Como montar um Restaurante?

01.07.2020
Montar o próprio negócio é o grande sonho de várias pessoas no Brasil. E começar com a montagem de um pequeno restaurante é o primeiro passo.

Montar o próprio negócio é o grande sonho de várias pessoas no Brasil. E começar com a montagem de um pequeno restaurante é o primeiro passo para se ter um restaurante de sucesso futuramente. A demanda por bons restaurantes, com preços acessíveis e que tenham uma forte veia familiar é algo que faz com que os restaurantes conquistem o tão sonhado sucesso. 

O restaurante familiar é sempre uma boa escolha. No entanto, assim como em qualquer outro projeto, montar um restaurante possui um passo a passo para que tudo possa fluir da melhor maneira possível. Infelizmente, qualquer erro no início da montagem de um restaurante pode resultar em graves consequências no futuro. 

Se você deseja montar o seu próprio restaurante e não sabe por onde começar, continue lendo este artigo.

Como montar um restaurante caseiro?

Esteja bem planejado. Controle suas finanças e calcule o melhor possível todos os preços e custos. Tenha sempre uma estratégia ativa e não deixe de divulgar a inauguração do seu restaurante nas redes sociais. Acompanhe sempre o que os melhores restaurantes estão fazendo para saber das novidades do mercado.

Dicas para ter um restaurante caseiro de sucesso

Segundo o SEBRAE, existem 6 categorias diferentes para um restaurante, sendo elas:

 

  • À la carte: Onde o cliente escolhe o que irá comer à partir de opções disponibilizadas em um cardápio. O prato é preparado quando o pedido é feito.
  • Rodízio: A comida é servida em formato de rodízio, e não há uma quantidade pré-determinada para consumir os alimentos.
  • Self-service: O cliente escolhe o que irá comer a partir de opções determinadas com antecedência.
  • Fast-food: São refeições rápidas e práticas, elaboradas e servidas em um pequeno espaço de tempo.
  • Delivery: O cliente recebe seu pedido a domicílio.
  • Típico: Oferecem pratos típicos de uma região ou país, ou comidas específicas, como comida japonesa, chinesa, temakerias, churrascarias, etc.

 

Com essas informações, você irá descobrir qual atende mais às suas necessidades e montar seu restaurante baseado nela.

Público alvo

Antes de tudo, é importante que você defina quem será o seu público alvo. Tendo o seu público alvo definido, será muito mais fácil seguir adiante no passo a passo para montar o seu restaurante. 

A frase seguinte é clichê, mas infelizmente é verdade. Devemos sempre ter a noção de que nunca conseguiremos agradar a todos. Tentar fazê-lo pode ser um erro fatal para o seu restaurante.

Escolha o local

Escolher bem o local é um passo fundamental. Afinal, é nele que você irá se instalar e desenvolver todo o seu negócio. Além disso, existem alguns fatores na escolha do local que são indispensáveis. Por exemplo, o nível econômico de quem está em volta, os impostos que irão ser pagos em IPTU e a conexão do local com as antenas de celular e internet que você irá precisar para funcionar à todo vapor. Ou seja, dependendo do lugar que você escolher, os custos irão variar, então é necessário avaliar bem tais custos antes de inaugurar o seu restaurante em uma região. 

Outro fator relacionado ao local é a circulação de pessoas. Quais meios de transporte estão disponíveis, a capacidade do seu público de chegar até o seu local, etc. Estes fatores devem ser o que chamamos de facilitadores, pois você quer que os seus clientes cheguem de maneira fácil no seu restaurante. 

Questões legais

As questões relacionadas às leis da sua cidade devem ser extremamente bem avaliadas junto à prefeitura. Não apenas as questões relacionadas com a abertura de um restaurante, mas também como todas as questões envolvendo o seu funcionamento.

Com o tempo, as normas vão ficando cada vez mais fáceis de serem adaptadas. Porém todo cuidado é pouco para que não exista nenhum tipo de inconveniência. Uma delas, talvez a mais relevante para quem deseja abrir um restaurante é a questão da vigilância sanitária. O restaurante precisa estar em condições ótimas todos os dias.

Estética

A aparência de um restaurante é um fator muito importante. Isso acontece não apenas pela questão de fachada, mas todos os mínimos detalhes envolvidos no seu visual: cores, luzes, decoração, vestimenta do pessoal, etc. O som ambiente também é um diferencial. Seja uma música, uma TV ligada, é interessante fazer com que o cliente se lembre de você por esses detalhes.

A comida precisa ser de ótima qualidade, obviamente. Ela também deve ser bonita esteticamente. Esta é mais uma forma de chamar a atenção do seu cliente para o visual do seu restaurante.

E qual o cheiro de um ótimo restaurante? Aquele cheiro de comida que está sendo preparada e que dá água na boca só de sentir. Esse cheiro pode ajudar o seu restaurante a ter destaque e a chamar mais clientes, afinal as pessoas irão querer saber o que está por trás desse cheiro.

Outro ponto importante para ser ressaltado é o tipo de matéria prima de cada objeto que pode ser usado em um restaurante: mármore, madeira, alumínio, metal, pedra, bronze… nosso inconsciente busca aquilo que nos traz mais conforto. Afinal, nada melhor do que estarmos em um local que nos deixa confortáveis e está sempre limpo.

Equipe do restaurante

É difícil montar um restaurante e trabalhar sozinho nele. Não dá pra prestar atenção em todas as funções necessárias sem a ajuda de alguém. Nesse caso, uma equipe ideal é indispensável para o seu restaurante. 

Esteja sempre próximo de sua equipe, e não esqueça de verificar se existem linhas de processos que devem ser seguidas(como montar prato X, comportamento correto como garçom, etc). Todos os processos devem ser muito bem orquestrados.

Marketing para seu restaurante

O último ponto de importância para se dar atenção na hora de montar um restaurante é o marketing. Ter um bom marketing é essencial e a principal forma de o seu restaurante buscar novos clientes. Atualmente, com a internet, as coisas ficaram muito mais fáceis do que eram. Mas não basta apenas ter os meios, mas é necessário saber usá-los. O próprio dono pode se encarregar de estudar e desenvolver estratégias adequadas para cada mídia, baseado no estudo do seu público. Assim é muito mais fácil conseguir novos clientes e consolidar a sua marca nos meios digitais.

 

Esperamos que este post ajude você a montar o seu restaurante!

Compartilhar:

Luan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.