O que é Open Delivery? Veja quais serão seus impactos nos food services.

26.09.2022
opem delivery

Tempo de leitura: 05 minutos      Open Delivery | Delivery | Cardápio Digital 

Com o intuito de padronizar as informações e facilitar os processos de entregas, o Open Delivery está ganhando espaço entre os food services do Brasil. 


Mesmo após o isolamento, causado pela pandemia do Covid-19, muitas pessoas estão optando por passar mais tempo em casa. Seja aproveitando com a família e amigos ou trabalhando, uma vez que o modelo home office caiu nas graças de muitas empresas. 

Visto isso, os food services observaram a necessidade de se adequarem a essa nova realidade que é inversa à alimentação fora do lar,  incluindo novas formas de atender essa demanda crescente. Para tanto, a saída foi melhorar ou incluir a opção de entrega de pedidos, utilizado alguns meios, entre eles, os vários aplicativos de delivery. 

Entretanto, ao realizarem essa melhora ou inclusão, esses estabelecimentos se deparam com diferentes processos burocráticos. Por exemplo, a realização de seu cadastro dentro de cada um dos aplicativos de delivery, já que cada um é uma plataforma específica, que utiliza seus próprios softwares e tem suas próprias regras. 

Imagine que um restaurante tem em seu cardápio algo por volta de 100 produtos, e que para cada cadastro em um app será necessário incluir todos eles junto às suas imagens, descrição, preço etc. Vai dar muito trabalho, certo?

Ao perceber toda essa complexidade, a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) em parceria com outras entidades e empresas, trouxe uma iniciativa com o intuito de descomplicar essa situação, assim surgiu o Open Delivery. Ele estabelece um padrão para a publicação de informações, como cardápios, e recebimentos de pedidos. 

Neste artigo, vamos te explicar sobre o que é essa iniciativa que já está funcionando e promete cada vez mais mudar o cenário do mercado de entregas no Brasil. 

Vamos lá? 

O que é Open Delivery? 

O Open Delivery é uma solução que padroniza os dados a fim de organizar a comunicação e troca de informações entre players, como softwares de gestão (PDV) e aplicativos de delivery. Como resultado ele facilita os diversos processos operacionais dos food services que querem trabalhar com várias plataformas de delivery. 

Ele não é um serviço, aplicativo, sistema e afins, ele é uma iniciativa de comunicação disposta em uma documentação técnica (um código), aberta e gratuita. 

Esse modelo foi inspirado na iniciativa do open banking, que possui premissa parecida, porém voltada para o setor bancário. 

Como o Open Delivery funciona? 

Através de uma API (Application Programming Interfaces), em português, “interfaces de programação para aplicativo”, a comunicação entre os sistemas e plataformas que estiverem adaptadas, irão ter acesso ao compartilhamento das informações dos restaurantes, por meio de documentação técnica, aberta e gratuita.

Ou seja, as informações do restaurante em questão, como cardápio etc. serão subidos uma única vez no Open Delivery, e toda vez que o estabelecimento adquirir um novo aplicativo ou sistema, que tenha aderido a essa comunicação, não será necessário se preocupar com preenchimentos e cadastros, tudo ocorrerá de forma automática. 

Reforçando, para usufruir das vantagens e benefícios, é preciso que o food service utilize um sistema de gestão e aplicativos que tenham aderido o modelo. 

Vantagens do Open Delivery 

Confira, segundo a Abrasel, as vantagens do Open Delivery: 

Facilidade de conexão

Com o modelo aberto, os dados dos food services são uniformizados, facilitando e agilizando a gestão e o controle da troca de informações. Assim, essa transferência de dados será mais prática entre as plataformas. 

Mais visibilidade para os restaurantes 

Independente do porte que seja o restaurante, com o Open Delivery, ele poderá estar em mais plataformas de uma forma mais simples, tornando-o mais visível a todos os consumidores. Dessa maneira, ele poderá administrar e melhorar a sua presença digital com mais tranquilidade.  

Gestão eficiente

Controlar as informações será menos cansativo, uma vez que esses procedimentos poderão ser realizados em diversos canais ao mesmo tempo. Dessa maneira, ficará mais fácil fazer a alteração ou atualização, por exemplo, mudança de endereço, incluir promoções etc., sem precisar acessar plataforma por plataforma. 

Facilidade na logística

A iniciativa deve permitir uma conexão mais descomplicada entre os food services como todas as empresas que prestam serviço de entrega de refeições. 

Menores taxas 

Com o aumento da concorrência, os valores das taxas cobradas pelas plataformas de delivery, poderão cair. 

Mercado mais aberto 

“O Open Delivery vai facilitar o acesso a novos entrantes no mercado de entrega e cria um ambiente de inovação na medida em que facilita a vida do dono do bar ou restaurante”, diz Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel, no site da entidade. 

Dessa forma, isso possibilitará que o mercado fique mais amplo, dando maiores oportunidades para pequenas e médias empresas de aplicativos para delivery, pois os food services terão mais opções no mercado, deixando de ficar “reféns” das grandes empresas do segmento. 

Conclusão

Como resultado, o Open Delivery veio para revolucionar o modo no Brasil, prometendo trazer inovação, benefícios.  Assim, agilizando os processos que envolvem esse mercado que está em constante expansão. 

Ademais, essa iniciativa possui potencial para agitar esse segmento, abrindo novas oportunidades e promoções da ampla concorrência de pequenas empresas em frente a grandes plataformas no mercado.

Em suma, o Open Delivery veio para facilitar tanto a vida dos gestores de food service, quanto a cadeia por trás de todo o processo de delivery, desde a realização do pedido até a entrega. 

E você, o que acha dessa iniciativa? Deixe aqui nos comentários. 

Fontes: 

Abrasel 

Leitura que recomendamos:

Menu Digital: Conheça essa tecnologia que é tendência nos food services!

Automoção Comercial: o que é eo que ela faz pelo seu negócio.

Compartilhar:

Ana Moraes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.