Como aumentar as vendas do seu restaurante

16.09.2019
Não perca tempo e conheça essas 9 dicas de ouro que irão lhe ajudar a aumentar as vendas do seu restaurante. A 5ª é a minha preferida!

Os proprietários de estabelecimentos food service sabem que existem dois componentes essenciais para o crescimento de um negócio bem-sucedido: estabelecer uma base sólida de clientes regulares e atrair novos. Mas o seu restaurante está preparado para o sucesso? Confira nesse artigo algumas dicas para aumentar as vendas do seu restaurante.

Em um setor com pequenas margens de lucro, todas as vantagens de sair na frente da concorrência são importantes. Aumentar as vendas em seu restaurante pode fazer a diferença entre um restaurante sólido e um que fecha suas portas em menos de dois anos.

Você sabia que de acordo com a Abrasel, 50% dos restaurantes fecham em menos dois anos? Essas taxas são muito altas devido aos desafios de se empreender no Brasil, diversas são as burocracias além das normas rigorosas da Vigilância Sanitária.

A diferença entre um restaurante de sucesso e um que fecha as suas portas em menos de dois anos se resume a vendas. Não basta apenas atrair clientes, um bom gestor entende que há muitas coisas que devem ser levadas em conta na hora de aumentar as vendas do restaurante.

Abaixo você confere algumas formas diferentes para vender, e também algumas estratégias promocionais, pois acreditamos que a baixa de vendas pode ser causada pela falta dessas estratégias ou apenas por não abordar o cliente da maneira correta. Confira:

Como você pode aumentar as vendas em seu restaurante?

Para qualquer restaurante, existem várias maneiras de aumentar essa receita como por exemplo:

  • Atraia mais clientes;
  • Mantenha seu restaurante aberto por longos períodos de refeição;
  • Incentive eventos particulares ou festas especiais;
  • Aumente o ticket médio de cada cliente oferecendo acompanhamentos.

Muitas dessas dicas se resumem a alguns elementos chave como treinamento, marketing e consistência. Os melhores restaurantes possuem sistemas, treinamento sólido, marketing atrativo para os clientes e muitas oportunidades para cada consumidor.

Confira agora, algumas maneiras de aumentar as vendas do restaurante:

1) Conheça melhor o seu cliente

satisfação para aumentar as vendas

Os clientes adoram o restaurante que conhece muito bem o seu gosto, e por isso a tendência de retornarem ao seu estabelecimento é muito alta. Em outras palavras, é isso que chamamos de relacionamento com o cliente.

De maneira tradicional, você pode coletar o feedback dos clientes por meio de uma conversa ou também colocar uma caixa de feedback em seu restaurante.

Por que o feedback é tão importante para você? Porque o feedback do cliente é uma fonte poderosa para você levar seu restaurante para um próximo nível.

A partir do feedback do cliente, você pode conhecer seus pratos e suas bebidas favoritas. E essa é uma boa dica para você lidar com o gosto dos seus clientes.

Quando você conhece o gosto de seus clientes, poderá oferecer novos itens para eles. Além de sempre manter seus clientes surpresos ao provar seus novos pratos e suas novas bebidas.

Portanto, seus clientes irão compartilhar sua experiência gastronômica com seus amigos e familiares ou mesmo através das mídias sociais.

2) Use o Upsell para aumentar as vendas garçom

Upsell é uma estratégia de vendas que tem como foco melhorar a experiência do consumidor e ainda aumentar as vendas.

Basicamente, o upsell consiste em convencer os clientes a atualizar sua compra atual ou comprar mais itens. O upselling para restaurantes é uma das melhores estratégias para aumentar as vendas.

Para que você possa vender com sucesso seus itens do cardápio, é necessário que você tenha uma equipe muito bem treinada. 

Nenhuma técnica de upselling funcionaria se os seus garçons não desenvolvem um relacionamento com os clientes, ou se eles não estão sincronizados com os itens do cardápio.

A chave para o treinamento dos seus garçons está em treiná-los para uma abordagem natural, permitindo que eles provem os produtos e fiquem entusiasmados com o que estão vendendo. 

O fato é que quando seu garçom está animado com a comida e a bebida que o restaurante oferece, isso é transferido para os clientes.

3) Cardápio digital por QR Codeqr code

Sem dúvidas que a maior vantagem desse tipo de cardápio digital é a facilidade dos clientes que chegam no restaurante em acessar o cardápio rapidamente, apenas escaneando o QR Code do seu próprio celular.

Já existem muitos restaurantes pelo Brasil que abriram mão do engessado cardápio em papel e investiram nessa nova tecnologia.

Com um cardápio digital, o garçom consegue fazer o upsell, como citamos anteriormente, de forma muito mais trabalhada, podendo dar mais atenção aos clientes do restaurante, já que ele não precisará mais anotar os pedidos, dessa forma, também aumentando a qualidade do atendimento.

Outra vantagem para o seu restaurante, é que você não irá mais precisar renovar o seu cardápio em papel toda vez que quiser adicionar algo novo ou alterar os preços, economizando com a impressão em gráficas.

Se um prato sofrer modificação ou mesmo se você quiser fazer uma promoção do dia que é uma ótima opção para aumentar as vendas essa flexibilidade pode ser encontrada através de um cardápio digital.

4) Convença seus clientes com persuasãopersuasão para venda

Persuasão é a capacidade de convencer seus clientes do valor real inerente às suas ofertas. O mercado de hoje é composto por consumidores altamente evoluídos que definem e redefinem as regras do jogo.

O lema de todo gestor deve ser tornar seu jogo sedutor, intrigante e emocionante. Em uma palavra, persuadir

A persuasão é uma obrigação para todos os restaurantes, tendo a missão de convencer seus clientes do valor real de suas ofertas.

Isso não significa enganar as pessoas, mas fazê-las ver sua oferta com algo único, ou algo que elas não encontrarão facilmente. 

Mas isso representa um verdadeiro enigma. Qual pode ser a sua oferta exclusiva? Por que seu cliente deve ir ao seu restaurante e não ao próximo restaurante na mesma rua?

Como você pode convencer clientes em potencial de sua singularidade? Em resumo, qual é o seu USP (Unique Selling Point)?

Seu USP é a base de qualquer negócio. É crucial se você deseja se comunicar e ser persuasivo. Para isso ele deve atender a três critérios principais:

  • Deve dizer aos consumidores: “Venha ao meu restaurante e você receberá uma experiência ou algum benefício específico. 
  • Deve ser algo que nossos concorrentes não oferecem ou que não estão se comunicando com o consumidor;
  • Ele deve ser poderoso o suficiente para convencer e atrair novos clientes.

Um excelente exemplo de USP pode ser visto na operação da maior franquia de entrega de pizzas do mundo: a Domino’s Pizza. A USP deles é “Pizza quente entregue à sua porta em 30 minutos ou menos, ou é grátis.”

Graças a esse novo conceito novo e persuasivo, o Domino’s não vende mais pizza, a empresa está vendendo uma entrega rápida. Um movimento que distingue o Domino’s de milhares de outras pizzarias que em algumas cidades podem ser encontradas em qualquer esquina.

Embora isso a princípio possa parecer algo difícil de ser implantado, ele claramente funciona. Todo proprietário ou gestor de restaurante deve reservar um tempo para explorar ideias que possam melhorar sua persuasão.

5) Melhore sua presença onlinesocial media para venda

Criar uma página do seu restaurante em mídias sociais como Instagram, Facebook ou qualquer outra é de suma importância para ajudar os seus clientes a lhe encontrar e manter uma presença online ativa.

No entanto, certifique-se de atualizar essas páginas regularmente, enviando fotos e postagens sobre os próximos eventos e novas promoções que seu restaurante estará ofertando.

Você também pode usar esses canais de comunicação para notificar seus clientes como avisos e alterações do horário de atendimento, ou no cardápio, por exemplo.

A mídia social é especialmente benéfica quando você precisa fazer anúncios sobre ofertas ou descontos especiais.

Mas é necessário dar um atenção especial para as redes sociais…

Imagine, seu cliente visita sua página nas redes sociais para verificar o cardápio e as fotos do que você oferece, mas o que eles vêem é que a última postagem tem quase seis meses.

Será que vai deixar uma boa impressão?

Claro que não! Portanto, não deixe de entrar em contato com seus clientes por essas páginas e até mesmo responder os comentários. 

Além disso, lembre-se de que você nunca deve ignorar uma crítica ruim. Sempre reconheça-as e peça desculpas pelo inconveniente.

Reivindique sua página no Google Meu Negócio

Se ainda não o fez, registre seu restaurante no Google Meu Negócio agora.

A presença no Google Meu Negócio adiciona uma grande credibilidade para o seu restaurante. Se alguém estiver procurando por você no Google, seu horário, site, local e fotos encontrarão todos na parte superior dos resultados de pesquisa – em um só lugar para quem pesquisou encontre facilmente.

Isso evita qualquer hesitação e permite que os clientes encontrem seu restaurante e ainda façam pedidos ou realizem alguma reserva imediatamente.

A melhor parte de se inscrever no Google Meu Negócio é que leva 10 minutos

6) Aumente seu movimento através do marketingmarketing

Já afirmamos anteriormente que as chaves do sucesso estão em estabelecer uma base regular de clientes e atrair os novos que ainda estão a entrar pela porta. Se o seu restaurante tiver a sorte de ter uma base regular de clientes, considere recompensar sua lealdade com ofertas especiais.

Recompensar os clientes regulares é uma ótima maneira de construir sua base de clientes fiéis e aumentar a propaganda boca a boca positiva. Mas, para fazer isso, você precisará atrair novos clientes primeiro e transformá-los em fãs!

Participar dos eventos gastronômicos da comunidade local é uma maneira de apresentar seu cardápio para novas pessoas. Alguns festivais costumam ter estandes disponíveis para alimentação é uma ótima maneira de apresentar seu restaurante.

Muitos restaurantes não fazem propaganda eles confiam no boca a boca para chegar a novos clientes. Embora publicar um anúncio no jornal ou no rádio possa funcionar para alguns, muitos gestores têm orçamentos apertados para marketing e precisam de algo mais quantificável.

Hoje em dia o “foodstagramming” é, de fato, uma coisa excelente. A maioria das pessoas recorrem às redes sociais para publicar suas refeições e experiências gastronômicas, além de aproveitá-las para encontrar novos restaurantes.

Quando bem feito, criar sua própria hashtag e promovê-la é uma ótima maneira de aumentar o reconhecimento do seu restaurante e obter uma exposição positiva para o seu negócio.

7) Trabalhe com os preços corretos

preço

O preço de venda precisa de uma atenção especial. Ao decidir o preço dos itens no cardápio, lembre-se do custo dos alimentos, da sua localização e do seu público-alvo.

Por exemplo, se sua clientela direcionada forem estudantes universitários, seus preços deverão ser relativamente baixos; pelo contrário, se você estiver direcionando clientes para seu restaurante requintado em uma localidade elegante, poderá manter os preços relativamente mais altos.

Pesquise os arredores antes de decidir os preços praticados. Você deve levar em consideração o mercado e a concorrência ao determiná-los.

Se sua concorrência estiver servindo o mesmo prato com um serviço semelhante a um preço mais baixo, suas vendas sofrerão uma queda.

É bastante evidente que, se você aumentar os preços do cardápio, aumentará automaticamente as vendas líquidas do seu restaurante. No entanto, você deve saber como aumentar o preço do menu.

O aumento repentino do preço não será considerado positivamente por seus clientes. Portanto, tente aumentá-lo em pequenas parcelas que não irão chamar a atenção dos clientes, enquanto você estará aumentando as vendas e os lucros do seu restaurante.

8) Ofereça pedidos online (delivery)

delivery para aumentar as vendas

Outra maneira de aumentar as vendas do restaurante é através de pedidos online.

Hoje em dia, muitas pessoas preferem pedir comida em casa ao invés de se deslocar até o restaurante para fazer a refeição.

Dito isto, se você não estiver se aventurando no mercado delivery, estará perdendo muitos clientes em potencial. 

Além disso, se falta espaço para seus clientes no restaurante, isso significa que você não venderá seus pratos? Certamente não! Os pedidos online automaticamente ajudarão você a deixar de lado esses problemas e garantir que suas vendas aumentem.

Hoje existem vários aplicativos de delivery que reduzirão sua dependência de entregadores internos, reduzindo ainda mais suas despesas.

O delivery é um mercado extremamente lucrativo, onde todos os restaurantes devem se aventurar e ver seu fluxo de vendas aumentar.

9) Analise os relatóriosrelatórios de vendas

Use um sistema PDV que o ajudará a administrar seu restaurante e aumentar as vendas. O software deve ser seu melhor amigo, fornecendo informações sobre tudo o que acontece no seu restaurante, esteja você presente fisicamente ou não. 

Você deve receber os relatórios detalhados do número e vendas que ocorrem em seu restaurante, como o de controle financeiro, controle de estoque, contas a pagar e a receber, entre outros.

Outra oportunidade de se contar com um sistema de gestão é contar com relatório detalhado de todas as suas vendas, incluindo os pratos mais e menos vendidos. Com isso você poderá consultar o seu chef e trazer as alterações necessárias em seu cardápio.

Pronto para aumentar as vendas?

Como o lucro é essencial para todas as empresas, é crucial que os restaurantes aumentem esse número além de aperfeiçoar sua gestão.

Com a concorrência acirrada, você deve manter-se atualizado sobre as tendências, mantendo sempre o atendimento ao cliente como um dos seus atributos mais importantes.

Trabalhe sempre para reter seus clientes atuais com recompensas de lealdade e use os canais que citamos acima para aumentar novos clientes.

Esperamos que, depois de ler esse artigo, você tenha adquirido conhecimento suficiente sobre como planejar o aumento das suas vendas em restaurantes.

Compartilhar:

Luan

2 respostas

    1. Obrigado pelo feedback, Marta!

      Ficamos muito felizes em poder ajudá-la com estas dicas! Se você navegar pelo nosso blog, vai encontrar ainda mais dicas valiosas como esta.

      Quando precisar, conte conosco.

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.