Como oferecer descontos sem perder dinheiro!

Jeniffer OliveiraDicas, Financeiro, NovidadesLeave a Comment

como oferecer desconto

É extremamente importante para qualquer negócio do ramo alimentício saber como oferecer desconto para os seus clientes de forma correta. Em tempos de crise, é automático para os consumidores procurar um restaurante ou lanchonete com promoções disponíveis. Esse tipo de venda pode ser um grande aliado do seu negócio, quando utilizado de forma atraente sem reduzir seus lucros. Mas, afinal, como utilizar de promoções sem perder dinheiro?

As promoções são estratégias de negócios que podem ajudar a atrair novos clientes e aumentar a fidelidade do cliente atual. Elas também servem para girar ou redefinir o estoque e aumentar o dinheiro disponível em caixa de uma forma rápida. Além disso, os consumidores vão gostar quando virem uma vantagem de preço para eles.

O consumidor sempre está procurando motivos para justificar suas compras e a promoção é o melhor aliado nessas horas. Porém, a empresa deve tomar medidas promocionais que sejam eficazes e atendam as necessidades dos seus clientes. Caso contrário, a empresa sofrerá perdas e produzirá o efeito oposto, tanto dentro do seu estoque, quanto dentro do seu faturamento.

Então, como promover e garantir lucros?

Se você usa produtos sazonais, preste atenção em colocá-los no plano de vendas para evitar o estoque. Portanto, reduzir os preços dos pratos é mais interessante do que perder a eficácia dos alimentos, ou muito pior: a qualidade.

Também é possível promover uma combinação de produtos, como uma combinação lanches, sobremesas e bebidas que se complementam entre si. É uma boa estratégia liberar novos combos ou atualizar o seu cardápio para inserir novos produtos e promoções. Você também pode fazer uma promoção de compre 1 leve 2, cartões de fidelidade com carimbo, enviar um molho ou uma bebida grátis. Todas as alternativas são válidas para fidelizar o cliente e garantir o seu lucro nas compras futuras.

Posso ter um cupom de desconto?

O cupom de desconto usado para a próxima compra é um bom canal, pois aumenta a probabilidade de o cliente gastar novamente em sua empresa e estabelece um relacionamento entre as duas partes. Você pode mandar um bilhete para o cliente que pedir em um aplicativo, incentivando o cliente a pedir diretamente com você na próxima compra. Essa atitude ajuda a fugir das taxas cobradas por muitos aplicativos, que podem ser consideradas abusivas.

Você também deve considerar descontos progressivos para poder aumentar quando comprar mais produtos. No entanto, antes de baixar o preço, considere o seguinte:

 

  • Conheça o seu produto

 

Qual é o seu produto mais vendido e quais os seus traços principais? Conheça o seu produto para saber se ele deve ser promovido. Itens fora de estoque também devem ser considerados, principalmente para liberar espaço e evitar perder o investimento feito nos produtos. Monte combos dos produtos mais vendidos com produtos que você deseja eliminar do seu estoque. Assim, você diminui ao máximo as perdas e aumenta o seu lucro.

 

  • Avaliar margem de lucro

 

Analise seus custos e benefícios para não sofrer perdas e acabar vendendo o produto abaixo do preço de custo do mesmo. Além disso, avalie o pagamento e organize-se para garantir que o saldo seja equilibrado. O ideal é utilizar das promoções e cupons de desconto no decorrer do mês. Assim, você equilibra a entrada financeira e descentraliza as compras que geralmente podem acontecer nas primeiras semanas do mês.

 

  • Como planejar uma promoção?

 

Após a análise financeira, defina os produtos a serem promovidos e seu valor. É melhor ter um lucro pequeno em consideração do preço normal do que não ter lucro nenhum!

Converse com fornecedores e principalmente com seus funcionários com antecedência para ver se eles podem suportar um possível crescimento de vendas. Eles precisam estar cientes de que a rotina será mais corrida e com um tempo menor para fazer a preparação dos pratos, mas precisam entender que a qualidade do produto final não deve ser afetada por esse ponto.

Além disso, defina a data de término da promoção e deixe tudo muito claro para o cliente. Mensagens como “produto esgotado” valem a pena.

Por fim, por meio de redes sociais, postagens no Facebook, stories no Instagram, slogans no site, listas de divulgação no WhatsApp fortalecem o intercâmbio de atividades promocionais.

Outro ponto que os profissionais de marketing não podem ignorar é medir os resultados. Infelizmente, se você não analisar se alcançou seus objetivos, não faz sentido criar promoções eficazes. A avaliação indica os sucessos e erros que você precisa melhorar em sua nova promoção. As redes sociais tem a vantagem de permitir a mensuração destes resultados, diferente de ações como panfletos ou telefone.

As promoções sempre serão bem-vindas pelo público. O ideal é sempre alinhar as diretrizes que serão utilizadas nas promoções para que elas sejam vantajosas para ambos os lados. Gostou das dicas? Conta pra gente nos comentários!

LEIA MAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *