Menu Digital: Conheça essa nova tecnologia!

17.09.2019
Veja quais são os benefícios de se usar o menu digital no seu estabelecimento, seja ele um restaurante, bar, pizzaria ou similares.

O rápido desenvolvimento da tecnologia dos smartphones criou uma ótima oportunidade para trabalhar com códigos QR. Com isso, restaurantes, bares, pizzarias e similares ganharam um excelente aliado ao marketing, o menu digital.

Os QR Codes são utilizados em todo o mundo pois são práticos e fáceis de usar, e por isso, ganharam uma grande popularidade no setor de food service.

O que é o QR Code?

O código QR é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera.

Uma das vantagens do QR Code é que ele não tem a necessidade de se digitar os endereços da web, tarefa que não é muito fácil em alguns celulares.

Então, literalmente, é só apontar a câmera para um QR Code para que o conteúdo que contém nele seja exibido no navegador da internet.

Como funciona o Menu Digital com QR Code?

Para ter acesso ao menu digital codificado em um QR Code, a pessoa deve primeiro dispor de uma câmera em um smartphone ou um programa feito para ler o código.

Depois que a câmera estiver aberta, basta posicioná-la sobre o QR Code para que o cardápio seja disponibilizado na tela.

Abaixo estão alguns exemplos de como os estabelecimentos estão fazendo por todo o mundo, onde o QR Code já virou algo comum na vida da população.

O que esses restaurantes têm em comum? Todos esses QR Codes localizados nas mesas levam a um único lugar: para o seu cardápio (menu).

E quais são os benefícios de um Menu Digital?

Sem dúvidas que a maior vantagem desse tipo de cardápio digital é a facilidade dos clientes que chegam no restaurante em acessar o cardápio rapidamente, apenas escaneando o QR Code do seu próprio celular.

Já existem muitos restaurantes pelo Brasil que abriram mão do engessado cardápio em papel e investiram nessa nova tecnologia.

Com um cardápio digital, o garçom consegue dar mais atenção aos clientes do restaurante, já que ele não precisará mais anotar os pedidos, dessa forma, também aumentando a qualidade do atendimento.

Outra vantagem para o seu restaurante, é que você não irá mais precisar renovar o seu cardápio em papel toda vez que quiser adicionar algo novo ou alterar os preços. Assim você acaba economizando com a impressão em gráficas.

Se um prato sofrer modificação ou mesmo se você quiser fazer uma promoção do dia que é uma ótima opção para aumentar as vendas essa flexibilidade pode ser encontrada através de um cardápio digital.

Como gerenciar sua equipe com o Menu Digital

Muita gente tem em mente que implantar um cardápio digital significa dispensar os garçons. Mas não é assim que a coisa funciona. 

A sua equipe toda ganha com a implantação de um cardápio digital, facilitando o seu trabalho aproveitando uma série de vantagens.

Depois de contar com um cardápio digital, seus garçons podem circular livremente pelo estabelecimento. Assim poderão exercer suas funções com mais qualidade, até mesmo em um time com poucas pessoas.

O poder de um cardápio digital é um cliente mais satisfeito. Como antes, com o trabalho manual para anotar pedidos, era possível encontrar a possibilidade de desencontros com os pedidos.

Agora com um cardápio digital o restaurante passa a extinguir seus erros, pois eles foram foram feitos pelo próprio cliente, aumentando assim sua experiência no restaurante.

Com menos garçons para gerenciar, o proprietário do restaurante diminui seus custos e pode assim, investir em treinamentos para tornar a equipe mais eficiente.

Maior controle financeiro do seu negócio

Outra vantagem bem importante que é dividida por donos de restaurantes é o controle financeiro. Com um cardápio digital, acabam as confusões sobre os pedidos na hora do fechamento da conta.

É possível ter um total controle do que foi pedido em cada mesa. Assim diminuem-se consideravelmente as perdas referentes ao que seus garçons possivelmente deixam passar despercebidas. Como por exemplo um esquecimento na hora de anotar o pedido e o que levaram para a mesa.

No final do dia, o seu caixa e seu fluxo de pedidos já está todo organizado, para que você não precise ficar até mais tarde para resolver esses assuntos. É um total controle na sua mão!

Aumento nas vendas

Em outras palavras muito mais fácil para o cliente solicitar bebidas e refeições, por isso passam a ter uma tendência de consumir mais. Isso porque muitos consumidores podem ter preguiça de esperar o garçom aparecer outra vez na mesa e acabam desistindo de comer ou beber alguma ou outra coisa.

Nestes casos, o que acontece de verdade é que o cliente acaba pedindo a conta quando o garçom volta a aparecer por perto da mesa.

Mais alguns benefícios do Menu Digital:

  • É uma tecnologia que facilita a escolha do cliente, por meio de uma busca simplificada;
  • Menor custo para atualizar o cardápio, já que ele não é necessário ser impresso toda vez que um produto for alterado.
  • Agiliza o atendimento e a preparação dos pratos;
  • Aumenta a interação com o cliente, tornando-o um cliente fiel ao seu restaurante (se ele tiver uma boa experiência, é claro).

Invista em um Menu Digital para ter bons resultados

São muitos os benefícios que a adoção de um menu digital proporciona para o seu estabelecimento. Podemos ter certeza que essas novas opções para o consumidor convergem para um resultado comum: uma experiência diferenciada aos clientes.

A automação desses processos e o aumento da satisfação dos clientes estão atreladas aos bons resultados do seu negócio, seja do seu restaurante, bar, lanchonete ou similar.

Ficou com alguma dúvida quanto ao funcionamento do menu digital? Deixe um comentário abaixo que nós responderemos com imenso prazer!

Compartilhar:

Luan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.