Cardápio digital – Saiba tudo de uma vez por todas.

28.07.2021
cardápio digital

Em alta no setor do food service, o cardápio digital está entre as mais recentes criações tecnológicas voltadas para esse setor.


Desenvolvido apenas na segunda década deste século, ele já conta com grande aceitação, tanto entre os estabelecimentos, quanto entre os clientes desses que viram, ainda no início da pandemia, mais motivos para utilizá-los. Por todo esse contexto é que o cardápio digital dá sinais de que sua utilização não se trata apenas de uma tendência passageira.

Apesar do seu sucesso, pode ser que algumas pessoas, que estão iniciando no mercado alimentício, não saibam o que é um cardápio digital, e por consequência, não conheçam a importância para a área.

Nesse sentido, decidimos por meio deste artigo, trazer tudo aquilo que é mais relevante sobre o assunto. Isso, a fim de demonstrar o quão importante é já ir pensando em implantar um, em seu restaurante ou similar.

Então, bora acompanhar o nosso post até o fim?

Hoje, você lerá sobre:

O que é um cardápio digital?

Cardápio digital qrpedir
Ilustração: cardápio digital qrpedir.

O cardápio digital nada mais é que um software programado para substituir os menus físicos dos food services.

Para sermos mais específicos, apesar de cada um possuir suas singularidades, eles são aplicativos feitos a partir de uma mesma ação, semelhante a qualquer um daqueles apps que você baixa no Play Story (Android) ou Apple Story (iOS). Ou seja, todos, por trás de suas aparências amigáveis e intuitivas, são um conglomerado de códigos escritos por profissionais da área, que inclui:

Sobretudo, para quem não tem afinidade com o assunto, pode ser complicado conceber que, cada botão que você aperta em uma tela, surgiu porque alguém escreveu uma palavrinha dentro de alguns parentes, colchetes, aspas e assim por diante. Mas sim, é assim que nasce os nossos queridinhos do momento, os cardápios digitais.

Aliás, eles também são conhecidos por aí por:

  • Menus digitais;
  • Garçons digital;
  • Menu interativo;
  • Cardápio eletrônico; e por aí vai.

No entanto, para além dos termos técnicos e complicados, também, podemos dizer que o cardápio digital é uma forma inteligente de substituir métodos físicos de se fazer o seu pedido em seu food service favorito.

Ele vai, de um modo geral, oferecer a praticidade da automação. Podendo ser acessado, dependendo da opção escolhida, por meio de celulares, tablets, computadores e totens, tendo cada um a sua especificação.

Já que estamos nos encaminhando para outro assunto, no próximo tópico vamos tratar de como funciona um cardápio digital. O que você acha?

Então, vamos lá!

Como funciona um cardápio digital?

Antes de tudo, é importante saber que, nem todos os aplicativos funcionam da mesma maneira. Então, partindo da premissa de como funciona um cardápio digital, saiba que, tudo dependerá do modo como ele foi programado para funcionar.

Código de programação.
Código de programação para desenvolvimento de um app.

Alguns deles são feitos para serem utilizados apenas por smartphones, já outros, apenas para tablet. De um modo geral, são tantas diferenças e semelhanças que vale o esforço de procurarmos exemplos, para conseguirmos explicar como funciona um cardápio digital.

Por conta disso, vamos utilizar o qrpedir como exemplo principal. Isso, a fim de elucidar de modo geral, a funcionalidade de um cardápio digital – afinal, nada mais justo do que utilizarmos ele, já que o qrpedir é o cardápio do qual sabemos todos os detalhes, não é mesmo? Todavia, para não cairmos no risco de nos prendermos em apenas um estilo como exemplo, vamos falar também de alguns outros modelos diferentes.

Como funcionam os cardápios digitais no estilo do qrpedir.

Ilustração cardápio digital qrpedir
Ilustração: cardápio digital qrpedir 2.

Nos modelos de cardápio digital no estilo qrpedir – web app, observamos os menus físicos, sejam eles de papel ou ainda de qualquer outro material, darem lugar a mesa e serem substituídos por pequenos totens – com QR Codes acoplados as suas superfícies – e pelos smartphones dos próprios clientes.

Aqui, explicando de um modo bem lúdico, vemos os QR Codes como as fechaduras de portas que dão acesso aos cardápios, mas como você já sabe, todas as portas com fechaduras precisam de chaves. Essas chaves são os smartphones.

Ainda sobre os QR Codes, não necessariamente eles precisão vir junto aos pequenos totens de mesa. Sendo assim, também para essa versão, é possível instala-los e identifica-los em vários outros lugares, como:

  • Cartazes colados na parede;
  • Adesivos colados nas mesas; e
  • Impressos nas comandas.

Nesse ínterim, ao identificar o QR Code, cabe ao cliente a iniciativa de, por meio do seu smartphone, acessar o cardápio e fazer o seu pedido.

Em um passo a passo, seria da seguinte forma:

  1. Cliente chega até o estabelecimento, se encaminha para uma mesa disponível e logo identifica o totem.
  2. Em seguida, o cliente com o seu smartphone em mãos, abre a câmera e a aponta para o QR Code que abrirá no aparelho o cardápio digital do local.
  3. O cliente seleciona o que vai consumir e finaliza o pedido.
  4. O garçom serve o pedido.
  5. O cliente se direciona ao caixa informando o número da mesa para fazer o pagamento

Observe que aqui, a presença de um garçom para retirar pedidos é completamente desnecessária, cabendo a ele a função de apenas levar os pratos até as mesas.

Quais são as vantagens do cardápio digital?

De antemão, nada vale apena se não trouxer para você e sua empresa, algum tipo de benefício. Seja esse a longo ou a curto prazo, o importante é ter a certeza de que eles virão.

Eventualmente, seguindo o contexto deste artigo, de modo quase que obrigatório, nós precisamos passar para você, quais são as vantagens do cardápio digital.

Logo, será muito mais fácil entender os motivos que estão levando vários food services a empregar esses sistemas para atender seus clientes.

Acompanhe abaixo:

Menos erros de anotação e ou má interpretação das comandas.

Presente como uma das maiores dores de cabeça de um restaurante e similares, os erros em comandas de papel tiradas por garçons, fazem com que o estabelecimento não só deixe de ganhar, como também perca dinheiro.

Isso pois, cada prato errado e não aceito pelo cliente, faz com que o restaurante não perca apenas o valor da venda, como também, perca o valor que foi investido previamente nos produtos comprados e serviços investidos na preparação daquele prato.

Também podemos falar das perdas de comanda que podem gerar ainda mais constrangimento e descontentamento pela parte do cliente, levantando o risco da perca deste para a concorrência em definitivo.  

Mais agilidade na cozinha

Cozinheira Ao mesmo tempo em que evita os erros de anotações em comandas de papel, o cardápio digital também proporciona mais agilidade na cozinha. Sabe por quê?

Pois quando o pedido é feito por meio de um cardápio digital como o qrpedir, a comanda sai diretamente no local responsável pela preparação daquele. Ou seja, tudo que é referente a cozinha, vai, assim que confirmado, direto para a impressora de comandas da cozinha.

Com letras legíveis e com pratos bem definidos nas comandas impressas, os colaboradores da cozinha conseguem manter uma melhor organização e aumentar seu ritmo sem ter que contar com os garçons para lhes entregar as comandas, ou ainda, sem ter que ficar decifrando o que está escrito.

Menos pressão sobre os funcionários.

Acima de tudo, sabemos o quanto é importante para qualquer empresa, a saúde emocional de seus funcionários. Enquanto algumas empresas insistem em tirar tudo de seus funcionários em tarefas extremamente repetitivas e exaustivas, outras buscam equilibrar a situação, com isso, evitando vários tipos de gastos.

Especificamente neste caso, o cardápio digital pode auxiliar com a diminuição da pressão sofrida pelos clientes no espaço de trabalho.

Mas como isso ocorre?

Quando a responsabilidade de pedir e enviar o pedido até o seu local de preparo está nas mãos dos clientes, mesmo em dia de salão lotado, desde que a cozinha esteja em ordem e muito bem preparada, os erros serão quase inexistentes. Isso deixa o ambiente mais leve, além de permitir que cada um exerça a sua função da melhor forma.

Mais economia com contratação de pessoal

Em contrapartida, apesar de garantir um melhor espaço de trabalho para os colaboradores, inserir um cardápio digital aos moldes do qrpedir em seu food service, diminuirá a quantidade de pessoal necessário para atender a demanda.

Isso, principalmente para os cargos de garçons, ou ainda, atendentes de caixas. Provavelmente você já deve imaginar o motivo, ainda mais depois de tudo o que leu, certo?

Enfim, a partir de agora, como já falamos, seus garçons serão responsáveis por entregar os pedidos, e no máximo, atender algum cliente que não esteja habituado com o cardápio digital. Sendo assim, observe a necessidade devido ao movimento do seu restaurante ou similar e veja quais serão as possibilidades dos cortes com pessoal.

Mais clientes satisfeitos.

Clientes satisfeitos
Clientes delivery

Por último, mas não menos importante, mais clientes satisfeitos é a vantagem mais relevante adquirida ao incluir um cardápio digital ao seu negócio, isso pois, ela é o resultado de todas as outras vantagens já citadas. Além disso, é a satisfação do cliente que garante a tão almejada fidelização e a conquista de mais clientes pela indicação.

Agora que você já conhece todas as vantagens de um cardápio digital, que tal conhecer os tipos de cardápio digital?

Como funcionam os cardápios digitais em alguns outros estilos.

Para além dos cardápios digitais que funcionam como o qrpedir, existem alguns outros estilos que utilizam outros dispositivos.

Entre eles estão os disponibilizados por meio de tablets ou ainda por totens.

No caso dos oferecidos por meio de tablets, cada mesa do estabelecimento deverá contar com o seu aparelho. Ao acessar o tablet, o cliente tem acesso ao cardápio digital do local. Ao acabar de selecionar os produtos, em alguns casos, o cliente conta com a ajuda de uma comanda eletrônica com um QR Code, que ao apontar para câmera do dispositivo, realiza o pedido para aquela comanda, exclusivamente.

Os totens, são vistos com mais frequência em estabelecimentos de fast food, e são o estilo perfeito de cardápio digital para esse ramo.

Pela sua proporção e por receber por vezes poucos itens, esses são extremamente intuitivos e fáceis de serem compreendidos. Além disso, muito deles tem ligados ao seu sistema, uma máquina de cartões de créditos/débitos que permitem que exclusivamente nesse caso, os clientes já façam o pagamento e apenas aguardem serem chamados para poder retirar o pedido.

Tipos de cardápio digital

Agora que você já sabe como funciona um cardápio, e algumas diferenças sobre como eles são vinculados, vamos partir para algumas diferenças bem importantes que são necessárias saber antes da aquisição de qualquer um.

Cardápio online

Cardápio online.
Cardápio online pode ser acessado por vários dispositivos.

O cardápio online é todo aquele cardápio digital que possuí seu próprio domínio e pode ser acessado por meio de diversos dispositivos, não sem que, esses tenham acesso a internet.

Vamos usar o qrpedir novamente como exemplo, tudo bem?

Quando um dos nossos clientes adquire o qrpedir, ao preencher todos os seus dados, ele ainda pode preencher em um campo específico o nome para definir o seu próprio domínio.

Por exemplo, vamos dizer que o Pub do Zé vai começar a utilizar o qrpedir, além de todas as funções disponíveis ele também fará seu próprio domínio que seria algo como pubdoze.qrpedir.com.

Com esse domínio, os clientes teriam acesso ao cardápio online desse estabelecimento. No fim das contas é por ter um site próprio apenas para o seu food service.

Sendo assim, um cardápio digital pode também, ser um cardápio online.

Cardápio por QR Code

cardápio digital por qr code
Cardápio digital por QR Code.

Nós já explicamos acima esse tipo de cardápio digital aqui no artigo, então vamos apenas reforçar brevemente esse estilo, tudo bem?

Então, continuando. O cardápio por QR Code é o cardápio digital – que também funciona de forma online – que tem como a sua principal diferença, o modo de ser acessado, sendo este, por meio de QR Codes.

Cardápio por link

Cardápio digital por link
Link de cardápio digital enviado no pelo WhatsApp

O cardápio por link também é um cardápio digital, aliás, ele também é um cardápio online, e como o por QR Code, sua única diferença está em sua forma de acesso.

Caso ele seja um cardápio qrpedir, o link utilizado para o acesso, será o mesmo que é usado para acessar o domínio do seu cardápio online.

No fim das contas, todo cardápio digital que sejam como o qrpedir, são cardápios online, a diferença entre eles estará na forma de acesso. Porém, o qrpedir sai na frente e oferece todos os tipo de acesso aos usuárias.

Qual é o melhor cardápio digital?

Sobretudo, para saber qual é o melhor cardápio digital, você precisa analisar quais são as funções de cada um e ver qual melhor lhe atende. Apesar disso, você também precisará observar quais são os benefícios oferecidos a curto e médio prazo por tal ferramenta. Por fim, veja se aquele app irá também lhe oferecer suporte técnico. Esse último é algo ignorado pela maioria das pessoas que de cara decidem contratar cardápios digitais baratos sem saber o que eles realmente oferecem.

Você com certeza sabe que para nós o melhor cardápio digital é o qrpedir, afinal somos “pais e mães corujas”.

Então vamos ressaltar o que tem nele que para nós o faz o melhor cardápio digital do mercado. Com isso, você pode pegar esse trecho do artigo e usá-lo para comparar com a descrição dos cardápios da concorrência, o que você acha?

Então vamos ressaltar o que tem nele que para nós o faz o melhor cardápio digital do mercado. Com isso, você pode pegar esse trecho do artigo e usá-lo para comparar com a descrição dos cardápios da concorrência, o que você acha?

Vamos lá!

O qrpedir existe tanto para atender restaurantes com atendimento em loco, quanto deliveries. Então, as vantagens e funcionalidades oferecidas por ele, se multiplicam na hora de beneficiar tanto quem o contrata, quanto os clientes do contratante.

No caso dos serviços do app para o delivery, destacamos as seguintes características:

Livre das taxas dos apps delivery

Taxas
Sem taxas sobre pedidos.

O qrpedir não lança taxas extras sobre nenhuma das vendas, dessa forma o lucro sobre todos os pedidos fica inteiramente com o estabelecimento. Aliás, nada mais justo do que isso, não é?

Nesse contexto, o que é cobrado mensalmente pelo aplicativo, é destinado a manter os departamentos de treinamento, suporte e desenvolvimento que estão sempre em busca de manter tudo em ordem.

Não é preciso instalar

Para os aplicativos tradicionais como o iFood, a instalação deste, para sua utilização por meio de smartphones, é obrigatória.

Agora para os usuários do qrpedir, basta acessar o link enviado pelo restaurante com apenas um clique. Mas fácil, prático, não pede permissões para acessar vários drives do seu smartphone, etc.

Atualização instantânea de produtos e preços.

Ah, essa função é ótima! Adoramos ela de verdade. (HAHA)

Imagine poder modificar o seu cardápio removendo algum prato ou bebida em meio ao expediente caso algum deles acabem, não parece perfeito? E tudo isso com apenas alguns cliques.

Sim, com o qrpedir é fácil modificar o seu cardápio a qualquer momento. Dessa forma, é possível prevenir situações constrangedoras que desagradem os clientes e ainda, que desestabilizem em certo grau, a equipe.

Promoções

Essa parte está relacionada diretamente a anterior por um motivo, pela capacidade de alteração do cardápio digital qrpedir a qualquer momento.

Claro que de modo específico existe dentro do app uma área destacada para que você organize as suas promoções.

E aqui vai uma dica que indicamos sempre aos nossos parceiros:

“Não vai bater a meta do mês? Bora analisar o estoque e preparar promoções incríveis e imperdíveis com produtos e combos maravilhosos. Para anunciar para o seus clientes, é só colocar a promoção no seu cardápio digital.”

Geolocalização

geolocalização
Geolocalização

Dentro do módulo delivery é importantíssimo ter uma ótima estratégia que leve em consideração a geolocalização e as entregas. Isso se dá, pois, entregas com valores muito altos podem afastar clientes, e muito baixos, pode ser um prejuízo e tanto para seu negócio.

Então, o qrpedir decidiu colocar em seu aplicativo, a função de programação para que o contratante decidisse a melhor forma de cobrar as taxas de entrega, se por km ou por bairro.

No caso do km, é só colocar o endereço do estabelecimento e depois preencher os valores por km. Assim que o cliente faz o pedido e preenche o endereço para entrega, o app calcula a distância do seu estabelecimento em comparação com a casa do cliente e gera automaticamente o valor da entrega.

Geração de relatórios 

Como todo app delivery de respeito, o qrpedir conta com relatórios de venda completos e de fácil leitura para que você possa manter o controle sobre todas as suas vendas.

Além disso, os relatórios podem te ajudar na hora de tomar decisões importantes como, remover pratos que não tenham uma saída expressiva e razoável, ou implantar promoções nos dias em que são apontados como dias de baixa nas vendas.

Integração com sistemas de gestão 

Okay, havíamos dito que a atualização instantânea de produtos e preços era nossa função favorita, mas talvez, a integração do qrpedir seja também, disputando o mesmo lugar, nossa função favorita.

Calma, existe uma explicação por de trás dessa indecisão!

A questão aqui é que, com a integração a um sistema de gestão, é possível entregar uma performance ainda melhor do delivery oferecido pelo app.

Caso você ainda não conte com um sistema de integração, indicamos o Sischef. Ele, além de integrar perfeitamente com o qrpedir, tem a capacidade de integrar com outros apps. Saiba mais clicando aqui.

Suporte premium  

Sim, o qrpedir oferece a todos os seus clientes suporte para poder solucionar da forma mais rápida e precisa, algumas pequenas situações que podem surgir.

Os horários de atendimento são:

  • De segunda-feira a sexta-feira: horário comercial
  • De segunda-feira a sexta-feira: plantão das 18:00 às 22:00.
  • Sábado: das 10:00 às 13:45 e das 16:00 às 19:45
  • Domingo e feriados: das 10:00 às 12:00.

Ou seja, o atendimento é de segunda a segunda. E é isso que você deve esperar de uma empresa que lhe oferece um produto e um serviço como o cardápio digital. Não aceite menos, combinado?

Seja como for, agora você já sabe tudo o que um cardápio digital no formato de app delivery de qualidade deve te oferecer, agora é hora de falarmos sobre os cardápios digitais na função mesa.

Cardápio digital para mesas.

Cardápio digital para mesas
Cardápio digital para mesas.

De modo geral, como já falamos anteriormente, os cardápios digitais, que tem seus acessos por meio de QR Code e são dispostos em mesas, são feitos para substituir os menus físicos e atribuir aos clientes a função de fazer seus próprios pedidos.

Porém, ainda existem algumas características que os melhores cardápios digitais na função de mesa devem oferecer, garantindo:

Mais vendas

Em consequência de ter sempre o cardápio a disposição, seu cliente fica mais exposto ao impulso de pedir a mais do que o esperado.

Isso se intensifica ainda mais com a possibilidade de incluir imagens de alta resolução e que correspondem com a realidade no seu domínio, sem deixar de lado uma ótima descrição de cada prato.

Maiores lucros

Os maiores lucros alcançados com o auxilio dos cardápios digitais são resultado da combinação entre mais vendas e menos gastos desnecessários.

Mais vendas ocasionadas por todas as funções ofertadas pelo app, menos gastos também, por todas as funções já apontadas neste artigo.

Suporte premium

Claro que não poderia faltar, para uma ótima versão de um cardápio digital para mesas, o atendimento de suporte. No caso do qrpedir, que possui as duas versões disponíveis, delivery e mesa, esta última, também conta com o auxilio de uma ótima equipe de suporte.

Acho que com todos esses detalhes levantados, você já seja capaz de escolher o melhor cardápio digital para o seu food service, seja para delivery ou para mesa.

Nesse meio tempo, pode ter surgido a dúvida de como fazer um cardápio digital. Será nesse tópico que o nosso artigo se debruçará nas próximas linhas.

Ah! E se você chegou até aqui, parabéns! Você está quase um especialista em cardápios digitais. Então, para completar essa trajetória de conhecimentos importantes para o seu food service, continue a leitura até o fim.

Agora sim, vamos descobrir como fazer um cardápio digital.

Como fazer um cardápio digital

Primordialmente, saiba que, fazer um cardápio digital do zero pode não ser uma tarefa fácil se você estiver em busca de um software que te entregue tudo aquilo que o qrpedir pode lhe entregar.

Como fazer um cardápio digital
Fonte: Freepik.

Já sabemos que, existem várias formas de dispor ou acessar um cardápio digital, apesar de umas ou outras pessoas afirmarem que cardápio digital são apenas aqueles que funcionam por meio de tablets, acredite na gente, isso é pura balela. Porém sim, para ser um cardápio digital, ele precisa ser um software e ser responsivo, independente de por quais meios será acessado.

Nesse sentido, o como fazer o seu cardápio digital vai depender de o que você está disposto a pagar por ele. Por exemplo:

  • Você pode entrar em contato com uma empresa desenvolvedora de softwares e pedir um orçamento.
  • Você pode aprender por meio de cursos a como desenvolver o seu próprio app. O portal Alura por exemplo, oferece vários cursos que te ensinam a como programar, sem sair de casa.
  • Por fim, você pode adquirir um domínio de um cardápio digital já pronto e personaliza-lo ao seu modo. Se estiver decidido por essa alternativa, o qrpedir pode ser o seu cardápio digital.

Existem algumas outras formas de fazer com que seus clientes conheçam o seu cardápio, porém, essas realmente não se enquadram como cardápio digital. Assim são os cardápios em formato de imagens.

No entanto, essa seria a única forma de fazer seu próprio cardápio se você não sabe nada sobre desenvolvimento de softwares.

Caso você decida fazer um cardápio em formato de imagem

Para fazer o seu próprio cardápio em formato de imagens, vai ser necessário ter uma ótima estratégia.

Então, prepare-se para:

  • Montar pratos belíssimos e fotografa-los de maneira profissional;
  • Dispor os componentes de modo a levar cada cliente a fazer uma compra com mais de um item.
  • Identificar por meio da escrita cada detalhe importante e único dos seus produtos.
  • Destacar a sua marca por meio de uma logo muito bem feita e das cores que compõem identidade visual da sua marca.
  • Peça para algum profissional montar a imagem para você, ou pratique e faça você mesmo(a) em sites gratuitos como o Canva.

Agora, como fazer o seu cardápio digital no qrpedir.  

Fazer o seu cardápio digital por meio do qrpedir é muito prático. Com apena alguns passos, seu food service saíra da mesmice e se colocará lado a lado com seus concorrentes que já contam com esse tipo de ferramenta a muito tempo.

Para te ensinar a como dar inicio ao seu cardápio com a gente, vamos utilizar como base outro texto do nosso blog. Caso queira o  ler na integra “Saiba como cadastrar os seus produtos no qrpedir”, clique aqui.

Acompanhe a seguir o passo a passo para se cadastrar e então criar o seu cardápio digital:

Para criar o seu cardápio digital qrpedir você terá que fazer o seu cadastro no nosso site, ou ainda, pedir ajuda de um dos nossos consultores

Será necessário preencher dados como, e-mail verdadeiro, nome completo, telefone, nome da empresa, CNPJ, tipo e endereço do estabelecimento e por fim, confirmar o e-mail enviado.

Assim seu cardápio já estará disponível para ser preenchido com os demais dados, por exemplo cadastro de produtos, definição de valores de entrega, horários de atendimento, agendamento, link para disponibilizar para seus clientes e assim por diante.

Queremos ressaltar um detalhe muito importante, assim como no cardápio em formato de imagem, será necessário possuir fotos que ao mesmo tempo que sejam bonitas, sejam reais. Isso tudo por quê quanto mais agradável visualmente um cardápio é, maiores as chances de converter mais.

Como divulgar meu cardápio digital?

Para quem está começando agora, a dúvida de “como divulgar o meu cardápio digital” será bem comum. Apesar de, à primeira vista tudo parecer muito complexo, com algumas horas na internet por alguns dias, será fácil descobrir e aprender várias formar de divulgar o seu cardápio.

Porém, como realmente gostamos de agilizar todos os processos para aqueles que precisam de uma ajudinha extra, a final, “time is money”, ou seja, tempo é dinheiro, vamos resumir aqui, algumas formas para você divulgar o seu cardápio digital.

Além disso, nós desenvolvemos um E-book bem completo que com certeza vai te ajudar, também, nessa tarefa. Ressaltando que, apesar de ele ser feito levando em consideração a vinculação do qrpedir, caso você, por enquanto, use outro cardápio digital, ele também será útil. Vamos disponibilizá-lo ao final desse artigo.

Mas agora, bora saber como divulgar o seu cardápio digital!

 Cardápio digital pelo WhatsApp.

WhatsApp BusinessDe antemão saiba que, quando falamos de divulgação por meio de WhatsApp, estamos falando do WhatsApp business. Claro que você consegue utilizar o WhatsApp Messenger normalmente para se comunicar com os seus clientes, porém, com o Business, essa comunicação é muito mais ágil. Mas por quê?

Isso ocorre porquê o WhatsApp business oferece aos seus utilizadores várias ferramentas práticas como as mensagens automáticas, entre elas as de saudação e ausência.

E é aqui que a divulgação do seu cardápio entra neste aplicativo.

Como assim?

Na hora de configurar as mensagens de saudação ou ausência, é possível incluir o link do seu cardápio nelas.

Isso encurtará o processo da compra e venda do seu produto, já que na maioria das vezes, essa mensagem sendo bem definida e apontando para o link, seu cliente não precisará mais conversar com um atendente, que por consequência, não terá que anotar vários e vários pedidos.

Em contrapartida, existem algumas regrinhas das mensagens automáticas que precisam ser conhecidas, por isso, baixe o nosso E-book ao fim da leitura. Falando nisso, ele é gratuito.

Cardápio digital pelo Facebook

Primordialmente, acima de todas as redes sociais, o Facebook é o que mais tem espaço para a divulgação do seu cardápio digital.

A partir da página criada para o seu estabelecimento, será possível guiar seu cliente de várias formas até o seu cardápio digital. De todas essas formas, se destacam:

  • Inclusão do link em todas as legendas das postagens;
  • Inclusão de direcionamento para WhatsApp no botão que fica no começo da página.
  • Configuração e também inclusão do link do cardápio nas mensagens automáticas da página e assim por diante.

Instagram

No Instagram existem duas formas de divulgar o seu cardápio, ou  patrocinando algumas publicações e incluindo o seu link, ou incluindo o link na Bio.

Nas postagem feitas por meio dessa rede social que não são patrocinadas, não é possível incluir links, como por exemplo, é feito por meio do Facebook.

Então, a cada postagem sem patrocínio, é importante ressaltar que o seu cardápio digital está disponível na Bio do perfil.

Google Meu Negócio

saiba mais sobre o google meu negocioDo mesmo modo que os outros meios de divulgar o seu cardápio digital, o Google Meu Negócio traz consigo, em suas configurações, vários espaços para manter os clientes bem informados.

Por meio dele você pode informar:

  • Localização;
  • Horários de atendimento;
  • Telefone;
  • Site;
  • Imagens;
  • Link para o cardápio digital; etc.

Como falamos anteriormente, pode parecer muito complicado trabalhar com tantas redes e mídias sociais para vincular o seu cardápio digital. Mas confie, não é.

Chegando ao final de mais um artigo.

Hoje, neste artigo, você aprendeu várias coisas interessantes sobre o cardápio digital e o que ele pode fazer pela sua empresa.

Nós falamos sobre o que é um cardápio digital, como ele funciona, quais são as suas vantagens e tipos existentes, falamos ainda sobre qual é o melhor, como fazer e como utilizar um, chegando finalmente em como divulgar o cardápio digital.

Sabemos que o conteúdo hoje foi bem extenso, porém, sentimos essa necessidade para poder tirar definitivamente, todas as dúvidas que ainda restavam referentes ao assunto.

Por fim, caso você tenha interesse a mais exclusivamente no nossa cardápio digital, você pode acessar o site e ou fazer o teste grátis, ou pedir uma demonstração gratuita.

Aliás, não se esqueça de baixar o nosso E-book “Passo a Passo para faturar mais com o seu Cardápio Digital”.

Então, esperamos encontrar você logo em uma próxima. Até mais!

E-book qrpedir
E-book qrpedir

Leia também:

Automação Comercial: o que é e o que ela faz pelo seu negócio.

Aplicativos para restaurante, como funcionam?

Passo a passo para montar uma ficha técnica para os seus pratos.

 

Nayara

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.