Menu Digital: Conheça essa tecnologia que é tendência nos food services!

09.09.2022
Veja quais são os benefícios de se usar o menu digital no seu estabelecimento, seja ele um restaurante, bar, pizzaria ou similares.
Menu Digital

Tempo de leitura: 15 minutos 

Menu Digital | Cardápio Digital | Food Service | Restaurante

Moderno, econômico e muito prático, o menu digital veio trazer praticidade para os food services e proporcionar ao consumidor uma experiência inovadora.


Atualmente, o mundo vive a era da tecnologia. Nesse contexto, as pessoas passaram a resolver praticamente tudo com apenas alguns cliques em seus dispositivos móveis. Por isso, muitos negócios viram-se obrigados a se adequarem a essa nova realidade e com os food services não foi diferente. 

Por esse motivo, muitos gestores passaram a investir mais em tecnologias capazes de automatizar os processos em seus food services, como nos sistemas de gestão.

Contudo, além desses sistemas gestores, outra tecnologia está em alta entre os food services no Brasil e no mundo: o menu digital. Esse, não só ajuda a complementar a organização do estabelecimento, como também, é um ótimo aliado quando o assunto é entregar uma experiência incrível ao cliente. 

Por tudo isso e muito mais é que neste artigo iremos te explicar a fundo o que é o menu digital – também conhecido como cardápio digital -, como ele funciona e como ele pode ajudar e muito, seu food service. 

Então, vamos lá!

O que é o menu digital? 

No nosso artigo, “O que é e quais são as vantagens do cardápio digital para restaurante”, esclarecemos que o menu digital nada mais é que um software programado para substituir os menus físicos dos food services, que vem ganhando popularidade, por ser prático e intuitivo. 

Existem vários tipos de menus digitais disponíveis no mercado, com modelos e funções diferentes. Então, vamos conhecer a diferença entre os principais? Acompanhe. 

Board Menu digital

Sabe quando você vai à praça de alimentação e se depara com aqueles menus que estão na parte superior do restaurante? Então, esse é um board menu. 

Provavelmente, é o menu digital mais conhecido no segmento do food service. Como citamos anteriormente, o board menu é muito utilizado nas praças de alimentação dos shoppings por fast food, restaurantes, cafeterias etc. 

O board menu é uma ótima opção para promover novos pratos ou mostrar promoções, entretanto ele não dispõe do mesmo contato com os clientes que os demais menus digitais. 

Dessa forma, esse modelo acaba não sendo tão eficaz, quanto os demais. 

Totem de autoatendimento

Geralmente muito utilizado por redes de fast food, o totem de autoatendimento trata-se de um modelo de menu digital em que o cliente realiza seu pedido e paga sem precisar de interação com o atendente, apenas na hora da retirada ou entrega na mesa. 

Além disso, esse tipo impede o risco da duplicidade do pedido, diminui as filas nos caixas e como o próprio nome diz, dá autonomia ao cliente para escolher seu pedido. No entanto, quando não são disponibilizados totens suficientes, podemos observar, principalmente em horários de picos, filas se formando tanto no caixa quanto na frente desses.  

A rede de fast food McDonald ‘s é um exemplo de food services que utilizam esse modelo.

Menu digital no tablet

O menu digital no tablet é uma ferramenta que substitui os cardápios tradicionais, dando um ar moderno para o food service, o que é bem visto aos olhos dos consumidores.   

Entretanto, nesse modelo o atendimento do food service não sofre alteração, ou seja, continua da forma tradicional. O garçom terá que anotar os pedidos e os levar até as suas áreas de produção. 

Mas, se o atendimento continua da mesma forma, qual é a diferença entre utilizar o menu digital no tablet e o menu tradicional? Vamos te explicar, agora. 

Se porventura, o food service deixar de oferecer um prato específico, certamente será necessário realizar a alteração, ou seja, a exclusão do prato no menu. Nesse caso, se o estabelecimento utiliza o menu tradicional, esse não valerá mais de nada, pois um novo cardápio precisará ser feito, gerando mais gastos. 

Já com um menu digital no tablet, ele conseguirá realizar as alterações necessárias, como excluir, acrescentar ou editar os pratos de maneira rápida e prática. Uma das vantagens de utilizar esse estilo de menu é a possibilidade de caprichar nas descrições e nas fotos dos pratos. Certamente, as vendas irão crescer exponencialmente.

Menu por QR Code mesa

cardápio digital
cardápio digital por QR Code

O rápido desenvolvimento da tecnologia dos smartphones criou uma ótima oportunidade para trabalhar com códigos QR. Com isso, restaurantes, bares, pizzarias e similares ganharam um excelente aliado ao marketing, o menu digital.

Os QR Codes são utilizados em todo o mundo pois são práticos e fáceis de usar.  Por isso, ganharam uma grande popularidade no setor de food service.

O que é o QR Code?

O código QR Code é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos dispositivos móveis equipados com câmera.

Uma das vantagens do QR Code é que com ele não existe a necessidade de se digitar os endereços da web, tarefa que não é muito fácil em algumas situações.

Logo, é só apontar a câmera para um QR Code para que o conteúdo que contém nele seja exibido no navegador da internet.

Como funciona o Menu Digital com QR Code?

Para ter acesso ao menu digital codificado em um QR Code, a pessoa deve primeiro dispor de uma câmera em um smartphone ou um programa feito para ler o código.

Depois que a câmera estiver aberta, basta posicioná-la sobre o QR Code. Em seguida aparecerá um símbolo na tela que encaminha o usuário para o link a ser clicado, por fim ao clicar no link  o cardápio será disponibilizado na tela.

Menu digital por link 

cardápio digital para delivery
Link de cardápio digital enviado pelo whatsapp

No menu digital por link, sua utilização é bem simples, rápida e prática. Esse modelo é bem parecido com o QR Code, a diferença está no acesso. 

No estilo via QR Code, é necessário fazer a leitura do código para ter acesso ao menu, ou seja, o cliente precisa estar no food service. Já no menu digital por link, o food service disponibiliza o link por outros meios. Muitas vezes esses são os mesmos utilizados para a divulgação do estabelecimento, geralmente, seus perfis das redes sociais e

WhatsApp. 

Ao clicar no link, o cliente será direcionado ao cardápio do food service, onde poderá realizar seu pedido escolhendo se quer recebê-lo em casa ou retirá-lo. Tudo isso sem precisar contatar diretamente um atendente do food service. 

Dessa forma, o menu digital por link, facilita todo o processo, tanto para o cliente, quanto para o estabelecimento.

Mais do que com a eficiência e praticidade que os menus digitais proporcionam, pode-se contar também com uma melhora no contato com o cliente. 

Ele vai oferecer a praticidade da automação, ainda mais se for integrado a um sistema de gestão. Podendo ser acessado por meio de celulares, tablets, computadores e totens, sendo que cada um possui a sua particularidade.  

Como escolher o melhor menu digital? 

Contudo, antes de escolher qual menu digital você implantará, será preciso analisar quais as funções que cada um oferece e a partir disso, escolher o que melhor lhe atenderá. Todavia, é necessário observar quais são os benefícios oferecidos a curto e médio prazo pelo modelo escolhido.

Por último, verifique se a ferramenta escolhida disponibiliza suporte técnico. Comumente, esse ponto é esquecido pela maioria que acabam contratando o mais barato, sem conhecer o que eles realmente oferecem. 

Os benefícios de um Menu Digital

Agora que sabemos quais são os tipos mais comuns dos menus digitais, vamos conferir quais são os benefícios de adotar em seu food service. 

À frente da concorrência

Sem dúvidas a maior vantagem desse tipo de menu é a autonomia que ele dispõe ao cliente no momento em que ele está realizando o seu pedido. Por isso, muitos restaurantes pelo Brasil e pelo mundo, estão abrindo mão do ultrapassado cardápio de papel e estão investindo nessa nova tecnologia, saindo à frente da concorrência de seu segmento. 

Redução de custos

Como dissemos anteriormente, uma vantagem para o seu restaurante, é que com a utilização do menu digital, você não precisará imprimir novos cardápios em papel toda vez que for necessário fazer alguma alteração, por exemplo, excluir ou incluir um novo prato.

Em suma, você garantirá muita economia e evitará muito desperdício de tempo.

Agilidade no atendimento

Ao utilizar o cardápio digital, o garçom consegue dar mais atenção aos clientes, já que ele não precisará mais anotar os pedidos com tanta frequência. 

Assim, o food service ganha mais tempo e você poderá alocar seus colaboradores em outras tarefas. 

Maior evidência de seus melhores pratos

Com a facilidade em alterar seus pratos em seu cardápio, você pode colocar seus carros chefes em evidência, assim instigando os seus clientes a solicitá-los. Diante disso, você também pode dar sugestões, por exemplo, complementos que combinam com ele. 

Aliás, você pode destacar promoções e até acrescentar adicionais de alguns pratos específicos para despertar a curiosidade do cliente, como resultado, aumentar suas vendas. 

Redução de erros

Sabemos que quando o food service está com grande movimento, a correria é inevitável e a probabilidade de acontecer erros é grande. 

Não raro nesses casos, os garçons costumam confundir-se ao anotar ou entregar os pedidos, devido a grande demanda de mesas a serem atendidas. Essas situações podem se tornar uma grande dor de cabeça para os gestores. 

Exemplificando melhor, quando um cliente vai ao restaurante e lhe é servido algo que ele não pediu, automaticamente ele o devolve. Essa troca pode parecer inofensiva para o cliente, mas para o food service ela é uma perda significativa. 

De modo geral, o estabelecimento perde triplicadamente. Em primeiro lugar, perde o lucro sobre o pedido, em segundo, o preço sobre a quantidade dos insumos que foram utilizados, e por fim, o preço sobre os esforços demandados.

Com o menu digital, mesmo em dias de grande movimentação no food service, a chance de acontecerem esses tipos de erros cai drasticamente. 

O poder de um cardápio digital é um cliente mais satisfeito!

Aumento nas vendas

Quando o cliente possui o menu digital em suas mãos, fica muito mais fácil solicitar bebidas e refeições. Por essa razão, a tendência de consumirem mais é bem maior. 

A tendência é que haja um crescimento de até 15% no ticket médio. 

Isso porque o cardápio está à disposição do cliente trazendo o impulso de pedir algo a mais que o esperado. 

Quer deixar ainda melhor? Inclua fotos com uma ótima resolução e que sejam condizentes com seus pratos. Não se esqueça da descrição, essa precisa ser clara e completa.  

Fidelização do cliente e experiência diferenciada 

Sabemos que conseguir a tão sonhada fidelização, não é uma tarefa fácil, porém não é impossível. Com a junção da agilidade, qualidade no atendimento e a praticidade nos processos, a satisfação do cliente é certa. 

Com o cardápio digital, o food service consegue proporcionar ao consumidor essa experiência, fazendo com que ele passe a frequentar com mais periodicidade, além de indicar para família e amigos. Tornando-se assim, um cliente fiel.  

Como gerenciar sua equipe com o Menu Digital

Podemos perceber em muitos casos a não adaptação do food service aos menus digitais, o principal motivo? A interferência dos garçons. Mesmo com o menu digital disponível, esses acabam oferecendo um atendimento pessoal tradicional, não dando espaço para que os clientes aprendam a se auto atenderem. 

Essa situação acontece, porque muitas vezes, o colaborador tem receio de perder seu emprego, acreditando assim, que o menu é seu “concorrente”. Contudo, isso não é verdade. 

Essa ferramenta é uma facilitadora que agiliza o processo de atendimento, enquanto as atividades do garçom são otimizadas. Ou seja, o garçom continuará realizando algumas de suas tarefas, por exemplo, servir as mesas, tirar dúvidas etc., porém, com a oportunidade de fazer tudo muito bem feito. 

Além disso, é de extrema importância que seus colaboradores sejam treinados para auxiliar os clientes a utilizá-lo. Dessa maneira, a sua equipe ganha com a implantação dessa ferramenta, que pode ser visto como novo colega de trabalho, o qual aliviará a carga de trabalho.

Confira o vídeo que preparamos sobre esse assunto: 

Por que usar o menu digital qrpedir? 

Como vimos, há muitos benefícios em utilizar um cardápio digital em seu food service e para escolher qual contratar, é preciso analisar qual é o melhor que irá lhe atender. Por essa questão, vamos mostrar o porquê que o qrpedir é a melhor opção de menu digital para seu food service. Vamos lá! 

Menu digital qrpedir delivery e qrpedir mesa 

O qrpedir é um dos cardápios digitais mais completos e eficientes do Brasil. Ele existe tanto para atendimento presencial quanto delivery. Logo, os benefícios e as funcionalidades oferecidas, aumentam na hora de beneficiar tanto o food service que o contrata, quanto os seus clientes. 

Veja os benefícios e as vantagens do qrpedir: 

Sem cobrança de taxa por pedido

No qrpedir, seus pedidos não sofrem cobranças de taxas, sendo assim, o valor da venda do produto fica com o food service, mantendo o lucro, uma vez que não haverá mais o custo da taxa por pedido. Nessa circunstância, existe apenas a cobrança da mensalidade.

Cardápio online.
Atualização em tempo real

Atualização dos pedidos em tempo real

Imagine a seguinte situação: você possui uma bebida em que um dos ingredientes para prepará-la é morango. Entretanto, no momento em que vai preparar o drink, seu barman percebe que a fruta acabou. Nessa situação será preciso avisar ao cliente que o seu pedido não poderá ser atendido por falta de matéria-prima. 

É um caso chato, não é? Em suma, esse tipo de acontecimento deixa seu food service “queimado” aos olhos do consumidor, que se sente extremamente frustrado. 

Com o qrpedir, é possível evitar que esse tipo de situação aconteça. Como? Bom, o qrpedir possui a função de modificar, excluir ou pausar temporariamente seus pratos, e tudo isso, a qualquer momento. Dessa maneira, você poderá prevenir que o tipo de situação citada como exemplo, aconteça.  

Não há necessidade de baixar nenhum aplicativo

Para realizar pedidos com aplicativos de delivery tradicionais, é obrigatório a instalação desses nos dispositivos móveis dos usuários, possibilitando a sua utilização.

No qrpedir é muito mais simples, basta o cliente acessar o link enviado ou disponibilizado pelo food service e realizar o seu pedido, sem complicação.

Além disso, a disputa com os outros food services não existe, já que o cardápio digital é um espaço exclusivo do próprio estabelecimento. Diferente do que acontece nos aplicativos de delivery, onde há uma grande quantidade de food services que disputam a atenção do cliente. 

Integrado à sistemas de gestão 

O qrpedir possui integração com sistemas de gestão para restaurantes, por exemplo, o nosso parceiro Sischef. Essa integração facilita os processos desde o recebimento do pedido, até a saída para a entrega. Assim, proporcionando uma performance ainda mais completa do delivery oferecido pelo aplicativo. 

Suporte rápido e adequado

 

analista de suporteAo contratar o qrpedir, o gestor conta com o suporte técnico para solucionar rapidamente algumas instabilidades que possam ocorrer. O horário de atendimento? Esse é personalizado.

Confira os horários de atendimento: 

  • De segunda a sexta-feira: das 08h30min às 22h;
  • Sábado: das 10h às 13h45min e das 16h às 19h45min;
  • Domingo e feriados: das 10h às 12h. 

A cozinha funciona com mais rapidez

Os pedidos realizados através do cardápio digital são encaminhados diretamente para as suas respectivas áreas de produção. Isso significa que o garçom não precisa se deslocar a cada área para entregar a comanda com o pedido. 

Além disso, evitará erros que podem ser cometidos pela cozinha por não entender o que está escrito na comanda, dado que a comanda sai impressa. 

Acompanhamento financeiro 

Com o cardápio digital, o controle financeiro fica mais fácil, além disso, você consegue acessar seus relatórios de vendas, assim organizando seu financeiro com praticidade. 

Ademais, é possível ter um total controle do que foi pedido em cada mesa. Assim, diminui-se consideravelmente os erros que tenham sido cometidos. Por exemplo, algum item que foi esquecido na hora da anotação do pedido e o que levaram para a mesa. Do mesmo modo, acabam as confusões sobre os pedidos na hora do fechamento da conta.

Aumento das vendas

aumento das vendasNeste artigo já mencionamos que a tendência do cliente consumir mais quando se utiliza o cardápio digital é maior, já que não há a necessidade de esperar o garçom passar pela mesa para solicitar algo a mais que queira consumir, aumentando as vendas.  

Além disso, com a junção de todos esses benefícios é quase impossível não conquistar o cliente ao mostrar que seu food service proporciona um atendimento de qualidade visando o bem-estar dele. 

Ufa! São tantos os benefícios que o qrpedir tem! Quer saber um pouco mais sobre eles? Clique aqui e solicite a sua demonstração. 

Conclusão

Em síntese, são muitos os benefícios que a adoção de um menu digital proporciona para o seu estabelecimento. Podemos ter certeza que essas novas opções para o consumidor convergem para um resultado comum: uma experiência diferenciada aos clientes.

A automação desses processos e o aumento da satisfação dos clientes estão atreladas aos bons resultados do seu negócio, seja do seu restaurante, bar, lanchonete ou similares.

Esperamos que esse artigo tenha lhe ajudado a entender sobre o que é e quais os benefícios do menu digital. Entretanto, caso tenha alguma dúvida, deixe um comentário abaixo que nós responderemos com imenso prazer!

Até logo!

 

Leitura que recomendamos 

Passo a passo para montar uma ficha técnica para os seus pratos 

Aplicativos para restaurantes, como funcionam? 

Ana Moraes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.