7 Vantagens do sistema de autoatendimento para o seu restaurante

06.03.2020
O sistema de autoatendimento é uma tecnologia que favorece a autonomia e redução dos custos. clique e conheça as 7 vantagens de contar com esse sistema!

O sistema de autoatendimento é uma tecnologia que favorece a autonomia e redução dos custos, já bastante conhecida.

No entanto, nos últimos anos ela sofreu algumas adaptações para se voltar ao setor gastronômico. Estando assim, interligada ao conceito de cardápio digital.

Em qualquer tipo de negócio, essa tecnologia foi desenvolvida com a intenção de facilitar operações e tarefas nos mais diversos ambientes de trabalho.

Desse modo, quando implementado em restaurantes, ele oferece um melhor aproveitamento dos recursos. Tanto em termos de mão-de-obra, quanto em matérias primas para produção de alimentos.

Reduzindo então, as perdas financeiras por custos e erros, enquanto otimiza as funções dos atendentes.

As vantagens oferecidas pelo sistema de autoatendimento são inúmeras. Mas, em um aspecto geral favorecem a experiência e satisfação dos clientes.

O que eleva o potencial de crescimento dos negócios ao mesmo tempo que, o mantém competitivo pelo diferencial de mercado.

Então, ao longo deste artigo iremos mostrar como essa tecnologia funciona e seus benefícios, continue lendo e tire suas dúvidas.

O que é sistema de autoatendimento? sistema de autoatendimento

Criado a fim de otimizar tarefas operacionais, o sistema de autoatendimento é uma solução tecnologia implementada através de:

  • Tokens;
  • Smartphones;
  • Tablets.

Ou seja, são sistemas automatizados que são implementados em restaurantes através de equipamentos eletrônicos.

Permitindo assim, que os próprios clientes acessem as informações de produtos. Escolhendo eles mesmos seus pedidos, que são automaticamente enviados a cozinha.

Isso faz com que esse sistema esteja alinhado ainda a outra tecnologia, a dos cardápios eletrônicos.

Conhecidos ainda como cardápio ou garçom digital. Uma vez que, excluem parte das funções desse profissional, colocando em um atendimento personalizado.

Ao realizar apenas a entrega dos pedidos nas mesas e para agir de maneira mais consultiva, na retirada de dúvidas, sugestão de pratos e bebidas, etc.

Portanto, o autoatendimento é um sistema inteligente, moderno e intuitivo. Capaz de reduzir o tempo de espera e os erros humanos ao passo que, torna os atendimentos ágeis.

Também chamado de atendimento inteligente, esse sistema atua como um suporte tanto ao profissional, quanto aos clientes lhe dando autonomia.

Moderna, essa solução se adapta as novas formas de consumo. Uma vez que, hoje estamos na era digital onde as pessoas cada vez mais realizam suas tarefas através de dispositivos eletrônicos.

De maneira resumida, podemos considerar esse um sistema de atendimento otimizado, prático, ágil e assertivo.

No qual, os clientes têm uma boa experiência, aumentando sua satisfação. Enquanto o restaurante tem seus custos reduzidos e um faturamento elevado.

Por que investir no sistema de autoatendimento?

Se nos dias de hoje a tecnologia tem estado cada vez mais presente em nossa rotina, com isso, as formas de consumo mudaram.

Atualmente, compras são feitas em apenas um clique. Bem como, a pesquisa e escolha de um local para ir comer no final de semana.

Isso acontece porque as inovações trazem praticidade e agilidade para o dia-a-dia que se torna cada vez mais corrida a muitos.

Então, o sistema de autoatendimento nos restaurantes supre essa demanda, reduzindo o tempo de espera. Afinal de contas, ninguém quer perder tempo, certo?

Restaurantes que se adaptam as necessidades do público consumidor saem à frente no mercado.

Pois, possuem diferencial competitivo que atrai mais visitantes. Bem como, ainda conseguem aumentar a fidelização de clientes e faturamento.

Outro aspecto fundamental, são as melhorias na gestão e no controle financeiro.

Uma vez que, o autoatendimento se conecta ao cardápio digital através de um sistema integrado conectado a todos os setores do negócio.

Diversos são os benefícios que podemos notar, através de sua implementação. A seguir, iremos falar um pouco mais de cada um deles.

1. Agilidade no atendimento: sistema de autoatendimento

Quando um sistema de autoatendimento é implementado em seu restaurante, uma das principais vantagens é a agilidade.

De cara, é possível notar uma mudança nos atendimentos, por parte dos clientes. Isso porque eles têm a opção de fazer pedidos que são automaticamente enviados a cozinha.

Ou seja, não é preciso esperar que um garçom atenda sua mesa, o que demora a acontecer quando a casa está lotada, por exemplo.

Nem mesmo ocorre a demora no tempo de explicação dos pratos e bebidas. Estará tudo ali explicado no cardápio digital, facilitando a compreensão.

Em resultado, quanto mais rápido é feita a escolha dos produtos, esse é automaticamente enviado a cozinha reduzindo seu tempo de entrega.

2. Diminuição dos erros:

No estilo convencional de atendimento, ao anotar um pedido é algo bastante comum que garçons errem algo.

Seja ao esquecer de um prato ou até mesmo, alterações nele. Infelizmente esse é um problema recorrente que afeta a imagem do estabelecimento.

Quando o sistema de autoatendimento é implementado, esses erros são reduzidos.

Isso porque quando o cliente faz seu pedido, esse é enviado diretamente a cozinha e/ou bar. Podendo inclusive, conter personalizações que são comumente esquecidas.

Portanto, ao manter sua equipe capacitada e atenta, as falhas ocorrem em uma escala muito menor, enquanto a satisfação dos clientes aumenta! 

3. Sistema de autoatendimento vs. ticket médio:

Aumentar o ticket médio é um dos maiores desafios que os restaurantes possuem.

Porém, quando damos autonomia ao cliente em suas escolhas, isso muda. Isso porque ele não se sente pressionado com um garçom esperando para realizar seu pedido.

Esse pode ser feito com calma através do sistema de autoatendimento, sem esperas para ser atendido e de forma confortável.

Com isso, muitos clientes passam a analisar melhor as opções e consumindo mais produtos.

Uma forma de potencializar o ticket médio é sugerir combos ou descontos em adicionais. A facilidade de adicionar alimentos e bebidas sem correria deixa o cliente mais à vontade, portanto, invista nisso!

4. Redução do tempo de espera:

Como dito antes, os pedidos automatizados através do sistema de autoatendimento agilizam o serviço.

Mas, não é apenas a entrega dos produtos que se torna mais rápida. De maneira geral, isso aumenta a rotatividade das mesas.

Atendimentos mais ágeis levam a consumo em menor tempo o que faz com que as filas no estabelecimento diminuam.

Tanto em termos de realizar o pedido, quanto para entrar no restaurante. Por mais que a casa esteja lotada, mais clientes serão atendidos em um único dia do que normalmente seria.

Desse modo, você enfrenta um dos motivos de reclamações mais comuns – que vem fomentando o mercado delivery.

5. Inovação com o sistema de autoatendimento:

O cardápio em formato digital é algo já considerado antigo, podemos ver isso em grandes redes de fast food.

A grande diferença, hoje, é que esses estão associados ao autoatendimento, certo? No entanto, apesar de ser muito vantajoso, os restaurantes no Brasil ainda vêm se adaptando a esse uso.

Portanto, os estabelecimentos que saem à frente do mercado conseguem um destaque competitivo excelente.

Além disso, o sistema vai além e age muito mais do que como um cardápio. Junto a eles é possível vincular pesquisas de satisfação, para feedbacks.

Ou até mesmo sistemas de cadastro que coletam dados, podendo então, oferecer aos clientes programas de fidelização.

Bem como, itens promocionais e descontos no aniversário de forma automática. Tudo isso através do registro feito pelo CPF do cliente e mais alguns dados.

Com uma boa estratégia de marketing digital, é possível atrair até mesmo clientes interessados em ambientes tecnológicos.

Portanto, o que não faltam são formas de inovar através do autoatendimento nos restaurantes.

6. Otimização da mão-de-obra: sistema de autoatendimento

Ao contrário do que muitos pensam, o sistema de autoatendimento não substitui garçons.

Desse modo, não sendo uma ameaça e risco de desemprego. Mas sim, uma solução que visa auxiliar os profissionais ao:

  • Reduzir a sobre carga de trabalho;
  • Elevar sua produtividade.

O que acontece, pois, eles passam a demandar menos tempo a tarefas que podem ser automatizadas.

Focando então, nos pontos essenciais de suas funções. Com isso, todo mundo ganha, principalmente quando metas de vendas são facilmente batidas pela atendimento cada vez mais eficaz.

7. Sistema de autoatendimento integrado:

Quando falamos de um sistema integrado que une os diversos setores do restaurantes, estamos falando assim de uma das maiores vantagens.

Ou seja, é a integração de dados que favorecem os processos de gestão. Bem como, os administrativos e financeiros também.

Isso permite aos gestores e dono do estabelecimento um maior controle sobre as vendas, faturamento, lucro, estoque, etc.

Podendo até mesmo identificar produtos que mais vendem com maior facilidade. Até mesmo, aqueles de menor saída, combos mais pedidos e melhores promoções.

Gerando assim, economia no tempo que se leva para tomar conta dessas questões e tomando medidas mais assertivas para o crescimento.

Conclusão

Em resumo, o sistema de autoatendimento tem por objetivo agilizar os pedidos nos restaurantes ao dar autonomia aos clientes.

Uma vez que eles irão interagir diretamente com o cardápio digital e fazer seu próprio pedido. Sendo assim, enviados a cozinha gerando inúmeros benefícios, tais como:

  • Tempo de espera reduzido;
  • Diminuição dos erros;
  • Entregas rápidas.

Além disso, existem outros diversos benefícios que a satisfação do cliente gera ao estabelecimento e que, proporcionam um aumento no faturamento.

Este artigo foi útil para você? Conte para nós nos comentários ou deixe sua dúvida para que possamos ajudar.

Leia também:

Luan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.