Cardápio digital para pub: aumente as vendas do seu pub!

11.11.2019
Contar com um cardápio digital para aumentar as vendas do seu pub, é uma das estratégias que mais tem surtido efeito, clique e confira como utilizar!

Contar com um cardápio digital para pub que permite aumentar as vendas do seu pub, é uma das estratégias que mais tem surtido efeito nesse tipo de negócio.

O pub nada mais é do que um tipo de bar diferenciado. Sendo assim, um ambiente voltado ao convívio social pela conversação, diferente dos bares comuns onde isso se torna difícil.

Mas, mesmo com uma pegada mais intimista e atendimento de qualidade com pratos para realmente matar e não apenas espantar a fome, o autoatendimento ganha espaço!

Isso porque ele justamente permite o foco nos convivas com um atendimento rápido. Pois, será o próprio cliente que fará seu pedido.

Então, essa tecnologia de automação comercial beneficia as operações desse tipo de serviço, tanto quanto aos clientes em sua socialização.

Pensando nisso, resolvemos separar dicas sobre esse assunto. Se você quer saber como aumentar as vendas do seu pub com o menu digital, continue lendo.

Cardápio digital para pub

Quando falamos de cardápio digital de forma relacionada às vendas do seu pub, nos referimos a uma tecnologia que potencializa as vendas.

Mas, nem todo empreendedor entende o uso correto dela. Isso porque, por vezes, ela acaba sendo associada aos cardápios apresentados em painéis eletrônicos e divulgados nas redes sociais.

Só que aqui o conceito vai muito além, pois, se trata de um sistema de automação comercial que integra dentro de um estabelecimento, seus diversos:

  • Processos;
  • Setores.

Ou seja, promovendo um alinhamento em todas as etapas do processo que vai se iniciar através do autoatendimento feito em totens e tablets, por exemplo.

Estes são programados através de sistema que facilitam a rotina dos colaboradores. Permitindo assim, que os garçons e atendentes gastem menos tempo anotando pedidos, dando mais atenção aos consumidores.

Desse modo, facilitando o trabalho de fidelização através da experiência e satisfação dos clientes que serão realmente ouvidos!

As vantagens não param aí, já que chegam até o setor administrativo. Isso porque tudo que é pedido é automaticamente registrado.

Portanto, isso acaba tornando mais preciso o fechamento de contas e até mesmo o controle de fluxo de caixa, faturamento e lucros do seu negócio.

Em resumo, o cardápio digital para pub tem relação com o aumento das vendas do seu pub, pois, ele consegue:

  • Aumentar a produtividade;
  • Melhor aproveitar recursos;
  • Reduzir os erros de produção.

Com tudo isso, o atendimento se torna de qualidade e excelência levando os clientes a se tornarem fiéis a casa!

Aumento das vendas com o cardápio digital para pub, como funciona?

Mas, quero agora falar um pouco mais do funcionamento do cardápio digital na prática, para que você consiga entender melhor como ele se diferencia dos convencionais!

Em relação a sua criação e design, essa segue a mesma tendência na verdade. Sendo assim, criado com todos os elementos de:

  • Descrição;
  • Imagens;
  • Precificação;
  • Categorização.

Sua engenharia em nada muda o conceito básico, contudo, ele permite que seja algo mais bem elaborado e específico.

Por exemplo, você consegue colocar mais imagens dos pratos e bebidas sem custos elevados. O que acontece nos tradicionais devido às impressões!

Na prática, o autoatendimento é feito por aparelhos eletrônicos de fácil acesso aos clientes, com interface intuitiva e simples.

O que permite que eles façam seu próprio pedido ao invés de esperar pelo atendimento do garçom. Algo que pode demorar muito quando a casa está lotada, certo?

Com essa redução no tempo de espera e um cardápio mais elaborado, o cliente acaba se sentindo mais satisfeito com sua experiência.

Ainda mais, com os garçons e atendentes podendo focar melhor em suas necessidades. Outro ponto positivo é que quanto mais rápido o pedido é feito, mais rápido é recebido!

O funcionamento em si do autoatendimento é bem simples de entender, sendo feito o pedido pelo cliente que é encaminhado diretamente para os colaboradores da cozinha.

Uma vez que, o sistema é integrado e automatizado. Logo, o garçom por vezes tem seu primeiro contato já na entrega do prato por ser tudo tão ágil!

  •  Pontos positivos de destaque: um atendimento mais qualificado, assertivo e ágil faz com que o cliente goste do ambiente e tenha a intenção de voltar mais vezes nele.

Vantagens dessa tecnologia para as vendas do seu pub

Para complementar a explicação de suas funcionalidades, quero falar agora dos benefícios do cardápio digital para pubs nas suas vendas, confira a seguir!

1. Capacidade do apelo visual:

Uma das maiores vantagens desse tipo de cardápio é que ele não gera custos com impressões e por isso, fica mais fácil explorar o apelo visual.

Trabalhando assim, através de imagens a persuasão que leva a uma escolha favorável ao negócio, por parte dos clientes. Isso porque você irá:

  • Estimular seu apetite;
  • Dar “vida” a uma descrição;
  • Impressionar e deixá-los curiosos.

Com isso, não é muito incomum que uma pessoa que entrou querendo apenas um lanche simples, invista em aperitivos e até mesmo drinks que viu e quis conhecer!

A possibilidade de usar essa estratégia é uma grande vantagem, pois, o pub é um local de consumo alcoólico principalmente.

Mas, boas imagens geram estímulos capazes de passar a sensação de fome. Logo, aqueles que vieram apenas beber, acabam consumindo comidas também.

2. Potencialize suas vendas pela inovação do cardápio digital para pub:

De maneira geral, existem duas coisas facilmente percebidas nesse tipo de tecnologia, que são suas capacidades:

  • Dinâmicas: por ser um sistema digital, o cardápio pode receber pequenas atualizações em questões de segundos, certo? Algo que beneficia as vendas do seu pub quando ocorre uma baixa no estoque e um preparo se torna indisponível. Quando isso é identificado, rapidamente é possível notificar ou até mesmo ocultar a opção do cardápio, evitando que clientes fiquem decepcionados ao escolher algo que o garçom irá anunciar que não tem mais;
  • Versáteis: além disso, esse tipo de sistema permite outras programações simples como um horário para troca de cardápios. “Mas, como assim?”. Simples, você pode ter cardápios executivos (almoço), de happy hour, sazonais, de datas comemorativas, para finais de semana, etc. Ou seja, mais de um cardápio que será programado para ser automaticamente substituído no horário correto, determinado pelo estabelecimento.

Funcionalidades como essa potencializam as vendas e aumentam, consequentemente, o faturamento e lucros do estabelecimento.

O que compensa o investimento inicial que pode ser alto, devido à necessidade de equipamentos específicos. A longo prazo, no entanto, tudo muda.

Pois, você tem economia nas manutenções que possuem um baixo custo, tendo ainda muito mais liberdade para criar e modificar, fomentando as vendas!

3. Melhor controle financeiro das vendas do pub:

Além disso, outro benefício do cardápio digital para pub se relaciona diretamente com o fato de ser automatizado, fortalecendo aspectos administrativos.

Já que toda compra será acompanhada pedido por pedido, facilitando o pagamento. Ou seja, na hora de fechar a contas todas as informações já estarão ali preparadas.

Bastando apenas que o caixa clique em finalizar conta/ordem/pedido e com isso, o cliente irá pagar sem riscos de ser cobrado:

  • A mais e ter que pedir revisão da conta, o que causa conflitos em alguns lugares;
  • A menos gerando um prejuízo no fluxo de caixa que afeta faturamento e lucros.

Portanto, os registros são assertivos e livre de falhas humanas ao não depender mais dela, o que beneficia a todo mundo.

Nesse mesmo aspecto, o sistema automatizado funciona ainda como banco de dados. Dessa forma, facilitando que o estabelecimento possa:

  • Identificar pontos fortes e fracos;
  • Produtos mais e menos vendidos;
  • Reações do cliente a promoções;
  • Padrão de consumo dos clientes fidelizados.

O que permite que todas as ações sejam planejadas de forma estratégica para impulsionar o crescimento do seu pub.

4. Redução de custos e dos erros:

Outra coisa importante de ressaltar é que o cardápio digital para pub aumenta as vendas ao mesmo tempo que alinha isso a:

  • Pedidos: por ser automatizado o sistema, bem como, integrado. A redução dos erros é algo atingível levando quase a zero os seus acontecimentos. Logo após o pedido, a ordem é emitida para a cozinha que irá produzir de acordo com o informado pelo sistema. Em seguida, o garçom irá apenas levar o preparo a mesa do cliente, tudo de forma alinhada. Vale considerar ainda, que quando não ocorre erros a produção não é afetada com desperdícios, outro ponto de economia importante;
  • Mão de obra: apesar de não tornar desnecessária a contratação de colaboradores como garçons e atendentes, o autoatendimento reduz a necessidade destes em número, levando a maior economia. Portanto, além de oferecer um serviço com maior autonomia aos clientes que não precisam ficar esperando. O cardápio digital para pub ainda gera economia ao estabelecimento.

Truques de vendas com cardápio digital para pub

Para fechar este artigo, quero mostrar agora algumas dicas para aumentar as vendas do seu pub ao implementar cardápios digitais.

1. Faça um planejamento:

Para aumentar as vendas do seu pub, primeiramente você precisa se planejar para criar o cardápio que se adeque ao público-alvo.

Uma boa forma de fazer isso é através das pesquisas de opinião. Assim, seus próprios clientes é que irão destacar para você quais são:

  • Pontos fortes: tudo aquilo que você já faz bem e que leva os consumidores a pedirem mais, voltarem ao estabelecimento;
  • Pontos fracos: aqui nos referimos a tudo que incomoda ou frustra eles, sendo preciso melhorias para um atendimento adequado.

Isso tudo será feito com base ainda no cardápio impresso, mas, considerando como as melhorias podem ser feitas no digital.

Lembrando que nesse caso o benefício será maior, devido à maior liberdade de criação que eles oferecem. Portanto, antes de mais nada analise os padrões de consumo no seu estabelecimento!

2. Cardápiosdigitais que vendem por si só:

Além disso, a versatilidade dessa tecnologia permite que você crie cardápios incríveis e diferenciados:

  • Multicardápio: como dito antes, são aqueles programados para diferentes momentos de vendas;
  • Preferências: permitir um espaço para observações é mais que essencial, pois, além de reduzir riscos de alergias, por exemplo. Eles ainda proporcionam ao cliente o direito de opinar na produção mesmo que ninguém vá tirar seu pedido;
  • Fidelização: outra dica legal é associar aos cardápios digitais logins dos clientes. Isso irá aumentar as vendas do seu pub através dos benefícios dados aos clientes fiéis. Isso porque cada login com pedidos irá registrar uma ida destes ao estabelecimento. Dessa forma, a cada tantas idas ele poderá ser beneficiado com algo gratuito, seja um drink ou sobremesa, mas, que irá mostrar que você o valoriza e presta atenção;
  • Aniversário: seguindo a tendência acima de login, o mesmo pode identificar quando é o aniversário de um cliente e com isso, oferecer a ele um brinde ou desconto exclusivo no mês da sua data.

3. Happy hour e carta de cervejas nas vendas do seu pub:

Então, para terminar quero deixar para você duas sugestões de como utilizar o cardápio digital nas vendas do pub focando no seu carro chefe, as cervejas e os chopes:

  • Opções e descrições: como as cervejas e chopes são itens principais no pub, ou public in house, é muito importante dar destaque a elas, certo? Por isso, invista na criação de uma carta de cervejas “destacada”, tal como restaurantes fazem com os vinhos. Nela, procure manter uma quantidade entre 5 a 6 opções pelo menos com um boa descrição e imagens. Por exemplo, as imagens devem ser individuais e tiradas no copo ideal onde o tipo de cerveja deve ser servido, valorizando-a. As descrições devem explicar ao público, educando-os, sobre a composição da bebida, percentual de álcool e amargor, por exemplo. Já que nem todos os consumidores irão conhecer tudo e mostrar a eles, é uma forma diferenciada de fidelização;
  • Happy hour: lembra quando falamos de um multi-cardápios, dentro dos pubs aquele que se volta a essa hora do dia e seu tipo de atendimento fazem toda a diferença. Portanto, ofereça combos incríveis e descontos que levem os clientes a experimentar as bebidas não se atendo apenas as opções mais em conta!

Conclusão

Ao longo deste artigo vimos tudo sobre a relação entre o uso de cardápios digitais e o aumento nas vendas do seu pub que pode chegar a atingir até mesmo um faturamento 30% mais alto!

Tudo isso através de um sistema integrado e automatizado que aumenta a produtividade dos serviços prestados. Bem como, melhora a qualidade e assertividade.

O que você achou deste artigo? Deixe sua opinião ou dúvida nos comentários.

Leia também:

Compartilhar:

Luan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.