essa fase de como abrir um pub, o planejamento deve envolver ainda uma pesquisa e análise para identificar o público-alvo.

Apesar de na Europa eles serem comumente frequentados por pessoas locais, no Brasil esse conceito sofreu uma adaptação. Isso porque aqui, esse se tornou um estilo de bar mais seletivo.

Ou seja, ele se diferencia daqueles convencionais onde qualquer pessoa passa e para, para beber, mas sim, é frequentado tal como um restaurante.

Pensando nisso, os consumidores do public house costumam ser definidos pela sua temática. Em sua maioria vemos aqueles voltados ao rock, mas, podendo ser ainda:

  • Esportivo;
  • Geek;
  • Hipsters;
  • De jogos (sinuca, por exemplo);
  • E muito mais.

Basicamente, o que você precisa é entender para quem você deseja se voltar e com isso, analisar o seu padrão comportamental, gostos e necessidades!

2. Analise o mercado pub:

O próximo passo a ser dado é uma pesquisa para analisar o mercado considerando aspectos como:

  • Precificação;
  • Concorrência;
  • Inovações.

Entre eles, o primeiro quesito diz respeito aos preços médios praticados nesse tipo de serviço considerando sua qualidade.

Logo, essa análise permite que você defina o quanto irá cobrar por cada item a ser vendido. Bem como, se é possível estar acima da média de acordo com a qualidade fornecida.

Ou até mesmo abaixo se for o contrário, pois, alguns pubs podem se voltar ainda a um estilo mais simples e acessível, tudo varia do estabelecimento que deseja criar!

Quanto à concorrência, aqui é importante conhecer e destacar seus pontos fortes e fracos. A fim, então, de encontrar seu diferencial competitivo.

Por fim, temos a questão da inovação que é a incorporação de tendências de mercado criadas a fim de atrair e aumentar as vendas.

Atualmente, grande parte delas se conectam com a tecnologia. O que pode ser visto tanto de forma direta, tal como os serviços de autoatendimento e selfie-service de bebida.

Como também, indiretamente, com softwares de gestão automatizados que elevam produtividade em um melhor aproveitamento de todos os recursos.

3. Determinação geográfica:

Fechando o planejamento, é preciso considerar ainda como abrir um pub através de sua localização.

Após determinar qual a temática que deseja em seu estabelecimento e o público-alvo, é preciso identificar o melhor local para sua instalação.

Sendo assim, ambientes que eles costumem estar mais presentes. Ou que até mesmo, estejam mais propensos a irem visitar!

Por ser um ambiente com foco no convívio, de maneira geral, ele não se encontra em locais badalados e grandes ruas de bares.

Com isso, ele pode ser disposto até mesmo em um local remoto. Desde que, seja de fácil acesso e agrade o estilo de quem o frequenta.

Nesse quesito é importante estar atento para aos estabelecimentos próximos que possam vir a competir com seu negócio, trabalhando assim:

  • Atração;
  • Visibilidade.

Vale ressaltar que originalmente um pub não possui um espaço muito grande e sim aconchegante que estimula a ideia de convívio, troca de ideias.

Como abrir um pub: Estruturação

A fase de estruturação diz respeito aos passos dados para colocar o negócio em funcionamento, sempre seguindo os critérios já definidos no planejamento.

1. Ambiente adaptado:

Por ser conhecido por ser um bar diferenciado voltado ao convívio social, algumas coisas deverão ser consideradas durante a estruturação.

  • Espaço aconchegante: invista em mobílias que aproximem seus consumidores, tal como mesas cercadas por sofás e luz mais escurecida. Tal como, algumas outras mesas que possam ser postas lado a lado quando um grupo grande de amigos vier. Tenha ambientes mais descolados com pufes, por exemplo;
  • Decoração: essa pode tanto seguir a temática desejada, quanto um padrão com quadros decorativos de imagens e cervejas famosas, fotos de comidas, etc. Mas, em ambos os casos de como abrir um pub, seu estilo sempre possui uma pegada mais rústica associada às antigas tabernas;
  • Entretenimento: se o foco é comensalismo, então, a música deve ser apenas ambiente e as possíveis televisões também. Ou seja, nada que gere alvoroço e gritarias, exceto se a temática for esportiva. Aqui é o lugar de conversação tranquila, busque proporcionar isso sem conflitos.

2. Compra de equipamentos para abrir um pub:

Além disso, a estruturação do ambiente em si é dada pela compra de diferentes itens que compõem os dois ambientes do seu negócio, confira a seguir.

2.1) Estoque e cozinha:

É o ambiente no qual, serão feitos os preparos e armazenamentos de alimentos e algumas bebidas, desse modo, sempre preciso investir em:

  • Cozinha: geladeiras, freezers, forno, fogão, chapas, coifas, pistas frias, mesas de montagem, utensílios gerais, fritadeira, liquidificador e espremedores. Sem falar ainda nos utensílios gerais que vão desde panelas a talheres;
  • Estoque: considere as prateleiras para estocagem de alimentos secos e armários para materiais administrativos e de limpeza. Todos estes, devem ser armazenados de forma individual em seus respectivos ambientes.

2.2) Salão e torneiras de chopp:

Então, para essa parte do seu estabelecimento algumas características além das já apontadas no layout, devem ser considerados ainda:

  • Consumo: artigos de tabacaria, prateleiras para bebidas alcoólicas, máquinas de café, geladeiras zero grau, praça fria para montagem de drinks e utensílios diversos para sua preparação. Tal como, copos e taças diversas, xícaras, bandejas, jarras, etc;
  • Atendimento: caixas eletrônicos, tokens de autoatendimento, comandas eletrônicas, softwares de gestão integrados, notebooks e muito mais;
  • Torneiras de chopp: por fim, temos um dos artigos mais importantes desse estabelecimento que são os sistemas para distribuição dos chopps. Já que neste ambiente, eles são ainda mais servidos que as cervejas comuns.  O ideal é investir em câmaras frias com torneiras que permitem diversos tipos de sabores ativos ao mesmo tempo. Sem falar que, ao contrário das chopeiras elétricas que comportam de 1 a 2 torneiras apenas, ela ainda faz o armazenamento e resfriamento dos barris.

3. Monte uma equipe de qualidade:

O terceiro aspecto mais importante para montar seu estabelecimento, é a formação de uma equipe de qualidade.

Contudo, muitos não sabem como abrir um pub com o tipo e quantidade ideal de colaboradores. Dessa forma, separei uma listagem abaixo daqueles imprescindíveis ao sucesso do negócio.

  • Salão: neste local devem ser dispostos bartenders, garçons/atendentes, caixa e o gerente. O mais ideal é que a quantidade de cada um deles seja, respectivamente, 2-2-1-1 em cada turno. Caso passe a ter mais movimento, aumente de acordo com a demanda de cada horário;
  • Cozinha: é importante que nela você contrate ao mesmo um cozinheiro chef para comandar o serviço como um todo. Somando-se a 1 ou 2 cozinheiros de praça, 1 auxiliar de cozinha e 1 funcionários de serviços gerais. Esse último deve ser designado ainda para as funções limpezas nos demais ambientes, tal como o salão, administrativo e estoque. Mas, para arrumação do estoque em si, o ideal é que isso seja feito por todos os níveis de cozinheiros de forma intercalada. O que vai ajudar no conhecimento dos produtos e seu local ideal de armazenamento.

4. Fornecedores ideais para abrir seu pub:

O fornecimento de insumos é uma das características que mais impactam o faturamento do negócio.

Afinal de contas, sem qualidade fica difícil reter clientes, os fidelizando. Então, investir em bons produtos e fornecedores confiáveis é essencial.

  • Insumos: você irá precisar de diferentes fornecedores para compra de carnes, laticínios, pães, alimentos secos (como farinha e fermento), vegetais, sorvetes (para sobremesas e milk-shakes por exemplo), frutas (sucos), congelados (batata-frita e onion rings), entre outros;
  • Outros: além disso, será preciso ainda do fornecimento de materiais de limpeza e higiene, embalagens e possíveis descartáveis, materiais administrativos.

Tipos mais comuns de cervejas e chopps

Mas, o ponto mais importante desse estabelecimento será escolher o fornecedor dos barris de chopp e das cervejas.

Esses precisam ter um ótimo custo-benefício e prazos de entrega flexíveis. Ou seja, atendendo a possíveis eventualidades pela alta demanda de uma bebida.

Pensando nisso, a dúvida mais comum de como abrir um pub se volta aos tipos de sabores a serem vendidos, conheça algumas opções abaixo:

  • Pilsen – tradicional do Brasil;
  • Lager – baixa fermentação, claras;
  • Ale – alta fermentação, escuras;
  • IPA – teor alcoólico elevado e amargor mediano, acobreada;
  • Weizenbier – de trigo, encorpada e clara;
  • Schwarzbier – malte torrado, escura;
  • Stout – irlandesa, escura e bem amarga;
  • Bock: amargor e sabor leve, “ruiva”.

5. Cuide dos aspectos legais:

Entre um dos pontos mais importantes de como abrir um pub, é tirar a documentação necessária que irá permitir que você abra as portas do estabelecimento ao público.

Apesar de elas mudarem de cidade para cidade, até mesmo município em alguns casos. Existem alguns critérios comuns ao longo do Brasil:

  • Licença Sanitária;
  • Alvará de Funcionamento;
  • Licença Ambiental;
  • Vistorias e observância do Corpo de Bombeiros;
  • Registros no INSS, Prefeitura Municipal, Junta Comercial, Receita Federal e Secretaria da Fazenda.

6. Estratégias de marketing para pub:

Para finalizar, é essencial criar ainda uma estrutura sólida para ações de marketing adequadas a esse tipo de estabelecimento.

  • Marketing digital: preferencial, crie um site com blog vinculado para a sua marca. Além disso, outras formas de se engajar com o público é através de perfis ativos nas redes sociais e e-mail marketing. Sem deixar de falar ainda, nas campanhas patrocinadas e cadastro no Google Meu Negócio e no Maps;
  • Familiaridade: outra dica é que seu pub crie eventos sazonais, de acordo com suas datas comemorativas tal como dia das mães, dos namorados e até mesmo Natal e Ano Novo. Ou seja, a decoração pode mesclar com esses temas e trazer um ar lúdico ao local. Podendo até mesmo, oferecer descontos como de Halloween para cervejas escuras e de Saint Patrick’s Day em chopes verdes vendidos apenas na data;
  • Personalização: ofereça ainda promoções de aniversário aos seus consumidores e descontos/brindes aos que responderem pesquisa de opinião. Outra dica legal são cartões/aplicativos de fidelização para um prato gratuito a cada “x” vezes que este consumir no local.

Conclusão

Ao longo deste artigo, vimos um passo a passo de como abrir um pub considerando as fases de:

  • Planejamento: conhecimento de mercado, público e localização ideais;
  • Estruturação: layout do ambiente, cozinha, estoque, salão, administrativo, equipamentos de chopp, equipe, fornecedores, aspectos legais e marketing.

Lembrando ainda que seguir essas dicas irão fazer com que você crie não apenas um negócio de sucesso. Como também, consiga se diferenciar dos bares comuns e desse modo, faturar muito mais!

O que você achou deste artigo? Me conta nos comentários e compartilhe nas redes sociais.

Leia também:

Compartilhar:

Luan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.