Como aumentar o ticket médio do seu restaurante: Confira nossas dicas!

28.01.2020
Veja nossas dicas e estratégias para você aumentar o seu ticket médio e, assim, alavancar as suas vendas no ramo food service.

O ticket médio é um indicador muito importante que precisa ser calculado em qualquer tipo de negócio, o que não seria diferente em restaurantes.

No entanto, muitos empreendedores e gestores ignoram essa necessidade. Sendo que seu cálculo e acompanhamento impactam diretamente no faturamento.

Existem até mesmo, muitos profissionais que não conhecem esse conceito e, por isso, deixam ele passar “despercebido”, prejudicando o crescimento do seu negócio.

Melhorar esse indicador, significa melhorar as vendas e lucros do restaurantes. Hoje existem diversas formas de se alcançar isso.

Através assim, de investimentos que podem ser tanto financeiros, quanto de tempo se voltando a um melhor gerenciamento do seu negócio.

Frente a isso, muitas tecnologias e estratégias vem surgindo no mercado. Visando auxiliar empresas a escalar suas vendas.

Foi pensando nesse assunto, que resolvemos separar algumas dicas muito úteis e práticas sobre esse assunto, confira!

Mas, o que é Ticket Médio?

ticket médioDe maneira resumida, podemos definir o ticket médio como um indicador de performance que analisa, monitora e “traduz” as vendas de um negócio.

Quando usamos o termo ticket, nos referimos ao quanto é gasto em uma compra. O médio, como sua nomenclatura indica, nada mais é do que a média do total de compras feitas pelos clientes.

Assim como qualquer cálculo de média, seu resultado é obtido através do somatório total do valor das vendas, dividido pela sua quantidade.

Por exemplo: imagine que em um dia você tenha feito 3 vendas de 15, 30 e 57 reais. Logo, primeiro você somará esses valores (102) e depois irá dividi-los por 3 para chegar a sua média naquele dia (34).

Mas, existe outra forma de se calcular o ticket médio, que pode ser ao considerar o total de clientes e o valor médio gasto por cada um – dentro de um período.

Ou seja, para chegar ao resultado desse conceito, é possível considerar o número total de:

  • Vendas: esse tipo de cálculo é usado principalmente por quem deseja avaliar a performance. Tanto do estabelecimento em si, quanto de seus funcionários de forma individual;
  • Clientes: é outro cálculo que aponta através de sua média, o valor de seus consumidores. Permitindo a identificação daqueles que mais contribuem com o faturamento e lucros.

Por que o ticket médio é importante nos restaurantes?

como aumentar o ticket médio do restaurante

O ticket médio pode ser entendido, como vimos acima, como a média de consumo (faturamento) obtida com cada venda do seu restaurante.

Desse modo, ele aponta como anda o faturamento do seu negócio. O que indica aos gestores e empreendedores qual a sua lucratividade.

Quando isso acontece, fica mais fácil identificar a necessidade de criar ações para aumentar suas vendas.

Seja através da análise de oportunidades, estratégias de marketing ou vendas. Em todos os casos, visa-se o aumento da:

  • Atração de clientes;
  • Conversão e fidelização.

Mas, o ticket médio vai além, já que esse indicador serve como base para criar previsões sobre a entrada e saída de alimentos.

Evitando as perdas e prejuízos em termos de validade, por exemplo. Ao mesmo tempo que favorece um melhor planejamento financeiro.

Ou seja, fica mais fácil adaptar as ações que estimulam o crescimento do negócio, com base em sua realidade.

Temos que destacar ainda, a sua relevância na gestão de um restaurante. Isso porque suas informações auxiliam na assertividade da elaboração do plano de negócio.

Como calcular o Ticket Médio?

Anteriormente, apontamos que esse conceito possui dois tipos de cálculo base, certo?

Então, iremos analisar cada um deles a seguir. De modo que você possa escolher qual dos dois é mais vantajoso ao seu posicionamento estratégico.

  • Vendas: para esse tipo de cálculo, alguns aspectos precisam ser definidos. Sendo assim, o valor total das vendas (TV) e total de vendas (V). Desse modo, o cálculo deve ser feito ao dividir TV por V, ou seja, Ticket Médio = TV / V.
    • TV: 50 mil reais;
    • V: 150;
    • TM = 50.000 / 150 = 333,33 reais por venda.
  • Clientes: já nesse outro cálculo, é preciso considerar novamente o total das vendas (TV) realizadas no período desejado. Entretanto, substitui-se o total de vendas pelo total de clientes (C) que foram ao restaurante nesse período. Logo, a fórmula fica Ticket Médio = TV / C.
    • TV: 50 mil reais;
    • C: 110;
    • TM = 50.000 / 110 = 454,55 reais por cliente.

Vale destacar então, que ao verificar um cliente que gasta em média 454,55 reais mais de uma vez por mês, esse é considerado um cliente key account.

Qual deve ser a frequência?

como aumentar as vendasO ticket médio é bastante importante para um negócio, com isso, muitos tem dúvidas sobre com que frequência o calcular.

Afinal de contas, analisar isso diariamente é exagero. Mas, deixar para analisar de 6 em 6 meses já pode ser muito prejudicial, por exemplo.

Temos então, que o ideal é calculá-lo mensalmente ao fim desse período, assim você consegue coletar informações por ciclos.

Sempre com dados suficientes para melhor entender o desempenho das vendas. Lembrando que ao fazer isso, o resultado do ticket médio irá refletir a média diária de vendas do estabelecimento.

Para que isso seja possível, sua gestão precisa ter um controle adequado do consumo, de preferência com ajuda da tecnologia que a torna mais precisa.

Ticket Médio – Dicas para aumentá-lo

Então, para finalizar este artigo iremos agora abordar formas através das quais, você poderá aumentar o ticket médio do seu restaurante, confira.

1. Automatize seu negócio:

Hoje, o mundo se torna cada vez mais digitalizado e, com isso, muitas tecnologias surgem como resposta aos problemas de vendas.

Ou seja, é inegável os impactos da era digital no consumo. Para os restaurantes, duas tendências vêm se destacando nos últimos tempos, sendo elas:

  • Softwares de gestão integrados: eles permitem que seu restaurante integre cozinha, salão e administrativo ao mesmo tempo. Através assim, de sistemas que se comunicam entre si em tempo real, integrando informações, reduzindo erros humanos e custos. Isso permite que o atendimento seja mais ágil e assertivo, o que melhora a experiência e satisfação dos clientes. Ao passo que, melhora o controle financeiro sobre seu negócio;
  • Cardápio digital: essa tecnologia é uma tendência muito forte em outros países e que cada vez mais está sendo incorporada no Brasil. Isso porque ela dá mais autonomia aos clientes e melhora o atendimento, tornando não apenas ágil, como assertivo. Além disso, um cardápio digital reduz os custos a longo prazo, diminui os erros de atendimento e facilita no fechamento das contas. Para o cliente, essa tecnologia permite a criação de logins e que sejam recompensados quando se mostram frequentadores assíduos da marca.

2. Capacite seu pessoal:

O atendimento é um dos pontos cruciais para aumentar as vendas e, consequentemente, o ticket médio do seu negócio.

Portanto, existe a necessidade de dar treinamentos ao seu staff do salão. Desde os garçons até os gerentes, que devem ser capazes de:

  • Saber ouvir o cliente;
  • Fazer abordagens assertivas;
  • Garantir a qualidade no atendimento.

Mas, não basta apenas capacitar seu time, você precisa engajá-los a vestir a camisa e melhorar as vendas do restaurante.

Incentive-os através de metas com comissões e bonificações. Ao fazer isso, estes se tornarão mais conscientes de suas ações e, até mesmo, prestarão mais atenção aos treinamentos!

3. Promoções e fidelização:

Outros aspectos importantes precisam ser ajustados para elevar o ticket médio do seu restaurante, por exemplo:

  • Sazonalidade: todo estabelecimento/negócio possui períodos nos quais o movimento/vendas ficam em baixa. Para evitar que isso afete seu ticket médio, é importante trabalhar com promoções adequadas. Que tal dar descontos na segunda-feira, estimulando o consumo no restaurante? Ou até mesmo, que tal criar pratos especiais para determinadas ocasiões, atraindo os clientes de volta? Existem diversas formas de se superar a sazonalidade que afeta seu estabelecimento, aposte nisso;
  • Upsell: além das promoções e descontos que tradicionalmente auxiliam no aumento do faturamento, aposte nos combos. Ou seja, crie preços especiais para pedidos com adições de outros itens, como bebidas e sobremesas. Faça vendas nas quais, o consumidor peça mais produtos sem pesar muito em sua conta, mas, que aumente seu faturamento;
  • Programas de fidelidade: lembra quando falamos do cardápio digital? Ao criar esse é possível criar ainda um sistema de cadastro, o mesmo pode ser simplesmente feito pelo CPF do consumidor. De modo que, você possa oferecer um item grátis a cada tantas compras, descontos em ocasiões especiais (Natal, Dia dos Namorados, etc) e uma sobremesa grátis no aniversário, por exemplo.

4. Crie engajamento:

A relação que seu restaurante mantém com o cliente é essencial para o aumento das vendas, uma vez que, isso diz respeito a sua:

  • Experiência;
  • Satisfação.

Quando um bom relacionamento é criado, vemos dois efeitos: a fidelização do cliente e atração de novos através do marketing boca-a-boca (indicações).

Existem diversas formas de engajar seu cliente, por meio da boa comunicação. Que tal apostar no marketing digital para isso?

Crie perfis profissionais nas redes mais usadas por eles e ainda, uma lista de contato por e-mail.

Dessa forma, você poderá compartilhar novidades do cardápio ou no atendimento. Postar conteúdos relevantes com dicas, receitas, etc.

Ou até mesmo mantê-los informados sobre o programa de fidelidade e as promoções que ocorrem no estabelecimento.

Conclusão

aumentar o faturamentoPodemos concluir então, que o ticket médio é um índice essencial que auxilia no crescimento do seu negócio.

Isso porque através dele podemos entender como andam as vendas e desempenho de funcionários, no estabelecimento. Bem como, somos capazes de identificar clientes key accounts.

Ou seja, esse indicador permite que você tenha mais assertividade em suas ações, sejam elas de marketing, vendas, etc.

Lembrando que, investir na tecnologia é importante para melhorar a médias nas vendas. Afinal de contas, ela oferece diversas soluções que:

  • Reduzem erros e custos;
  • Melhoram o atendimento;
  • Facilitam a gestão;
  • Aumentam a produtividade.

Ainda possui alguma dúvida sobre este assunto? Deixe-a nos comentários para que possamos lhe ajudar.

Compartilhar:

Luan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.