Como empresário na área da gastronomia, saber qual é o melhor sistema para restaurantes será indispensável para o sucesso do seu negócio em todos os sentidos.
A princípio, escolher um sistema de gestão para o seu restaurante não será uma tarefa nada fácil. Algo que pode levar de dias a semanas, exigirá de você horas sentado na frente de um computador com o telefone nas mãos, tendo de escutar alguém tentando lhe explicar como tudo funciona.
Para não passar por esse tipo de situação, é necessário já estar por dentro do assunto. Por isso, é muito importante fazer pesquisas anteriores que vão desde sites de reclamações até depoimentos no YouTube.
Aliás, é importantíssimo ter noção de o que o sistema tem que oferecer para você e para o seu restaurante. Caso contrário, será muito fácil ser enganado por falsas promessas milagrosas.
Nesse sentido, aqui vamos te apresentar qual é o melhor sistema para restaurantes e o que ele precisa ter. Antes de mais nada, vamos começar pelas características que ótimo sistema não pode ter ou ser.
Tudo o que o melhor sistema para restaurantes não pode ter ou ser
Sem sombra de dúvidas, para ser considerado o melhor, um sistema de gestão precisa ser completo, no entanto, simples de entender e manusear. Existe no mercado diversos sistemas de gestão, porém, alguns deles possuem as seguintes características: são completíssimos, mas, muito complexos, ou, são muito simples, mas não oferecem tudo o que é necessário para controlar todas as áreas de um restaurante.
Esses tipos de sistemas devem ser evitados, não porque eles de alguma forma não funcionem, mas sim, porque eles causarão muita dor de cabeça.
No caso do sistema completíssimo, porém complexo
Sobretudo ele exigirá de você e da sua equipe conhecimentos muitos específicos. Talvez, na hora de contratar algum funcionário na área de administração, será necessário colocar entre as exigências da vaga, que o candidato tenha experiência nesse sistema. Mas e você? Não precisa também saber utilizar esse sistema para poder estar por dentro dos números reais? Você tem tempo para se dedicar todos os dias para aprender algo que levará meses até que você esteja completamente habilitado àquilo? É provável que não. Como dono de restaurante ou similar, existem várias outras tarefas que devem ser realizadas. Seu tempo já é muito corrido. Sendo assim, evite esse estilo de sistema. Só mais um adendo, esse tipo de sistema costuma ser caríssimo.
Agora, falando de um sistema simples
Podemos dizer com toda propriedade que, nesses casos, bem dificilmente você conseguirá ter controle sobre todas as questões básicas de um restaurante ou similar. Aliás, a maioria dos sistemas que se consideram simples não oferecem uma das soluções mais importantes em qualquer serviço, o suporte. Nesse caso, mesmo com um sistema simples, você acaba ficando perdido.
Em suma, podemos chegar à conclusão de que o melhor sistema para restaurantes deve ser completo nas simples ao mesmo tempo. Mas isso é possível? Ousamos dizer que sim!
O que o melhor sistema para restaurantes deve oferecer
Antes de mais nada, o melhor sistema para restaurante ou similar deve oferecer soluções para todas as áreas da empresa. De controle de caixa até controle de estoque, nenhum setor deve ficar de fora do sistema.
Entre as funções vamos dar maior destaque a algumas específicas para que você possa estar por dentro do assunto na hora de escolher o melhor sistema de gestão para o seu restaurante.
Gerenciamento de pedidos
Um sistema de gestão deve permitir a entrada e o gerenciamento de pedidos, incluindo a capacidade de adicionar, modificar e cancelar pedidos. Também, deve oferecer uma interface intuitiva do gerenciamento de pedidos que permita acompanhar o progresso desses em tempo real.
Controle de estoque
Um sistema de gestão eficaz deve permitir que você monitore seu estoque em tempo real, para que você possa tomar decisões assertivas sobre compras e gerenciamento de suprimentos. Aliás, ele deve ser capaz de dar baixas automática conforme são feitas as vendas, e caso você opte, ele também deverá fazer a entrada de itens por meio de notas fiscais.
Gerenciamento de mesa e comandas
Um bom sistema de gestão deve permitir que você gerencie as mesas e as comandas do seu restaurante, incluindo o controle de tempo de atendimento, o gerenciamento de mesas vazias e a alocação de mesas para pedidos. Tudo isso deve ser estabelecido para que não existam mais erros de lançamentos que são comuns quando o restaurante não possui esse tipo de sistema.
Relatórios e análises
Um sistema de gestão eficaz deve permitir que você obtenha insights sobre o desempenho do seu restaurante ou similar, incluindo vendas, lucros e fluxo de caixa. Ele deve oferece recursos de relatórios e análises avançadas que permitem que você visualize suas vendas, lucros e desempenho do negócio de maneira clara e fácil de entender. Aliás, esse tipo de relatório auxilia na antecipação de solução de possíveis problemas.
Integração com outros sistemas
Um bom sistema de gestão deve ser capaz de se integrar com outros sistemas que você usa em seu restaurante, como processadores de pagamento, sistemas de reservas, sistemas de entrega, aplicativos de delivery e muito mais. Imagine poder se integrar com os principais aplicativos do mercado e poder gerencia-los de um único local. O sistema de gestão que oferece essa opção pode facilitar e muito a vida do gestor do local.
E-book gratuito sobre controle de caixa.
Mas, qual é o melhor sistema para restaurantes?
A priori, para nós, o Sischef está entre os melhores sistemas para restaurante do mercado, isso, já que ele se encontra entre as soluções com as características que citamos no começo desse artigo. Ele é um sistema completo, conseguindo atender todas as áreas de um food servisse e mesmo assim simples. Ao acessar o site, por exemplo, você pode ver todas as funcionalidades e módulos que são oferecidos. Entre eles, estão os módulos:
- De vendas;
- Financeiro;
- Estoque;
- Fiscal;
- Delivery.
E ainda as funcionalidades:
- Mini CRM, para controle de clientes;
- Automação na produção, incluindo impressoras e o KDS;
- Para os garçons, pedidos por tablet ou smartphone;
- Espaço de acesso para o contador do restaurante;
- Múltiplas integrações com ferramentas e aplicativos de terceiros, incluindo o qrpedir.
Sabemos também que o Sischef oferece a opção de treinamento com os seus especialistas, tanto para o dono do restaurante, quanto para os seus funcionários. Além disso, ele também oferece um curso completo em vídeos que podem ser revistos quantas vezes forem necessárias. Nesse caso, mesmo que você se esqueça como deve ser feita tal ajuste, basta ir até o curso, que inclusive, é gratuito, procurar a área na qual você está com dificuldade, e assistir a videoaula. Sobretudo, é interessante mencionar que o curso se chama Ensina Sischef e foi desenvolvido pelos programadores do sistema, que também, são os CEOs da empresa, nesse sentido, vale ressaltar o quanto os donos da marca se preocupam com os usuários do sistema.
Já escolhemos o nosso favorito
Em suma, para nós o Sischef é o sistema perfeito para o seu restaurante ou similar. De longe, ele atende todas as necessidades do seu negócio, ainda, consegue ser um sistema super simples de aprender.
Caso você queira fazer mais pesquisas e procurar por outras opções, lembre-se de colocar como ponto de eliminação a complexidade ou a simplicidade extrema. Nenhuma dessas alternativas atenderam as suas necessidades.
Por hoje é isso, esperamos ter ajudado você na sua empreitada.
Quer saber mais sobre sistemas e tecnologias para o seu restaurante?
Leia os artigos a seguir:
Menu Digital: Conheça essa tecnologia que é tendência nos food services!
Acesse nossas Rede Sociais: