Tendências para restaurantes: As 10 novas que vão impactar em 2020

08.11.2019
É bastante comum que todos os anos novas tendências para restaurantes surjam e com isso, o mercado busque incorporar e se adaptar a elas.

É bastante comum que todos os anos novas tendências para restaurantes surjam e com isso, o mercado busque incorporar e se adaptar a elas.

Pensando nisso, quais serão aquelas que irão impulsionar esse mercado em 2020? Com o fim do ano bem próximo, essa é uma dúvida que não para de surgir na mente de empreendedores do ramo.

Do mesmo modo que, muitos que querem iniciar nesse meio buscam oportunidades de novos negócios que irão esquentar esse mercado!

Ou seja, independentemente se você quer apenas inovar para se manter na disputa ou para iniciar-se nela, o que não faltam são opções. Então, vamos conhecê-las?

Tendências para restaurantes em 2020

Assim como eu, acredito que você esteja curioso para saber onde será possível inovar e surpreender seus clientes no próximo ano, certo?

Uma vez que, é justamente isso que mantém o público consumidor interessado: as novidades. Por isso, confira nossa seleção a seguir!

Serviço e atendimento:

Para iniciar, o primeiro tópico que irei abordar é um assunto que interfere na experiência do usuário quanto ao ambiente em si.

  • Interatividade: já percebeu como mesmo em jantares, as pessoas passam mais tempo em seus celulares do que socializando com quem estão juntos? Pois bem, a fim de quebrar esse estigma negativo que a tecnologia vem criando, restaurantes vem investindo mais nos pratos compartilhados. O que leva as pessoas a terem que se comunicar mais;
  • Design aconchegante: cada vez mais, vemos uma busca por parte dos consumidores por de ambientes que os façam se sentir em casa. Por isso, muitos vem apostando em conceitos como cozinha aberta, ambientes menores que comportam poucas pessoas por vez, louças artesanais e com menos foco no glamour. Ou seja, são pequenos detalhes que irão fazer o cliente querer voltar lá não apenas pela comida, como também, por se sentir bem recebido;
  • Autoatendimento: totens de autoatendimento vem se tornando uma forte tendência que visa facilitar o serviço dos funcionários de um restaurante. Bem como, a vida dos consumidores que não tem tempo a perder;
  • Delivery: sim é isso mesmo! Até restaurantes considerados mais requintados vem apostando nessa como uma das tendências para restaurantes. Claro que o padrão para entrega será feito de forma diferente e com certas limitações para manter a qualidade. Em alguns casos, podem ser desenvolvidos cardápios específicos para esse serviço. De modo que, a pessoa possa experimentar aquela culinária que gosta, mas, dentro dos parâmetros adequados de entrega.

Tendências para os cardápios de restaurantes:

Nesse aspecto, alguns pontos vêm se tornando mais frequentes, indicando o surgimento de mais uma das tendências para restaurantes!

  • Digital: algo que se volta diretamente ao conceito de autoatendimento, o uso de cardápios digitais vem se tornando cada vez mais comum. Isso porque eles se mostram interativos, atraentes visualmente e simples. Além de facilitar a escolha do cliente que pode fazer observações no pedido, os processos de escolha e pedido se tornam automatizados;
  • Informação: que vivemos na era da informação, isso ninguém pode negar. Dessa forma, os restaurantes vêm se adaptando a essa nova forma de consumo. Por isso, cardápios passam a focar em um bom design minimalista que deixa por conta das descrições o seu destaque. Ou seja, veremos um detalhamento mais claro do que compõe um prato, de forma bastante explicativa e ao mesmo tempo objetiva para não cansar o consumidor.

Mas, e o consumo de vinhos?

Esse também chega com forte tendências para restaurantes que pensam sempre em como inovar de forma consciente!

A onda de produtos orgânicos invadiu diversos mercados nos últimos anos, incluindo o de alimentos e, hoje, uma nova tendência surge com força!

É o consumo de vinhos orgânicos vendidos em Bag in Box. Ou seja, embalagens sustentáveis que preservam o meio ambiente e visam a redução dos preços.

Contudo, essa é uma ação que se volta apenas, até o momento, para vinhos considerados de consumo mais imediato (jovens), de forma semelhante aos de embalagens de rosca.

Já para aqueles mais refinados, consumidos depois de um certo tempo de guarda, a tendência é substituição das rolhas/cortiças de sobreiro, por versões sintéticas.

Sustentabilidade entre as tendências para restaurantes:

Todo ano, vemos cada vez mais um aumento na preocupação com a produção de lixo que as indústrias e comércios produzem, certo?

Essa questão agora irá afetar diretamente os restaurantes! Pois, os consumidores têm buscado ambientes que prezam pela redução do desperdício de comida, por exemplo.

Com isso, ambientes que fazem reaproveitamento de casca, alimentos “feios” e muito mais, sai a frente – desde que tudo esteja próprio para consumo.

Ainda na tendência do lixo zero, se destaca quem implementa isso nos demais pontos do negócio. Tal como, escolha de móveis, canudos biodegradáveis, entre outros.

Como ficam as comidas?

Por fim, quero falar das tendências de restaurantes para as comidas, já que elas são o carro chefe desses estabelecimentos.

  • Saudável: aqui não estamos falando apenas da diminuição do consumo de carne vermelha que é alta no Brasil. Mas sim, de uma alimentação rica em ingredientes frescos e orgânicos feitos de forma simples, sustentável e saborosa. Conceitos como raw food, slow food e comfort food serão bastante comuns;
  • Características étnicas: cozinha regional é algo bastante comum aqui, certo? Contudo, sempre nas versões americanizadas como acontece com a própria comida japonesa. Frente a isso, irão surgir restaurantes de diferentes culturas com focam nos alimentos realmente típicos, mas, pouco conhecidos mundialmente.

Conclusão

Vimos ao decorrer deste artigo, quais serão as tendências para restaurantes no próximo ano, 2020.

É possível perceber que em todas elas a atenção aos detalhes se torna bem importante. Algo que estará presente diretamente no atendimento e serviço oferecido ao público, para melhorar sua experiência.

Bem como, nos detalhes por trás das comidas e bebidas que atendem a uma demanda de maior sustentabilidade e naturalidade!

O que você achou delas? Conte para nós nos comentários e compartilhe nas redes sociais.

Luan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.