Saiba a importância do QR Code e como ler um com seu smartphone.

17.04.2021
Ler um QR Code pode ser diferente em cada sistema operacional. E para aproveitar ao máximo essa tecnologia é necessário saber como ela funciona. Confira!
Como ler QR Code

Uma solução simples para diversas situações, o QR Code veio para ajudar a fornecer acesso facilitado a muitos pormenores.

Antes de mais nada, um QR Code pode ser diferente em cada sistema operacional. E para aproveitar ao máximo dessa tecnologia é necessário saber como ela funciona.

Imagine! Seu cliente chega no seu restaurante e descobre que ele passou a disponibilizar um cardápio por meio QR Code – isso,  com a intenção de trazer maior rapidez e segurança. Muito provavelmente, por ser algo até de certa forma novo, ele fica perdido sem saber o que fazer. 

Assim, surgem duas dúvidas. Cadê o cardápio? Como faço para meu celular ler esse QR Code?

Pode parecer estranho, mas essa dúvida é bem mais frequente que parece, e deve ser sanada por você e pela sua equipe no dia a dia dentro do seu food service.

Contudo, para te ajudar, nesse artigo vamos explicar o que é um QR Code e como fazer a leitura de um, para que você consiga acabar de uma vez por todas, com as dúvidas dos seus clientes. 

Ah, antes de tudo, vamos considerar que os smartphones dos seus clientes sejam Android ou iOS (iPhone / Apple). Caso você conheça algum outro sistema, deixe um comentário para a gente.

Agora sim! Bora começar?

O que é QR Code?

Primeiramente, é importante saber que, QR Code é um código bidimensional – horizontal e vertical – de leitura rápida, que possuí função semelhante ao código de barras.

QR vem de Quick Response – e significa justamente resposta rápida. 

Ele é utilizado para codificar textos interativos, e logo em seguida – com o uso de smartphones ou tablets – decodificá-los em forma ou de URL, vídeos, número de telefones, localização, ou ainda em acessos diretos à sites ou cardápios digitais.

Seguindo o avanço das tecnologias, ele se coloca como uma função prática e inteligente para trazer agilidades a disponibilização de informações ou de ações.

A exemplo disso, podemos conferir o QR Code sendo utilizado para pagamentos rápidos e, ou ainda, fazendo parte e substituindo a necessidade da presença de um cardápio digital nas mesas dos restaurantes.

Aliás, os QR Codes também estão presentes nas embalagens de vários produtos com objetivo de guiar o cliente a uma propaganda ou a uma informação essencial.

Viu? Ele é ou não é muito importante?

Vamos esperar para ver o que mais esse pequeno código poderá fazer por nós.

Enfim, vamos dar continuidade ao nosso artigo.

Enfim, você quer aprender como ler um QR Code para ensinar aos seus clientes? Continue com a leitura para saber.

Como ler QR Code de um android 

De antemão, no sistema operacional Android podemos ler um QR Code de inúmeras maneiras.

Sendo assim, vamos a elas por ordem de simplicidade:

Maneira 1 – Como ler QR Code com as funções nativas do Android?

Se o seu Android estiver entre as versões mais recentes você poderá utilizar a função nativa da câmera.

  • Em um Samsung abra a câmera do smartphone e aponte para o QR Code. Imediatamente o Android irá identificar automaticamente o QR Code e assim o cliente poderá acessar o endereço contido no mesmo, clicando sobre a informação.
  • Em um Motorola basta abrir o aplicativo câmera (em Menu >> Câmera) e focar em um código QR, uma vez identificado um pop-up aparecerá na parte superior da tela. 

Maneira 2 – Como ler QR Code com o atalho rápido

Em um Samsung deve-se arrastar a barra de status para baixo, assim será mostrado os atalhos rápidos do Android. Nela é possível encontrar o ícone “QR Scanner” ou “Leitor QR”. Clicando sobre, o Android irá direcionar para a câmera. 

Como ler QR Code

Maneira 3 – Como ler QR Code através de um aplicativo dedicado.

Para todos os aparelhos Android que não possuem as opções citadas acima, antes de mais nada é possível buscar e instalar um aplicativo que assuma a função.

Buscando no Google Play  por leitor de QR Code, milhares de opções apareceram. Todavia, para facilitar a escolha, segue abaixo a opção mais recomendada.  

QR Code Reader – https://bit.ly/1eFqRau

Como ler QR Code

Meu Smartphone é um iPhone

Do mesmo modo, caso seu cliente possua um iPhone, o processo também será super simples. Basta abrir a câmera e focar no QR Code, lembrando que nas últimas atualizações o leitor de código QR já vem habilitado por padrão. Assim sendo, ele será direcionado automaticamente para a página. 

Se o smartphone não estiver habilitado, basta seguir os seguintes passos:

1 – Em “Ajustes”, acesse as opções da Câmera;

como ler QR Code.

2 –  E ative a função “Escanear Códigos QR”;

Como ler um QR Code

Dessa forma, já será possível ler os QR Codes usando a câmera do celular. É só apontar e clicar no link que irá aparecer no navegador. 

Por fim …

Agora que você já sabe usar ao QR Code em diferentes sistemas operacionais, ensine também os seus colaboradores, para que assim como você, eles possam instruir os seus clientes para aproveitar os benefícios dessa tecnologia.

Pense ainda na possibilidade de disponibilizar um passo a passo de acesso nas mesas, com isso você irá economizar tempo.

Caso tenha ficado com alguma dúvida pode entrar em contato com a gente ou deixar aqui nos comentários. 

Esperamos que tenham aproveitado a leitura, e descoberto como o QR Code é um importante avanço tecnológico para o seu food service.

Nos vemos em um próximo artigo. Até mais!

 

Compartilhar:

Luan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.