qrpedir - Como abrir uma doceria

Como abrir uma doceria

27.03.2023

Abrir uma doceria pode ser o sonho de muitas pessoas, principalmente daquelas que são amantes dessa área da gastronomia e se aventuram desde crianças na cozinha, ajudando suas mães ou avós no preparo de bolos, biscoitos e assim por diante.

Se esse é o seu caso, porém, você não sabe por onde começar, esse artigo é para você.

Separamos especialmente para você um passo a passo que consideramos essencial para você abrir a sua doceria.  Entre os tópicos estão:

  • Comece pelo plano de negócio;
  • Faça uma pesquisa de mercado;
  • Abra e regularize o espaço da sua doceria;
  • Prepare o seu cardápio;
  • Compre os equipamentos certos;
  • Encontre os melhores profissionais;
  • Decore o local e tenha a melhor vitrine;
  • Promova a sua doceria.

Seguindo todos esses pontos acima, o processo de abertura da sua doceria será bem menos complicado.

Por isso, a partir de agora, nada de distrações, fique atento a leitura e se preciso, salve esse texto para que você possa sempre voltar aqui e retomar do ponto em que parou o seu progresso de abertura da doceria.

Então, “bora” dar início ao que realmente importa?

Bora!

Comece pelo plano de negócio

Mulher usando lousa para preparar o seu plano de negócios

Começar pelo plano de negócios é essencial. O plano de negócio é um documento em que você irá definir detalhadamente tudo o que puder ser

detalhado sobre a sua doceria. Nele, por exemplo, você irá dizer o motivo da abertura do estabelecimento, irá identificar o mercado em que a doceria estará inserida assim como destacar quem são os maiores concorrentes. Também nele, você estabelecerá uma estratégia prévia de marketing e vendas etc.

O plano de negócios é um documento que será usado por exemplo em pedido de empréstimo, em negociação de sociedades e assim por diante.

Se você quiser saber mais sobre o assunto, nós temos um artigo que explica minuciosamente como fazer o seu plano de negócio. Clique aqui e leia o artigo “Como abrir um Restaurante”.

Abra e regularize o espaço da sua doceria

Sobretudo, quando você for abrir a sua doceria será necessário ir atrás de várias autorizações e alvarás. Pode parecer algo cansativo se falarmos assim, mas enxergue o processo como algo extremamente necessário. Estar dentro das normas te traz segurança.

Dentre as licenças necessárias para abrir uma doceria estão:

  • “Alvará de Funcionamento – Pedir na prefeitura da sua cidade;
  • Licença Sanitária (CMVS) – Consultar as unidades de Vigilância da sua região.
  • O Auto da Vistoria do Corpo de Bombeiros – Peça ao Serviços de Atividade Técnicas do Corpo de Bombeiros da sua região.
  • Os Procedimentos Operacionais Padronizados – Esse é um documento que pode ser redigido por você, clique aqui e veja o exemplo de um POP completo;
  • O Manual de Boas Práticas – Esse documento também pode ser redigido por você, clique aqui e verifique um modelo de Manual de Boas Práticas;
  • O Certificado de Responsável Técnico – Procure por um profissional da área alimentícia como nutricionista, engenheiro de alimentos etc., que possua RT ou antes, consulte a Vigilância Sanitária da sua cidade para saber quais outros profissionais estão habilitados;
  • Certificado do Controle de Pragas – Contrate uma empresa de controle de pragas que possua certificação;
  • O Atestado de Limpeza e Desinfecção dos Reservatórios de Água – Entre em contato com a prefeitura ou com a Vigilância Sanitária para abrir um requerimento;
  • Os Atestados de Saúde Ocupacional – Os atestados são gerados por um médico do trabalho para cada um dos colaboradores;
  • O Programa de Controle Médico e o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – Esse documento deve ser elaborado por você, clique aqui e veja um exemplo.”

Fonte: Artigo Como abrir um Restaurante|qrpedir.com

Prepare o seu cardápio

Chegamos a melhor parte, montar um lindo e completo cardápio para a sua doceria. Para começar, se você for o cozinheiro ou o chef da cozinha, pesquise as melhores receitas, ou traga algumas receitas tradicionais de família, ou até quem sabe, se inspire e crie algo do zero. Depois de todas as receitas selecionadas, faça um dia de degustações, convide parentes, amigos e até quem sabe, um desconhecido, para experimentar e dar notas as suas receitas. Aqui vai ser necessário pedir muita sinceridade para que no fim você possa escolher somente os melhores itens.

Caso você não seja o chef ou cozinheiro, você precisará contratar um para testar as receitas que você escolheu previamente. Nesse processo, para que nenhum dado seja perdido, e para que seja possível replicar cada uma das receitas futuramente, ao mesmo tempo em que essas forem sendo preparadas, será necessário que suas fichas técnicas sejam preenchidas.

Você não sabe o que é uma ficha técnica ou como prepara-la? Leia o artigo do nosso parseiro Sischef: “Ficha Técnica – Guia de como montar uma para o seu restaurante”.  

Depois desse processo, chegara a um momento em que você deverá preparar os cardápios que serão apresentados aos clientes, nesse sentido, a sua melhor opção será um cardápio online. Dessa forma, seu cliente poderá fazer as suas escolhas por meio de seus smartphones. O melhor cardápio online para a sua doceria é o qrpedir.

Saiba como divulgar o seu cardápio digital usando as redes sociais, baixe o e-book grátis:

e-book qrpedir

Compre os equipamentos certos

Para abrir uma doceria você vai precisar de vários equipamentos específicos, entre eles estão:

  • Formo de industrial por convecção;
  • Fogão Industrial;
  • Batedeira Industrial;
  • Processador Industrial;
  • Desidratadora de alimentos;
  • Freezer e refrigerador;
  • Vitrine Refrigerada;
  • Etc.

Para além desses equipamentos mais caros, existem os utensílios como:

  • Panelas de todos os tamanhos;
  • Espátulas de silicone;
  • Tapetes de silicone;
  • Bailarinas;
  • Formas;
  • Moldes;
  • Bicos de confeitar;
  • Etc.

Decore o local e tenha a melhor vitrine

Vitrine de doceria com bolos e tortas Uma doceria pede uma decoração delicadamente sofisticada. Por isso, na hora de decorar a sua, use e abuse dos tons claros, das mesas brancas, das cadeiras, poltronas e recamier de madeira estilo duquesa, das cortinas de linho e assim por diante. Para se inspirar, busque por inspirações por meio do Pinterest ou até mesmo no Google.

No entanto o ponto alto da decoração da sua doceria serão as vitrines, sendo os objetos decorativos os próprio doces. Pensando assim, será indispensável contratar um confeiteiro que saiba decorar todos os tipos de quitutes.

Encontre os melhores profissionais

Toda papelada feita, cardápio montado, equipamentos comprados e local decorado, agora chegou a hora de encontrar os melhores profissionais para trabalhar junto com você.

Principalmente para área de doceria e confeitaria é necessário ter muita experiência, já que, além de acertar no sabor, também é imprescindível acertar no visual.

Os doces dentem muito a nos atrair por sua aparência bonita, ou fofa ou sofisticada, por isso é necessário escolher bem quem você contrata para colocar dentro da sua cozinha. Se sua doceria é pequena, busque por pelo menos um confeiteiro profissional e um ou dois auxiliares de cozinha.

Também contrate alguém para ficar na parte de gerência para tomar conta das partes administrativas.

Aliás, para te ajudar na gestão, é interessante contar com um sistema que automatize várias etapas das tarefas incumbidas a essa área. O Sischef, por exemplo, é um sistema que vale por vários colaboradores já que te auxilia desde a parte de controle financeiro, até o controle fiscal.

Por fim, um social mídia para tomar conta das redes sociais da empresa, sempre postando os produtos e conversando com os clientes.

Promova a sua doceria

Ímagem do feed do Instagram da página bolo e bule
Fonte: Instagram| Feed Boloebule

Promover a sua doceria será extremamente importante para que ela não caia no esquecimento. Os meios de divulgação podem ser diversos, mas os principais serão as redes sociais.

Instagram, Facebook, TikTok são apenas algumas das redes sociais que o seu negócio deve estar presente para promover o local e os produtos. Existem outras redes como a Yelp, destinada a catalogação de estabelecimentos que pode ser interessante para a sua doceria.

Existe um meio de promoção que é bem interessante para um doceria, que é trabalhar com parcerias com outros estabelecimentos. Aqui, estamos falando de colocar o seus doces e a sua marca para serem vendidas em outros estabelecimento, como em restaurantes, panificadoras, mercados etc. Essa é uma boa solução de saída para aumentar as vendas.

Chegando ao fim

Vimos que existem várias etapas para se abrir uma doceria, porém, vimos que seguindo um passo a passo com tudo que que é necessário, não é difícil tirar esse sonho do papel.

Acima de tudo, esteja disposto a lutar pelos seus sonhos de conquistar o seu sonho do próprio negócio. Então, apesar das dificuldades, dos erros e dos desvios, não desista.

Esperamos que esse artigo possa ter ajudado a clarear o caminho. Te desejamos muito sucesso nessa empreitada. E até mais!

Quer saber um pouco mais sobre empreendimentos gastronômicos?

Leia também:

Como ter o melhor delivery

Como ter uma sorveteria delivery?

Compartilhar:

jessicamkt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.