Hortifruti Delivery: nova tendência para alimentação natural

Jeniffer OliveiraUncategorizedLeave a Comment

hortifruti delivery

Com o aumento do interesse do público na alimentação natural, o hortifruti delivery se tornou essencial para muitos consumidores. Diversos donos de hortifrútis têm encontrado a oportunidade que precisavam para investir em delivery. O ramo alimentício é muito extenso, possuindo vários segmentos em si.

Com o distanciamento social e a pandemia, boa parte desses segmentos sofreu um impacto extremamente negativo, com uma grande queda nas vendas presenciais. Ainda assim, para alguns, o momento se mostrou propício para se reinventar e dar a volta por cima nos desafios apresentados pelo mercado.

No caso dos hortifrutis, o delivery online apresentou uma chance de expandir o modelo de negócio já existente. Neste post falaremos sobre as vantagens de aderir ao delivery se você possui um hortifruti.

Além de proporcionar mais facilidade para o cliente, um hortifruti permite que o negócio seja levado em veia familiar. Afinal, é uma tarefa onde todos podem participar.

 

Inovação para pequenos negócios

Durante o período de pandemia, muitas feiras foram fechadas com o objetivo de impedir aglomerações. Sendo assim, vários negócios de hortifrutis foram muito afetados. Afinal, sua renda vinha majoritariamente das feiras. Porém, nem tudo se perdeu.

Para empreender com sucesso no ramo de alimentação, é necessário pensar fora da caixa e trazer novas soluções para os seus clientes, atendendo suas necessidades. Agora, em vez de ter os seus clientes visitando você na feira, você irá levar o que o seu cliente precisa diretamente em sua casa.

As entregas a domicílio tem salvado muitos hortifrutis neste período. Os hortifrutis que conseguiram expandir mesmo quando muitos negócios se encontram ainda em crise irão prosperar (e muito) nos próximos meses.

É possível assim comprovar que, independente do tipo ou tamanho do negócio, sempre existe uma maneira de inovar.

 

Como o delivery ajuda os hortifrutis?

O delivery ajuda os hortifrutis oferecendo a oportunidade de continuar a ativa enquanto as feiras não voltam a funcionar. A maior preocupação dos pequenos negócios durante a pandemia foi sobre como eles iriam se manter. A utilização de um cardápio facilita a comunicação com o cliente e o recebimento de pedidos.

Possuir um aplicativo pode acelerar os pedidos que são feitos pelo Whatsapp e auxiliar na consolidação do negócio. O horário de funcionamento pode ser definido pelo gestor ou dono do negócio e a escolha de cobrar taxa de entrega também.

 

Como fazer a migração para o delivery?

  • Investir em redes sociais é essencial para fazer com que você seja visto por seus clientes. Tanto os antigos quanto os novos. Avisar os clientes fiéis por whatsapp que agora você trabalha no segmento é uma boa opção para continuar vendendo.
  • Junte-se a aplicativos de delivery. Alguns aplicativos como ifood, uber eats e aiqfome já tem um grande público. Assim sendo, você economiza no marketing e ganha publicidade de graça para todos os usuários do aplicativo.
  • Trabalhe com embalagens que conservem o estado ideal do alimento. Frutas, verduras e legumes costumam ser delicados e pode ser um problema fazer a entrega dos mesmos sem uma embalagem que preserve a sua qualidade.
  • É indispensável trabalhar com uma entrega otimizada. Afinal, agilizar os seus processos garante um melhor atendimento, fidelizando cada vez mais os seus clientes.

 

Ter um hortifruti delivery é uma tarefa lucrativa?

Para a grande maioria dos empreendedores, antes de considerar a ideia de abrir um negócio do gênero, é preciso ter em mente a margem de lucro ao se abrir um hortifruti. Porém é necessário entender que este segmento alimentício tem uma grande variação na margem de lucro. Isso acontece pelo fato de que o faturamento líquido que será necessário investir em um hortifruti depende de diferentes variáveis

Por exemplo, produtos orgânicos e livres de agrotóxicos tendem a apresentar uma margem de lucro um pouco menor. Mesmo que essa opção tenha sofrido um grande aumento na procura pelos consumidores, esses produtos possuem um alto custo mercadológico. Isso pode causar uma inviabilização da compra para muitos empreendedores. 

Já alimentos fora de época podem gerar um lucro um pouco maior. Em casos como este, você pode aumentar o seu preço dada a dificuldade de encontrar esses itens fora de estação.

 

Gostou do conteúdo? Conte pra gente nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *