Marketing para delivery – 10 dicas matadoras para bombar suas vendas!

18.05.2020
Investir em marketing para delivery não é algo fácil. A concorrência é grande. E se você busca ter destaque, precisa levar em conta várias estratégias.

Investir em marketing para delivery não é algo fácil, nós sabemos disso. Em contrapartida, a concorrência no segmento é grande, e aumenta diariamente com a abertura de novos deliveries. Porém se você busca ter destaque, precisa levar em conta vários fatores e estratégias. 

O setor ainda é muito tradicional, o que pode causar problemas para aqueles que buscam deliveries online. Todavia, é preciso se adaptar. Estamos na era da informação e o delivery precisa seguir as novas tendências. Neste artigo abordaremos 10 dicas matadoras para bombar suas vendas.

 1 – Conheça seu cliente

Antes de iniciar as suas estratégias, reflita:

  • Como é o cliente da sua empresa?
  • Quais são seus hábitos? O que gosta e consome?
  • Quais horários seu estabelecimento tem mais fluxo de pessoas?
  • Ele é usuário assíduo de redes sociais?
  • Qual o tamanho de sua cidade e até onde você está disposto a oferecer entregas?

A princípio, estas perguntas irão ajudar você a traçar um perfil para o seu consumidor, tornando mais fácil definir por onde começar.

2 – Personalize seus entregadores

Seus entregadores são extremamente importantes. Acima de tudo, seus clientes sempre irão vê-los, e isso pode auxiliar na sua estratégia de marketing. Em outras palavras, além de receberem treinamento para atender com educação e gentileza, uniformes e adesivos nos materiais de trabalho são uma ótima iniciativa para apresentar a logo da empresa, telefone e outras informações.

Durante o treinamento é sempre bom informar que as entregas devem ser levadas com cuidado para o consumidor final, assim diminuindo a incidência de reclamações por prato virado ou coisas do tipo. Treine seus entregadores para terem empatia e serem simpáticos ao entregar um pedido.

3 – Saiba quais são os canais mais influentes para restaurantes no marketing digital

Com as perguntas do primeiro ponto respondidas, você saberá onde seu cliente está e pode partir para a ação. 

  • Facebook: É a rede social mais popular do mundo, com cerca de 127 milhões de brasileiros na rede.
  • Instagram: Também ganhou popularidade nos últimos anos e é reconhecida como a rede social com mais engajamento.
  • Delivery online: com a crescente busca por comodidade, segurança e praticidade, o delivery online é o seu principal aliado no marketing digital.

4 –  Use a geolocalização 

Algumas redes sociais como facebook e instagram possibilitam a postagem e criação de anúncios por geolocalização. Desta maneira, você pode determinar as áreas de abrangência dos seus posts pagos. Assim, estes posts serão visualizados apenas por pessoas que estão no local.

Aproveite para postar fotos dos seus pratos e possíveis promoções que você gostaria de chamar a atenção para. Tome cuidado para não usar muitos filtros nas fotos dos seus pratos. Afinal, seus clientes querem ver as comidas como elas são, e não receber algo completamente diferente da foto. Outros novos clientes não sabem onde seu delivery fica e, muitas vezes, preferem ir buscar suas entregas.

5 – Produza conteúdos bons

O marketing de conteúdo é um dos principais conceitos do marketing digital, assim como a qualidade do material divulgado. O marketing de conteúdo o torna em um especialista no assunto. Ele está focado em atrair o seu público, conquistando-o por meio de conteúdos de qualidade. Ele não necessariamente promove a marca, mas resolve um problema do público trazendo soluções relevantes.

Sendo assim, aposte em conteúdos originais e específicos para o seu público. Crie pequenos quadros para suas postagens, fale sobre seus pratos e mostre a rotina diária do seu restaurante. Os clientes se sentirão mais próximos quando eles te conhecerem melhor.

6 – Faça vídeos

Criar e compartilhar vídeos está cada vez mais fácil. Em suma, o consumo deste conteúdo tem crescido a cada ano no país cerca de 135% nos últimos 4 anos. Use este fato à favor do seu comércio.

Esta estratégia se enquadra como marketing de conteúdo, que abordamos no tópico anterior. Vídeos que retratam o dia-a-dia dos bastidores e o preparo dos pratos são muito bem vistos pelo público em geral, pois estreitam o relacionamento do consumidor com a marca. Normalmente, quanto mais amamos um assunto, mais conteúdo iremos consumir sobre ele. Mostrar o estabelecimento além do salão faz com que os clientes se sintam mais próximos com a marca.

É também uma oportunidade para você mostrar os valores e princípios da sua marca, pois estes fatores fazem com que ela seja única.

7 – As avaliações online são muito importantes

Nosso parceiro Sischef tem um post com dicas de como responder a avaliações e comentários sobre o seu delivery. Para muitos consumidores, buscar um produto ou serviço online antes de efetuar a compra faz parte da rotina. Durante estas busca, grande parte irá ler as avaliações e as suas respostas para as mesmas. Sendo assim, não deixe de acompanhar o que os seus clientes falam do seu estabelecimento. Notas ruins e maus comentários podem impactar diretamente na forma com que um novo cliente vê a marca, afetando a decisão de escolher ou não a sua marca.

Então, sempre tente transformar avaliações negativas em positivas: responda os comentários e faça o que puder para isso. Nunca deixe um comentário ou avaliação sem resposta. Sua seletividade pode ser mal vista pelos futuros clientes, afinal pessoas que não respondem a críticas negativas podem ser vistas como alguém que não sabe lidar com as críticas.

Lembre-se também de nunca levar as coisas para o lado pessoal. O cliente está insatisfeito com a experiência que ele teve com o delivery, não diretamente com você. Sua função é tentar encontrar a raiz dessa insatisfação e comprometer-se a mudar para melhor. Seja sempre educado, amável e sincero nas respostas e não se preocupe com o tamanho da mesma. Textos extremamente curtos podem parecer robotizados.

8 – Faça promoções

Uma ótima estratégia de marketing para delivery é utilizar promoções. Invista nas redes sociais, pois elas tem um grande alcance e baixo custo. Junto com o seu marketing de conteúdo você pode criar promoções para fidelização dos seus clientes. Cupons cumulativos, programas de fidelidade (ao chegar a 10 pedidos, ganha um prato ou a cada X reais em compras, ganha um refrigerante 2l).

Invista também em parcerias com food bloggers da sua cidade. A importância que estas pessoas possuem com o público que os seguem é enorme. Crie cupons de desconto para o food blogger e, a cada X número de pessoas que  usarem o cupom, este food blogger recebe uma entrega, por exemplo. As opções são variadas e você pode conversar com alguém que se adeque ao seu público e a sua visão para o seu delivery. Além disso, elas ajudam a reforçar o relacionamento com os atuais clientes. 

9 – Deixe os produtos que são seu carro-chefe em destaque

Muitos lugares cometem o erro de criar um cardápio enorme e com muitas opções. Porém esta atitude dificulta o processo da escolha do cliente, pois a indecisão pode surgir e a pessoa não acabar pedindo com você. Então para facilitar para o cliente, dedique a área superior do seu cardápio online para os produtos mais pedidos. Deste modo, você agiliza a escolha do cliente.

Você também pode criar combos que você sabe que sairão facilmente e dar um desconto no valor total. Assim você economiza e o cliente também. Outra opção é variar entre a ordem dos pratos em destaque e colocar um prato que não tenha tanta fama no seu restaurante. Assim os clientes se interessarão e ele pode se tornar um prato com mais vendas e maior lucro pra você.

10 – Atue nas plataformas online de delivery

Um dos meios mais eficazes para atender os seus clientes online sem a necessidade de um site é integrar seu estabelecimento em sites e aplicativos de delivery. Afinal, estes sites e aplicativos são normalmente responsáveis pela entrega, além de trazerem uma grande visibilidade para o seu negócio.

O cardápio digital qrpedir é muito fácil de utilizar pois o seu cliente não precisa instalar nenhum aplicativo de delivery. Basta o cliente acessar o link personalizado do seu cardápio digital enviado no WhatsApp que o cardápio abrirá no celular dele. Após o cardápio abrir no smartphone do cliente, basta ele escolher os produtos e confirmar o pedido.  Os pedidos pelo WhatsApp serão automatizados utilizando a resposta automática do WhatsApp Business e inserindo nela o seu link para o cardápio digital qrpedir.

O melhor de tudo isso é que os clientes são seus e não de aplicativos de delivery.  Outro benefício  é que qrpedir não cobra taxas abusivas em cima dos seus pedidos, apenas um valor fixo mensal. Conheça os benefícios clicando aqui!

 

Esperamos que essas dicas ajudem você a melhorar a comunicação da sua empresa e aumente suas vendas!

 

LEIA MAIS

Compartilhar:

Luan

2 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.