Dark Kitchen – A nova tendência de mercado

01.10.2020
As Dark Kitchen's tem ficado mais famoso entre o ramo de food service. Esta tendência tem atraído donos de negócios que desejam focar no delivery. 

Com o delivery tendo uma grande alta nos últimos anos, um novo formato de cozinha tem surgido. Este formato dispensa um grande investimento e ficam “escondidas”, sendo chamadas de dark kitchen ou cozinhas fantasmas.


O conceito de dark kitchen, tem se tornado mais popular nos últimos tempo, atraindo donos e gestores de restaurantes, pois fica apenas em delivery, assim seu investimento é baixo e praticidade é alta.

Esse modelo de negócio, ao que tudo indica, a dark kitchen teve início no Reino Unido, quando os aplicativos de delivery começaram a fazer sucesso, logo se tornando bem rentável.

Quer saber mais sobre esse conceito? Continue a leitura.

Mas o que é uma dark kitchen?

Caso, se com uma simples busca na internet por um determinado food service, poucas informações, ou nenhuma, surgir, podemos considerar que esse estabelecimento pode estar operando como uma dark kitchen, as “cozinhas fantamas”. 

Ou seja, esse food service trabalha apenas com delivery.

Como já foi citado, esse conceito vem atraindo atenção de empresários que querem seguir no ramo de food services, pelo fato de não precisar de grande investimentos para o espaço físico e com o atendimento presencial. Apenas, será necessários a cozinha para a preparação dos pratos.

Outro ponto a favor das dark kitchen é, dois ou mais negócios podem coexistir no mesmo espaço, trazendo mais lucros. Por exemplo, um dark kitchen pode oferecer comida brasileira e mexicana ao mesmo tempo. Porém, é importante frisar que para manter ambos estilos funcionando, a cozinha deve ser grande o suficiente pra isso.

Além disso, esses food services não precisam de fachada para serem identificados, assim, a economia é maior ainda.

Essa tendência auxilia a fidelizar mais clientes?

A procura por coisas práticas, fáceis e sem muita complicação, está sendo exigência de muitos clientes e com certeza quando o assunto é comida, isso fica mais intenso.

Hoje, como a grande preferência dos consumidores é ficar em casa assistindo a filmes, séries, etc., o pedido por delivery aumentou consideravelmente e é aqui que a dark kitchen entra para te ajudar a fidelizar seu cliente.

Essa é a oportunidade de fazer com que a sua marca fica registrada no paladar no coração da sua clientela. Com esse aumento dessa demanda, a concorrência tende a ser grande. Entretanto, existem alguns pontos para conseguir essa tão sonhada fidelização, por exemplo:

  • Tenha um cardápio digital;
  • Capricho na apresentação;
  • Embalagens adequadas e personalizadas;
  • Divulgação nas Redes Sociais;
  • etc.

Além disso, contrate com bom sistema de gestão para te auxiliar no recebimentos de seus pedidos, no controle do entregadores e nas entregas. Nós indicamos o sistema Sischef, que possui o módulo PDV Online Delivery que possui todo esses pontos que irão te ajudar com os processos de seu food service.

Seguindo esses passos, temos certeza que seu cliente ficará encantado e logo estará fidelizado.

Grande possibilidade de sucesso.

Já vimos que essa tendência veio para ficar. Com uma expectativa extremamente positiva, combinada com o crescimento dos serviços de entrega, a expectativa é de que esse tipo de negócio cresça a cada dia mais.

Outra vantagem da dark kitchen é a facilidade para alterar os itens do seu menu. Afinal, o mesmo é digital, evitando gastos com reimpressão de cardápio a cada item alterado. Um cardápio digital ajuda você a entender melhor quais itens são mais vendidos, quais podem montar um combo para aumentar a saída de produtos menos vendidos e quais podem deixar de fazer parte do seu menu. 

Embalagens adequadas  

Sabe a frase, “a primeira impressão é a fica”?

Com as dark kitchen isso é uma realidade. Como não possui atendimento ao público, é preciso passar segurança ao cliente. Por isso, o cuidado com a sua embalagem é muito necessário.

Suas embalagens devem ser apropriadas para o pedido que será entregue, pois a forma como ele chegam ao cliente conta pontos para seu food service e quanto mais positivos melhor. Por isso, o pedido precisa ser entregue bem embalado e com lacre de segurança.

Além disso, você precisa atender a todas as normas e legislações. Aposte em embalagens biodegradáveis, isso ajudará a criar uma imagem mais preocupada com o meio ambiente.

 

Os desafios da Dark Kitchen

Para qualquer negócio, seja atuando em dark kitchen ou não, atingir uma boa qualidade nos produtos é um desafio. As redes sociais são o seu maior aliado para construir uma boa reputação e conquistar clientes, afinal, elas funcionam como um marketing boca a boca.

Porém, uma dark kitchen pode ajudar (e muito!) aqueles restaurantes que fecharam para o público durante a pandemia e estão sem caixa para reabrir e começar a funcionar novamente.

Dessa forma, você pode rever contratos das prestações de serviços relacionadas ao seu salão, otimizar a sua cozinha focando no delivery.

Assim, você realoca os seus funcionários para melhorar a sua linha de produção. Para começar a atingir um público considerável, cadastre-se em aplicativos que já tenham um grande número de usuários e construa a sua base de clientes no delivery. Depois disso, você poderá investir em um cardápio digital próprio.

Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários.

Leitura que recomendamos:

Como abrir uma confeitaria

Luan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.