Cardápio digital: Vantagens de utilizar em seu estabelecimento

13.09.2019
O cardápio digital é uma tendência que veio para ficar. Bem como as tecnologias que ajudam na experiência do cliente.Clique e confira suas vantagens!

O cardápio digital é uma tendência que veio para ficar. Bem como as tecnologias que entram cada dia mais na gestão e na experiência do cliente.

Desde já, temos que deixar claro que cada vez mais os clientes buscam por agilidade, rapidez e praticidade. Assim é necessário abrir a mente para as novas tendências que surgem no ramo alimentício, buscando uma melhora na gestão e no atendimento.

Juntamente com o melhor atendimento para o cliente, o cardápio digital traz maior otimização de recursos

Então continue a leitura deste artigo e veja todas as vantagens que o cardápio digital oferece para seu estabelecimento. 

Mercado

O setor de alimentação vem crescendo a cada dia mais. Sendo assim, atualmente, um de cada três brasileiros se alimentam fora de casa, por fatores econômicos, sociais e pela busca de praticidade no dia a dia tão corrido.  

É de extrema importância perceber que se não  todas a grande maioria das pessoas estão conectadas, até porque existem dispositivos e aplicativos para praticamente tudo. 

Deve-se ter em mente que o perfil de clientes para restaurantes e similares pode ser bem abrangente e inclusivo se diferenciando de outros negócios com o público mais segmentado. 

 Assim é necessário uma especialização e atualização quanto atendimento, serviço e abordagem. Para garantir maior atração de clientes para o seu estabelecimento. 

Após entender o novo mercado que nos rodeia é necessário se adequar às tendências para restaurantes e similares  e aproveitar para atrair novos clientes. Uma opção que não pode ser esquecida é a disponibilização de um cardápio digital no estabelecimento.

O que é cardápio digital?

O cardápio digital é uma tecnologia que vem ganhando proporção, ajudando o estabelecimento a automatizar a frente operacional  e aumentar a agilidade no atendimento. Além de permitir que seus clientes escolham suas refeições e bebidas com mais flexibilidade, autonomia e facilidade. 

Existem várias opções e funcionalidades diferentes. Alguns necessitam que o usuário faça download do aplicativo e realize um cadastro sendo mais difícil para os clientes aderirem. Outros trazem a necessidade de um tablet por mesa, trazendo um alto custo para a empresa.

Entretanto há o cardápio digital por QR code que não necessita fazer download, cadastro e nem compra de materiais eletrônicos. Pois cada cliente usará o seu próprio celular para ler o QR code disponibilizado pelo estabelecimento e assim irá acessar o cardápio de forma simples e rápida. 

Essa tecnologia possibilita otimizar o corpo de funcionários, ou seja, atender mais pessoas com menos funcionários. Confira abaixo a principal diferença dos cardápios digitais disponíveis no mercado.

Cardápio digital: qual devo usar?

São diversas opções no mercado, com diferentes funcionalidades e que vão além da eliminação de papel. Afinal essa é a primeira vantagem de utilizar um cardápio digital.

Basicamente existem duas principais formas de cardápio digital. Uma com a utilização de um tablet e a outra feita através de um código QR.

Ao utilizar o tablet como cardápio você terá que fazer um investimento muito grande com a compra de equipamento, pois será necessário um tablet por mesa. 

Já ao utilizar o cardápio por QR code você não terá custos elevados e nem manutenção dos aparelhos, sendo uma alternativa mais barata para restaurantes e similares, pois cada cliente irá acessar do seu próprio Smartphone. Reduzindo as despesas para implementar essa tecnologia no estabelecimento.

Cardápio digital QR code: como irá funcionar no estabelecimento?

O cardápio por QR code é uma alternativa mais barata como já comentamos acima. Ele funciona através de QR codes colocados nas mesa do estabelecimento. O cliente escaneia o código e abre o cardápio no seu Smartphone. 

Portanto, não será necessário chamar o garçom, pois o cliente realiza o pedido facilmente pelo cardápio digital. Não será necessário fazer o download do aplicativo pelo cliente e nem a compra de tablets e celulares pelo estabelecimento.  

Além da agilidade para realizar o pedido, ele é enviado imediatamente para as áreas de produção diminuindo erros e perdas no estabelecimento. E para o gestor basta acompanhar o andamento dos  pedidos no gerencial. 

Vantagens de utilizar o cardápio digital QR code 

Basicamente o uso do cardápio digital  expressa um tendência de atendimento: o autoatendimento. Que tem por característica o uso da tecnologia para facilitar a vida do cliente e tornar sua experiência mais agradável. 

Uma das principais vantagem é a rapidez da escolha por parte do consumidor e a agilidade na realização do pedido. Outra vantagem para o estabelecimento é a facilidade de renovar o cardápio sem precisar gastar com novas impressões. 

Toda a praticidade e agilidade com o uso dessa tecnologia pode fazer com que as pessoas visitem com mais frequência o seu estabelecimento. Consequentemente maior número de clientes.

Veja como a experiência do seu cliente pode ser única contando com o cardápio digital:

  • Facilidade para decidir o prato;
  • Agilidade no atendimento;
  • Maior interação do cliente com o estabelecimento;
  • Maior rapidez na produção;
  • Menor risco de falhas e perdas nos pedidos.;
  • Maior praticidade;
  • Equipe otimizada e até reduzida;
  • Maior ticket médio;
  • Maior lucro;
  • Pedido direto da mesa para a área de produção;
  • Redução do tempo de espera do cliente;
  • Cardápio sempre atualizado;
  • Não se deteriora com o tempo;
  • Não necessita reimpressão e encadernamento;
  • Descrição detalhada do prato;
  • Informações como componentes e receita;
  • Menor gastos com equipamentos.

São muitas vantagens ao aderir o cardápio digital no estabelecimento. Principalmente melhorando a experiência do usuário e cativando cada vez mais clientes. Que pela vida corrida necessitam cada vez mais de praticidade e agilidade nos estabelecimentos. 

E os colaboradores? 

Certamente não é só o cliente que ganha com a utilização do cardápio digital. A sua equipe de funcionários também irá aproveitar uma série de vantagens, que facilitam o dia a dia da empresa. 

Irão trabalhar com mais tranquilidade, sem a pressão de anotar os pedidos e poderão atender com mais agilidade. E você poderá contar com um time mais enxuto, pois o pedido irá direto para a cozinha sem erros, por conta do autoatendimento. 

Por fim … 

Definitivamente o cardápio digital é uma tendência que veio para ficar, em prol de automatizar e otimizar os processos nos restaurantes e similares. 

Com esse post você entendeu a necessidade de contar com um cardápio digital para deixar a experiência do seu cliente única e ainda reduzir perdas e erros, aumentar o lucro, otimizar a equipe de funcionários dentre muitas outras vantagens citadas neste artigo.

Para isso você deve contar com o cardápio que melhor lhe atenda. Como o qrpedir que é um cardápio digital por QR code com funcionalidades, suporte e facilidade no manuseio.

Após entender todas as vantagens que o cardápio digital traz para o seu estabelecimento, não perca mais tempo! Entre em contato com o qrpedir e conheça todos os benefícios para o seu restaurante ou similar. 

Compartilhar:

Luan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.