Seja Visto: Principais estratégias de Marketing para 2021

19.04.2021
estratégias

Hoje é dia de se atualizar aqui com o qrpedir perante as atuais estratégias de marketing, mais especificamente, marketing digital.

Afinal, tudo muda e não diferente disso, a arte de vender de maneira encantadora também.

Então pegue a caneta e o papel, anote e tente colocar em prática tudo o que a gente disser, aqui, no seu food service.

Primeiramente, para os leigos de plantão, Marketing se caracteriza por um conjunto de atividades que visam otimizar os lucros de determinada empresa.

Além disso, segundo definições de Philip Kotler, um dos mais respeitados nomes da área, “Marketing é o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam e que desejam com a criação, a oferta e a livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

Dessa forma, lendo tudo isso já no começo do nosso artigo, fica fácil entender a importância dessa área e dos seus profissionais. Não é?

Então, que tal partirmos para o que interessa e descobrimos quais são as técnicas que estão em alta entre os gurus do marketing digital?

Bora lá!

Abrangência das estratégias de marketing

Acima de tudo, dentre as estratégias de marketing que estão sendo utilizadas no meio digital hoje, vemos a permanência de algumas velhas e conhecidas táticas trabalhando junto a outras que da mesma forma, vieram para ajudar.

Por exemplo, apesar de terem sempre suas diretrizes alteradas, as Redes e Mídias Sociais são ferramentas utilizadas como uma das estratégias de propagação de imagem, captação de clientes e vendas já há alguns anos.

Contudo, vale lembrar que, mesmo elas estando entre as estratégias principais, existe um subgrupo de outras estratégias que sempre se modificam dentro dessas ferramentas.

Então, vamos dividir essa questão em tópicos para ficar mais fácil de entender.

Confere aí!

Estratégia principal (Redes e Mídias Sociais):

  • Estar presente dentro das redes e mídias sociais;

Estratégias secundárias atuais (Redes e Mídias Sociais):

  • Desenvolvimento de conteúdos de valor voltado a públicos com intenções diferentes – conhecimento x entretenimento x compra;
  • Desenvolvimento de conteúdos que “agradam” mais ao algoritmo naquele momento, isso tudo, para alcançar mais pessoas – hoje em dia esses são artigos com conteúdo de valor, vídeos mais longos e no Instagram especificamente, carrosséis e vídeos.

Nesse sentido, conseguimos ver que realmente o Marketing Digital não pode ser entendido como uma ação rasa, sem bases e fundamentos.

Por exemplo, existe muita confusão quanto o assunto é prestar serviços de marketing. Algumas empresas se autodenominam como tal, no entanto, cuidam apenas da comunicação visual de seus clientes. Isso acaba os frustrando, já que não gera resultados grandiosos.

Caso você tenha ficado com dúvida, aqui vai a diferença entre Marketing Digital e Comunicação Visual.

  • Marketing Digital é o conjunto de atividades que abrangem a criação e desenvolvimento de campanhas ou produtos, desenvolvimento de comunicação visual, verbal e escrita, criação de estratégias de venda e pós venda e assim por diante.
  • Comunicação visual trabalha com o desenvolvimento de criativos (artes e vídeos).

Continuando, se a intenção de uma empresa for alcançar o maior número de pessoas interessadas ou que possam se interessar, o Marketing Digital não pode virar as costas para táticas abrangentes e focar em apenas uma estratégia, como a comunicação visual. Seja como for, sem abrangência o resultado é a estagnação.

Enfim, vamos logo as estratégias que mais podem te interessar, e que estão em crescente neste ano de 2021.

Estratégias de Marketing em 2021

Antes de mais nada, vale lembrar que todas as estratégias citadas a partir de agora, podem e devem ser adaptadas para o seu tipo de negócio.

Independente se você possuí um restaurante grande, ou um delivery pequeno, observe quais são as suas possibilidades e aquilo que você é capaz de oferecer aos seus clientes com qualidade.

Ah! Fique tranquilo, vamos te ajudar direcionando os nossos exemplos para o ramo do food service.

Pronto? Então vamos lá!

Lista de Transmissão no WhatsApp ou Telegram

Sim, a Lista de Transmissão teve o seu potencial comprovado já em 2018. Mas entre as empresas, para se comunicar com seus clientes, nessa época, ela ainda não era bem difundida. Com a chegada da pandemia ainda em 2020, ela se colocou como uma ferramenta de comunicação direta e mais pessoal.

Esse potencial segue em 2021 e deve ser aproveitado.

Lista de Transmissão para o food service:

Que tal enviar cardápios do dia para a sua lista de Transmissão? Ou disparar algum desconto e promoção para todos seus clientes em um dia em que o estabelecimento estiver com faturamento baixo?

Com uma lista de transmissão essa tarefa será bem fácil.

Outra estratégia é ter em sua base de dados a data de nascimento de seus clientes. Assim, no mês de aniversário de cada um, você pode enviar (crie listas de transmissão diferentes dos aniversariantes do mês) uma mensagem com um cupom de desconto, ou algo parecido.

Lembre-se também de sempre enviar o seu cardápio digital.

Live Shopping

Live Shopping ou Streaming Shopping é algo que já “bomba” em países da Ásia, como a China.

Essa estratégia está baseada em contratar influenciadores para provarem produtos ao vivo nas redes e mídias sociais. Aqui dando destaque ao Instagram.

Esses produtos além de experimentados, também são colocados à venda no momento da Live.

Live Shopping para food service:

Sabendo quem são os influenciadores da sua região, contrate aquele que de certa forma mais se enquadra ao seu negócio.

Tenha uma boa conversa antes. Combine valores e o que você gostaria que ele transmitisse para os seus clientes.

E obviamente, lhe entregue o seus melhores pratos, tomando todo o cuidado no preparo. Afinal ele pode experimentar e dizer que tudo está uma delícia, mas em uma transmissão ao vivo, se algo estiver muito salgado por exemplo, será impossível disfarçar as expressões faciais.

Infoprodutos  

Os infoprodutores estão dominando o universo das vendas online. Nunca antes se vendeu ou entregou tanto conhecimento pela internet quanto agora. Por isso, por que não aproveitar a essa tendência?

Todavia, para quem ainda não sabe o que é um infoproduto, saiba que ele é um material, gratuito ou não, que tem a intenção de ensinar ou passar uma informação útil a quem o adquiri.

Acima de tudo, no seu formato gratuito, ele é visto como uma ótima isca para conversão ou fidelização de clientes.

Infoprodutos para food service:

Prepare um material rico juntamente com os seus cozinheiros.

Faça uma lista com algumas das receitas dos pratos e drinks mais pedidos no seu food service, monte um infoproduto e envie aos seus clientes ou disponibilize em algum meio digital.

Tráfego pago

Essa é uma das ações mais importantes para ter sucesso no marketing digital hoje em dia.

Cada conteúdo importante e preparado para converter vendas deve ser “impulsionado”.

Isso tudo pois, hoje em dia existem muitos produtores de conteúdo que disputam por atenção, diferente de como era no surgimento das Redes e Mídias Sociais, onde “poucas pessoas” produziam conteúdos relevantes para um grande público.

Nesse sentido, para ser visto é preciso pagar, e independente de muito ou pouco, o importante é começar investindo no tráfego do jeito certo, e ainda, com a capacidade de se reinventar caso seja necessário fazer modificações.

Tráfego pago para food service:

É difícil definir uma estratégia de tráfego pago para food service se a estratégia por trás da campanha não é conhecida.

Porém, dê bastante atenção a segmentação do seu público. Caso você não saiba como fazer o tráfego pago, e também não possui condições no momento para contratar uma empresa que possa fazer para você, sugiro os estudos os vídeos de Adriano Gianini.

Outras estratégias já conhecidas

Aliás, antes de dizermos tchau, vale ainda citar aquelas estratégias que todo mundo já conhece, mas nem todos colocam em prática.

São elas:

  • Frequência nas postagens nas Redes e Mídias Sociais;
  • Utilização dos Stories no Instagram para manter contato com o público já cativo;
  • Utilização de imagens de qualidade para mostrar seus produtos;
  • Desenvolvimento e manutenção de um Blog com conteúdo verdadeiramente agregador.
  • Utilizar mais vídeos do que imagens nas Redes Sociais;
  • Etc.

Então é isso

Hoje junto com o qrpedir você descobriu algumas tendência novas, e outras nem tanto, dentro do Marketing Digital que vão te ajudar a superar as suas metas e a bater recordes de venda.

Ah! Mas não se esqueça que para isso seu conteúdo precisa vir repleto de ideias inovadoras e de conteúdos úteis para os seus clientes.

Ficou com alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários.

Quer saber um pouco mais sobre o assunto?

Leia também:

Como fazer o gerenciamento de redes sociais para restaurantes.

Marketing digital para restaurantes.

Até mais.

Compartilhar:

Nayara

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.