Como melhorar o atendimento do restaurante: dicas infalíveis!

07.11.2019
É necessário buscar novas formas de melhorar o atendimento do restaurante, para alcansar o sucesso de qualquer negócio, seja ele de grande ou pequeno porte!

Buscar sempre novas formas de melhorar o atendimento do restaurante é algo extremamente necessário para o sucesso de qualquer negócio, seja ele de grande ou pequeno porte!

Afinal de contas, o atendimento é o que cativa um consumidor. Mas, se a experiência é negativa não importa a qualidade da comida, certamente ele não irá voltar.

Hoje em dia, com a satisfação do cliente cada vez mais em pauta, esse é um assunto que vem sendo muito falado.

Por isso, não poderíamos deixar ele de fora do nosso blog. Dessa forma, separamos algumas dicas incríveis que irão manter seu estabelecimento:

  • Inovador;
  • Qualificado;
  • Atencioso;
  • Humanizado.

Dicas para melhorar o atendimento do seu restaurante

Como sabemos bem, o atendimento é a primeira parte do serviço com o qual os clientes têm um contato com seu estabelecimento.

O que pode ocorrer de inúmeras formas, tal como por telefone ou presencialmente. Por isso, em um aspecto geral, esse deve prezar pela qualidade.

Pensando nisso, separei uma lista de dicas que poderá ajudar você a potencializar as vendas através da fidelização no trato ao consumidor!

1. Em primeiro lugar, ofereça um serviço humanizado:

Antigamente o padrão de atendimento em diferentes estilos de estabelecimentos era o simples “ataque” ao consumidor.

Ou seja, um atendente que abordava e convencia o cliente na fala. Mas, nos últimos anos esse tipo de abordagem perdeu a força, dando espaço ao lugar de fala do cliente.

Isso porque eles querem ser ouvidos e entendidos, de modo que consigam encontrar soluções para seus desejos ou necessidades, por isso busque:

  • Ouvir com atenção: treine seus funcionários para ouvirem o cliente, assim eles conseguirão indicar pratos ideais para seus gostos, “tamanho” da fome, etc;
  • Boa vontade: além disso, os atendentes devem não apenas ouvir como estar disponíveis e dispostos a ajudar. Por exemplo, um cliente com dúvidas espera poder perguntar sem que o colaborador responda ou faça cara de má vontade durante o serviço. Levando assim a outra dica…
  • Seja cordial: isso vai muito além da boa educação e, sim, no atendimento que visa o engajamento entre consumidor-estabelecimento. Criando assim, uma relação duradoura que gera a fidelização e retorno do cliente ao estabelecimento.

2. Agilidade e orientação:

A fim de melhorar o atendimento do restaurante, seus colaboradores devem estar atentos ao cliente desde o momento que ele entra no local.

Claro que isso não significa sufocá-los! Mas, não deixar o cliente esperando para ser atendido é extremamente importante.

Tanto quanto, prestar atenção nos sinais dados pelo cliente, já que algumas pessoas nem sempre estão abertas ao diálogo.

Investir no clássico “Posso ajudar?” é a melhor forma de mostrar prestatividade e respeitar o espaço do próximo, aguardando sua interação sem forçar o atendimento!

3. Melhore o atendimento do restaurante com ajuda da tecnologia:

Além da capacitação dos seus colaboradores, para melhorar o atendimento é preciso ainda investir em tecnologia!

Isso porque elas trazem inúmeros benefícios aos restaurantes, indo desde o aumento da produtividade até a agilidade do serviço. Desse modo, as melhores opções são:

  • Softwares de gestão automatizados: são sistemas abrangentes que facilitam a administração do negócio e com isso, elevam a qualidade do atendimento. Uma vez que são integráveis com diversas outras tecnologias que veremos abaixo. Através desses softwares é possível reduzir erros e aumentar a eficácia nos processos;
  • Autoatendimento: investir em cardápios digitais com possibilidade de realizar o pedido através de tablets, smartphones ou totens é algo cada vez mais comum. Esse tipo de investimento agiliza o processo de pedidos e execução dos pratos. Ao mesmo tempo que, reduz os custos dos restaurantes em diferentes aspectos (mão-de-obra, custos com impressão, redução dos erros, etc);
  • Comanda eletrônica: esse é um sistema já bastante comum, mas, que ainda não é tão utilizado assim. Caracterizado pelo uso de cartões que registram o consumo dos clientes ao longo do serviço. Ou até mesmo, um registro feito em um celular/tablet usado pelos garçons. Em ambos os casos, o pedido é enviado diretamente para a cozinha e fechado de modo mais ágil.

4. Canais de comunicação e formas de pagamento:

Esses são dois aspectos que impactam diretamente na qualidade do atendimento e da imagem que o cliente cria do seu negócio.

Para ambos, é muito importante que ocorra uma ampliação. Ou seja, que você ofereça mais possibilidades para que ele não se sinta restringido.

Algo que chega a evitar até mesmo a perda de determinados consumidores, é claro!

  • ⦁ Comunicação: procure estar disponível nos principais canais de comunicação do seu público-alvo, considerando ainda a utilização do WhatsApp Business que tem se tornado bastante comum. Acontece que quanto mais você se mostra disponível, mais o cliente se sente valorizado. Pois, não haverá dificuldades para realizar uma reserva, por exemplo, já que você busca facilitar sua rotina;
  • Pagamento: busque trabalhar com as diversas bandeiras e até mesmo tickets, não se prenda ao dinheiro ou débito. Além disso, considere formas de pagamento automatizadas e modernas.

5. Personalize o atendimento do restaurante:

Não existe nada melhor do que chegar em um estabelecimento e ser atendimento da maneira que mais deseja, não é mesmo?

A personalização no atendimento visa justamente isso, se adaptar ao cliente. Não o contrário como vemos na maioria dos estabelecimentos.

Logo, essa é não apenas uma forma de melhorar o atendimento do restaurante como criar um diferencial competitivo em relação aos demais!

Mas, como fazer isso? Tudo irá depender do estilo do negócio e seus consumidores, podendo ser através de:

  • Espaços kids e pet friendly;
  • Cozinha aberta com preparo na frente do cliente;
  • Identificação dos clientes (nome);
  • Engajamento e interatividade por parte dos colaboradores;
  • Benefícios exclusivos em datas especiais;
  • Monitoramento de satisfação;
  • Entre outros.

Conclusão

Podemos ver então, ao longo deste artigo, que para melhorar o atendimento do restaurante é essencial:

  • Ouvir o consumidor e entender seus gostos/necessidades;
  • Se adaptar ao público e não o contrário;
  • Estar disponível, ser cordial e trabalhar com soluções adequadas;
  • Investir em tecnologias que melhorem a experiência.

Com isso, você aumenta a satisfação do cliente através de uma experiência única e memorável!

Ainda possui alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe-a nos comentários para que possamos lhe ajudar.

Leia também:

Compartilhar:

Luan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.