Cardápio para hamburgueria: Saiba como fazer

10.01.2019
Você sabe como fazer um cardápio para sua hamburgueria? Sabe como o cardápio ajuda a ter uma gestão mais eficiente? Não? Então clica e confira!

Você sabe como fazer um cardápio para sua hamburgueria? Sabe como um cardápio bem escrito te ajuda a ter uma gestão mais eficiente? 


Acima de tudo, todo empreendimento exige um planejamento bem feito, algo que não é diferente para as hamburguerias e seus cardápios.

É necessário ter uma gestão eficaz para que os números fiquem sempre positivos aos finais dos dias e dos meses. Aliás, uma gestão eficaz passa pela administração de todos os detalhes de um negócio. 

Você vai abrir uma hamburgueria? Você sabe como montar um cardápio perfeito para te ajudar a vender muito mais?

Se sua resposta foi não, este artigo foi feito para você.

Neste contexto, aqui iremos abordar como fazer um cardápio para hamburgueria otimizando a sua gestão. Além disso, se você chegou aqui procurando informações sobre como abrir uma hamburgueria, antes de terminar este artigo, clique aqui e leia Como abrir uma hamburgueria: o guia definitivo!

Continue a leitura até o final!

Conhecendo o mercadocardápio digital

Primeiramente, antes mesmo de saber como montar um cardápio é necessário conhecer alguns detalhes sobre esse nicho. Por isso vamos entender um pouco mais sobre o mercado de hambúrgueres. Certo?

Vamos lá!

O conceito de hamburgueria não é nenhuma novidade para o brasileiro.

Apesar de ser um estilo de food service que está no mercado há décadas, nos últimos anos ele vem se reinventando.   

Em um contexto mais amplo, os hambúrgueres conquistaram seu espaço, primordialmente, por meio franquias americanas de fast-food, sendo o padrão, aqueles lanches rápidos de preparar e fáceis de consumir.

Os hambúrgueres que temos aqui no Brasil não se limitaram as características dos seus primos estadunidenses das grandes franquias, a não ser que aqui você coma hambúrgueres apenas nos famosinhos MC Donald’s e Burguer King.

A fim de agradar a todos os gostos, diversas e diferentes hamburguerias surgiram por aqui, fugindo do padrão e contribuindo com mudanças positivas.  

Com essas mudanças no mercado e crescimento do setor, é certo considerar uma alta na concorrência. 

Assim, com a comprovada crescente concorrência nesse ramo é necessário conquistar o público e investir em qualidade e inovação.

Confira a seguir, algumas dicas para fazer o seu cardápio e tornar a hamburgueria um sucesso.

1.Análise de concorrentes

A análise de concorrentes está entre os fatores mais importantes para estruturar uma vantagem competitiva.

Essa análise funciona como um termômetro para os negócios e basicamente consiste em analisar quais são os pontos fortes e as fraquezas dos seus concorrentes. 

Ela deve ser sempre aplicada antes de montar ou de alterar o seu cardápio.

Como fazer a análise do cardápio dos concorrentes?

Primeiramente é necessário fazer um levantamento dos concorrentes locais e conhecer as suas práticas, como:

  • o que oferecem;
  • as promoções;
  • os preços;
  • a localização;
  • o público-alvo; e
  • o atendimento.

É importante frisar que esses levantamentos devem ser constantes para que você consiga sempre sobressair a concorrência. 

Além desses pontos, é necessário questionar os motivos que levam os clientes a escolherem outras hamburguerias que não a sua. A resposta dessa pergunta é o que chamamos de vantagem competitiva. 

2.Definir estilo da hamburgueria

É muito importante especificar bastante os produtos com os quais você irá trabalhar. Isso vai afunilar tanto o público-alvo, quanto a produção e os gastos, garantindo mais assertividade na hora de vender.

Dentre os estilos, os que mais se destacam são:

  • Os tradicionais;
  • Os artesanais;
  • Os gourmet;
  • Os “podrões”;
  • Os veganos; e
  • Os vegetarianos.

Descubra qual a área te atrai mais, estude seu público-alvo e experimente! 

4.Preços 

Obviamente é de suma importância colocar os preços calculados de maneira correta no seu cardápio, mas apesar de obvia, essa pode ser uma tarefa um pouco complexa e demorada. Isso pois, para chegar aos valores corretos, é necessário avaliar ingredientes, quantidades por prato, mão de obra, margem de lucro, etc. Somente depois de descobrir todas essas informações é que os preços devem ser passados para o seu cardápio.

Quer uma mãozinha na hora de fazer os cálculos? O Sischef, um dos nossos grandes parceiros, preparou uma ficha técnica que pode te ajuda na hora de calcular o preço dos seus hambúrgueres. Clique aqui para baixar a ficha técnica grátis. 

Não sabe como utilizar a ficha técnica? Leia o artigo “Ficha técnica – Guia de como montar uma para seu restaurante” também do Sischef.

5.Tenha um diferencial no seu cardápio para hamburgueria 

Sabemos que a maioria do público acaba escolhendo os lanches tradicionais dos nossos cardápios, independente do estilo. Porém, oferecer um cardápio completo vai garantir sempre novas experiências. Sendo um bom atrativo para sua hamburgueria. 

Opções infantis, sem glúten, sem lactose e veganas, por exemplo, garantem que mais clientes te enxerguem como opção. 

Bem, como você deve ter percebido, até agora falamos de todos as escolhas e os processos que devem ser feitos antes de dar início ao seu cardápio propriamente dito, seja ele físico ou digital. Então, sem mais delongas, agora vamos para algumas dicas que vão fazer toda a diferença na hora de montar o cardápio da sua hamburgueria. 

6.Como montar um cardápio para hamburgueria ideal?hamburgueria

Primeiramente, você precisa ter em mente ou melhor já no seu planejamento os hambúrgueres, porções e todos os outros pratos que irá servir na hamburgueria. Deixando as coisas organizadas será muito mais fácil na hora de montar o menu da sua hamburgueria. 

É necessário pensar na elaboração dos pratos sem grandes desperdícios e nem perdas. Um dica é elaborar pratos que tenham ingredientes parecidos na composição, assim o que você comprar para um pode utilizar no outro. 

Aparência conta? 

Sim e muito, leve em consideração aspectos que são fundamentais para elaboração do cardápio utilizando a identidade visual do seu negócio. Nesse sentido, analise com cuidado as cores, o formato, a fonte de letras, etc. 

Acima de tudo, é importante colocar fotos dos pratos junto as suas descrições. Mesmo em cardápios mais enxutos, use fotos de ótima qualidade. A presença das imagens aumentam as vendas em 50%.

Cardápio sempre atualizado  

Faça o exercício de se colocar no lugar do cliente.

Já pensou chegar na hamburgueria escolher um prato e somente então descobrir que o mesmo não está mais sendo produzido? Muito chato não é!

Outro ponto de destaque vai para cardápios com preços errados. De longe essa é uma das principais causas que tornam desagradáveis as experiências dos cliente. Imagine pedir a conta e descobrir que o pedido ficou mais caro do que o esperado. É no mínimo decepcionante!   

Esses são problemas exclusivos de estabelecimentos que utilizam os cardápios de papel, que aliás, para não perderem a qualidade, a cada pequena mudança, precisam ser refeitos.

Por fim, cardápios físicos não são indicados para estabelecimentos que sempre estão inovando. Entretanto, para esses, – na verdade para qualquer um que queira – existe uma solução prática e econômica, o cardápio digital por QR code. Com esse estilo de cardápio, você mantém o seu menu sempre atualizado de forma simples e rápida. E o melhor de tudo, sem gastos extras com impressão e encadernação.

Qual formato utilizar no cardápio para hamburgueria? hamburgueria

Em geral, as hamburguerias utilizam o cardápio no formato de livro, os clientes já estão acostumados com esse formato. Porém, para o estabelecimento esse formato não é vantajoso. Além de serem extremamente caros, como falamos anteriormente, como existem atualizações muito grandes, é preciso que tudo seja refeito novamente. Sem falar nas reposições que ocorrem por conta de danos.  

Um formato que está cada vez mais ganhando o coração de usuários e empreendedores é o cardápio digital por QR code. Onde você não terá grandes gastos, pois cada usuários acessa o cardápio com o próprio celular, com a leitura de um QR code. Sem falar que esse formato não sofre modificação pelo tempo de uso, e pode ser atualizado sempre. 

A uma gama muito grande de formatos para cardápios, assim é necessário escolher o que mais lhe atende, sempre pensando nos custos e na experiência do usuário.

Como montar um menu para hamburgueria utilizando psicologia?

Sim, a psicologia do cardápio é real. Ela adapta o cardápio da hamburgueria para que seja uma ferramenta de vendas, garantindo maior renda no estabelecimento.

Aqui estão algumas dicas para você por em prática a psicologia do cardápio e garantir mais vendas e assim maior rentabilidade:

  • Opções limitadas: A teoria psicológica conhecida como “paradoxo da escolha”, diz que quanto maior o número de opções maior a ansiedade;
  • Fotos: O especialista Gregg Rapp diz que uma foto ao lado da descrição do prato aumenta a venda em 30%, claro que estamos falando de fotos com qualidade;
  • Apresentação dos preços: Não deixe tão visível os preços, use técnicas como colocar abaixo da descrição, esconder o cifrão ou a dos preços quebrados, até porque um prato a R$ 9,95 é mais atrativo do que um a R$ 10,00;
  • Brinque com o visual e a disposição: O canto superior esquerdo é o mais disputado. Então é nesse local que você deve colocar o que pretende vender mais;
  • Linguagem: Você prefere um “pudim de chocolate” ou um “pudim de chocolate com toques aveludados de avelã”? O prato pode ser o mesmo, mas a linguagem faz o cliente valorizar mais o prato e o valor pago.

Há outras formas de chamar atenção do seu público, mas é necessário compreender o seu estabelecimento e o que ele busca passar para o cliente. E antes de sair fazendo o que a maioria faz, entenda qual o perfil do seu público, veja a viabilidade de pôr em prática na sua hamburgueria e aí sim se adeque às necessidade do seu negócio.  

Cor do cardápio para hamburgueria

Alguns estabelecimentos utilizam as cores do tema do espaço nos cardápios, esta opção traz harmonia e ajuda a criar ligação com a identidade visual da marca. Adicione um slogan e faça do seu cardápio uma ferramenta de venda. 

Mas se você não pretende utilizar as cores da sua marca, confira as dicas abaixo.

Se sua hamburgueria recebe pessoas com maior poder aquisitivo, evite as cores quentes como o vermelho e o amarelo. Neste caso, o pretinho básico, o branco e tons pastéis podem ser mais assertivos. 

Se você vai trabalhar com alimentos vegetarianos ou veganos, opte por tons de verde. Transmitindo uma ideia de alimentação saudável.

Porém se você vai trabalhar com fast-food, aposte em cores quentes. A ideia nesse caso é apresentar tudo da forma mais rápida e eficiente possível. 

Organize os itens do cardápio para hamburgueria 

Além da psicologia é necessário organizar os itens do cardápio. Evite colocar fontes diferentes para cada prato. Escolha um tamanho que não seja muito grande, mas que também não exija muito dos clientes. 

Destaque os pratos que tem mais saída, deixe o texto agradável e de fácil compreensão. Cuide também da ordem em que os itens irão aparecer, coloque tudo numa ordem lógica como: entrada, prato principal e sobremesa. 

Lembre-se, o preço é sempre o último a aparecer. Faça isso e verá como seus clientes se sentirão menos confusos na hora de escolher a refeição.

Se diferencie no cardápio para sua hamburgueria qrpedir

Ao montar o cardápio da sua hamburgueria, pense em abranger diferentes públicos. Ofereça opções kids, veganas e vegetarianas, opções diferentes de carnes, acompanhamentos criativos entre outros pontos que você pode utilizar a criatividade. 

Apenas hambúrguer?

É necessário ter em mente que o público está cada dia mais exigente, ou seja, não querem só opções tradicionais. Busque se destacar incrementando o cardápio com hambúrgueres diferentes e entradas especiais. Confira algumas dicas para incrementar o cardápio da sua hamburgueria e despertar maior interesse dos clientes:

  • Saladas: A salada resolve o problema de todos. Para quem está de dieta e não quer deixar de sair com os amigos para comer fora e também para quem quer incrementar o pedido;
  • Hambúrguer de origem vegetal: Você não pode deixar passar a oportunidade de aumentar a atração de seu estabelecimento, oferecendo opções veganas e vegetarianas;
  • Acompanhamentos: Em vez de servir apenas batata frita comum, ofereça um diferencial um sabor que seja diferente, um modo de fazer diferente, o importante é se diferenciar e conquistar mais e mais pessoas;
  • Doces: Pense nas sobremesas para aguçar o desejo de consumo. O Milk-shake é uma sobremesa interessante pois além de ser deliciosa traz um ar nostálgico. 

Incrementando o cardápio da sua hamburgueria você abrange diferentes públicos, abrindo assim o leque de clientes. Além das opções trabalhe os combos, que na venda mais mercadorias aumentam o seu ticket médio. Proporcione uma ótima experiência ao consumidor e saia na frente da concorrência. 

Afinal o que é experiência do consumidor?

hamburgueria

Já que falamos tanto em experiência do consumidor é necessário entender o que significa e que pontos merecem atenção.

 Experiência do consumidor é um grupo de momentos vividos pelo cliente que estabelece um vínculo com a marca. Quando a experiência supera as expectativas e supre as necessidades ela garante uma relação próspera e duradoura entre marca e cliente. 

Para melhorar sua relação com os clientes é necessário seguir todas as dicas quanto ao cardápio da sua hamburgueria. Mas apenas isso não basta, confira abaixo o que mais agrega para a experiência do seu consumidor:

  • Educação e receptividade: Seja cordial, receptivo e acima de tudo educado;
  • Filas: Para um bom atendimento é necessário não deixar o cliente esperando por horas em um fila, tanto para o primeiro atendimento quanto para realizar o pagamento;
  • Ambiente: Além de bonito, o estabelecimento deve estar limpo, confortável e com uma decoração condizente com a proposta estabelecida;
  • Serviço impecável: Vai desde o atendimento a qualidade da comida Então de treinamentos para os funcionários e trabalhe com bons fornecedores;
  • Problemas: Ao ter qualquer tipo de problema resolva imediatamente, procure sempre a melhor solução tanto para você quanto para o cliente; 
  • Feedback: Saiba o que seu cliente pensa sobre a sua hamburgueria pedindo a opinião dele, isso demonstra atenção e preocupação.

Concluindo

Como vimos no decorrer do artigo há muitos pontos que necessitam de atenção na hora de montar um cardápio para hamburgueria. Sendo que influenciará diretamente na rentabilidade do negócio. 

Da mesma maneira, as tecnologias auxiliam a aumentar ainda mais o retorno e a rentabilidade. Então aproveite as novas tecnologias como o cardápio digital qrpedir, que possibilita a automação dos processos de atendimento de forma rápida e fácil. 

Com o qrpedir você consegue otimizar recursos, mão de obra e atendimento. Além de levar a experiência do consumidor a outro nível, muito mais agradável e impactante. Para conhecer o qrpedir basta clicar aqui. 

Além disso, nunca se esqueça de que, com a grande concorrência na área da alimentação, é necessário dedicação e atualização, para assim realizar um excelente trabalho e garantir o sucesso do empreendimento.

Compartilhar:

Luan

2 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.