Cashback e pagamentos alternativos

12.06.2020
O brasileiro está sempre procurando uma forma de economizar dinheiro. Com isso, nos últimos anos, uma avalanche de sites de cashback têm surgido.

O brasileiro está sempre procurando uma forma de economizar dinheiro. Com isso, nos últimos anos, uma avalanche de sites e aplicativos com a proposta de cashback têm surgido. Porém, com o grande número de clientes usando estas formas de pagamento alternativas, o gestor de food service precisa se adaptar. Neste artigo falaremos sobre as formas de pagamento digitais, onde o cliente não precisa inserir o cartão na máquina, apenas apontar o celular para a tela da mesma. 

 

Mas o que é cashback?

O termo “cashback” vem do inglês e pode ser traduzido como “dinheiro de volta”. Então, cada compra que o cliente faz (muitas vezes com um valor predefinido), ele ganha alguma porcentagem do seu dinheiro de volta. Este dinheiro pode ser transferido para uma conta corrente ou ser usado como crédito nas outras compras dentro do aplicativo.

E quais são as empresas principais e como elas funcionam? Calma, nós iremos te explicar.

 

É uma das iniciativas mais conhecidas. Possui a opção PicPay empresas, para aqueles lugares que desejam ampliar as opções de pagamento dos seus clientes. Então, as vendas são feitas diretamente pelo celular de forma extremamente simples e segura, sem a necessidade de maquininha própria. Ainda assim não possui taxas de adesão ou aluguel e o recebimento é automático. Porém, durante o período de isolamento social o PicPay tem estimulado o distanciamento social  nos pagamentos utilizando a plataforma. Assim sendo, seus diferenciais são:

      1. Venda no crédito ou débito sem maquininhas;
      2. Monitoramento de transações em tempo real;
      3. Também possui parcelamento sem juros para ambas as partes;
      4. Recebimento automático de valores na conta bancária. Para parcelamentos, o valor pode ser enviados com eventuais descontos;
      5. Plataforma segura e sem burocracia;
      6. Recebimento por meio de qrcode. Assim, você pode gerar esse código diretamente no celular na hora da venda e mostrar para o cliente.Você também pode gerar um código e colocar em um totem ao lado do caixa, para agilizar o pagamento. 

É uma empresa que se encontra no mercado brasileiro desde 2011, foi a principal empresa por tornar o cashback conhecido no Brasil. Algumas lojas pagam para anunciar dentro da plataforma e, por sua vez, o Méliuz devolve parte desse dinheiro ao cliente quando ele faz uma compra. Ao acumular um valor de R$ 20, o comprador pode transferir este valor para uma conta corrente.

      1. Possui o diferencial de ter um cartão de crédito  próprio, o Trigg, que possui cashback dentro de qualquer compra feita pelo cliente.

Recentemente o Nubank lançou um programa de recompensas. Ainda assim este programa é diferente das milhas tradicionais de um cartão de crédito e não tem data de validade. Algumas diferenças, no entanto, são primordiais:

      1. As compras são convertidas em pontos que podem ser utilizados para “apagar” algumas cobranças de parceiras da conta.
      2. Cada real gasto no cartão de crédito corresponde a um ponto. 

É uma carteira digital do grupo B2W. Sendo assim, através dela você pode controlar o seu saldo, efetuar o pagamento de contas, além de receber o dinheiro de volta em algumas lojas parceiras. Seu principal diferencial é o uso nas lojas físicas das Americanas.

Também é uma finetech que atua em território nacional desde 2012. Então seu principal diferencial é ter a Ebanx Go, uma conta digital gratuita com cashback. 

Outras Dúvidas:

 

  • Cashback expira? No caso do Méliuz, se você resgatar para sua conta bancária, ele tem um prazo de uso de 24 meses.
  • Cashback e desconto são diferentes? SIM. O desconto faz o preço do produto cair na hora. Porém o cashback mantém o valor do produto mas te devolve parte do dinheiro na conta. 
  • Quanto é o cashback? Depende, cada empresa tem políticas diferentes e pode variar entre 1%, 5%, 10% e 20%
  • Por quê usar o cashback em meu negócio? O cashback é uma maneira de fidelizar o seu cliente. Como já falamos anteriormente em um post do nosso blog, é muito mais caro conquistar um novo cliente do que fidelizar um.
  • O que minha marca ganha com isso? Visibilidade de marca. Ou seja, quando um cliente ficar satisfeito com os seus serviços, poderá te indicar para outras pessoas ou escrever uma boa avaliação, atraindo assim mais clientes.
  • Mostra estar preocupado com o cliente: por facilitar o acesso ao pagamento, você mostra estar preocupado com o cliente e em proporcionar formas de pagamento que sejam benéficas para ele também.
  • Menor frustração dos clientes: programas de milhagem, acúmulo de benefícios ou cashback são sempre bem-vistos pelo público geral.

 

 

Gostou do post? Então conta pra gente se você acha essas formas de pagamento aplicáveis no seu negócio!

Compartilhar:

Luan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.