qrpedir - Tipos de Sushis para o seu Restaurante

Tipos de Sushis para o seu Restaurante

11.04.2023

Primordialmente, o sushi é um dos pratos mais populares da culinária japonesa em todo o mundo, e no Brasil não é diferente. Assim, com a popularização da gastronomia japonesa em terras brasileiras, diversos tipos de sushis se tornaram populares e são amplamente consumidos em restaurantes especializados em sushi. 

Sobretudo, esse prato consiste em uma porção de arroz temperado com vinagre de arroz, açúcar e sal, junto a um pedaço ou fatia de peixe cru, ou frutos do mar, ou vegetais ou ovo, sem falar que, em alguns estilos, também existe a presença da alga marinha nori. 

Aliás, no Brasil existem mais versões do que no próprio Japão. No entanto, antes de entrar na imensa diversidade BR, vamos falar dos mais tradicionais no seu país de origem. 

A princípio, o sushis tradicionais podem ser apresentados nas seguintes formas: enrolado em alga para fazer um rolo de sushi (maki) – hossomaki e uramaki – ou em um bolinho de arroz coberto com fatia de peixe cru (nigiri) ou com ovo (tamagoyaki), ou ainda em um cone de alga recheado com arroz e outros ingredientes (temaki).

Apesar de todas essas formas, que não são poucas se considerarmos que elas podem ser feitas com alguns tipos de peixes e frutos do mar, aqui no Brasil nos fomos mais longe e acrescentamos formas de fazer diferentes e múltiplos ingredientes.

Sendo assim, neste artigo, vamos explorar quais são os tipos de sushis mais vendidos no Brasil.

Acima de tudo, os tipos de sushis que os brasileiros preferem são os de salmão

Os sushis de salmão são os mais populares no Brasil e em todo o mundo. O salmão é um peixe saboroso e de textura suave, por isso agrada tanto o nosso paladar. Contudo, apesar de serem os mais consumidos, existem outros peixes que são usados para o preparo dos sushis, como o atum e algum outro peixe branco. 

No entanto, apesar de o salmão ser preferido entre todos aqui no Brasil, em um sushi ele não costuma vir apenas com o arroz e a alga, por isso, não é incomum que os sushis brasileiro recebam um acompanhamento “diferentão”, entre eles o cream cheese (que é uma influência norte americana), a maionese, o alho-poró, a batata-palha, a pimenta biquinho, entre outros.

De qualquer forma, você sabe identificar e dizer o que é cada sushi? Não? Calma que nós vamos especificar cada um para você.

Hossomaki

Imagem com prato cheio de sushis hossomakis

Um dos mais tradicionais de todos aqui no Brasil. O Hossomaki é composto da seguinte forma, de dentro para fora: recheio, arroz e alga. Sobretudo, existem diversas versões do Hossomaki aqui no nosso país, os recheios levam desde peixes (entre eles salmão, atum e outros), frutos do mar, até alguns legumes e frutas. 

Prato de sushi uramaki

Uramaki

O Uramaki é um tipo de sushi que tem arroz por fora e recheio por dentro. Antes de mais nada, é o tipo de sushi que mais agrada os brasileiros, pois tem uma textura mais suave e agradável ao paladar. Os sabores mais populares de uramaki são o camarão, salmão, atum e skin, que é feito com a pele de salmão grelhado.

Niguiri

Vários tipos de nigiri

O niguiri é um dos tipos de sushi mais tradicionais da culinária japonesa. É feito com uma bola de arroz e uma fatia de peixe cru em cima. Os peixes mais populares para o niguiri são salmão, atum, peixe branco e camarão que obviamente não é um peixe (hehehe).

Temaki

Temaki com ovas de peixe, manga e abacate.

O temaki é um tipo de sushi enrolado em forma de cone. É feito com alga nori, arroz e recheio. Os sabores mais populares de temaki são salmão, atum, camarão, polvo e kani, que é feito com carne de caranguejo. Também é possível encontrar esse sushi na versão hot, onde o temaki é empanado e frito. 

Hot roll

Imagens que ilustram sushis hot holls

O hot roll é um tipo de sushi frito e crocante. Esse definitivamente não é japonês. Ele é feito com arroz, alga nori, recheio e empanado em uma massa fina e líquida e farinha panko. Os sabores mais populares de hot roll são salmão e Filadélfia. 

Joe

Imagem ilustrativa do sushi joe

O Joe é um tipo de sushi muito apreciado pela sua composição. Enquanto a maioria dos sushis levam algas por fora e recheio de peixe por dentro, o Joe faz o contrário, ele coloca uma fina fatia de peixe por fora e o arroz por dentro, aliás, em seu topo é posto mais um ingrediente, podendo ser outro tipo de peixe e assim por diante.  

Conclusão

O sushi é um prato que conquistou os paladares dos brasileiros e se tornou uma opção cada vez mais popular em restaurantes especializados em gastronomia japonesa. Os tipos de sushi mais populares no Brasil são os sushis compostos de salmão, entre eles estão o Hossomaki o Uramaki, o  Niguiri, o Temaki, Hot roll e o Joe. Com uma grande variedade de sabores e texturas, o sushi se tornou um prato versátil e saboroso que agrada a quase todos os gostos.

Quer saber mais sobre restaurantes Japoneses? 

Leia também: 

Como abrir um restaurante japonês?

Como montar um Restaurante?

Compartilhar:

jessicamkt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.