Como liderar sua empresa durante a crise econômica.

03.08.2020
Liderar uma empresa não é algo fácil. Este é um desafio para vários gestores, que se pegam diariamente fazendo a mesma pergunta: Como liderar minha empresa?

Liderar uma empresa não é algo fácil. Este é um desafio para vários gestores que se pegam diariamente fazendo a mesma pergunta: Como liderar minha empresa?

O gerenciamento de crises corporativas é um processo amplo que envolve todas as áreas da empresa e seus respectivos gerentes. Portanto, é necessário planejar o máximo possível para minimizar ou mesmo eliminar os possíveis impactos causados por esses fatores desfavoráveis, de modo a manter a reputação da empresa e diminuir os danos aos negócios.

À primeira vista é inevitável olhar para a crise econômica e não ver apenas seu lado negativo, principalmente quando se trata de saúde e o atual Covid-19. Antes de tudo, nesse caso o papel do líder é essencial. Ele deve conduzir a equipe da melhor forma para reduzir os impactos nos negócios.

Nesse sentido a pergunta que fica é: você sabe liderar durante uma crise?

Segundo Gene Klann, autor de “Liderança em Crises”, o objetivo dos líderes é reduzir as perdas e manter a empresa funcionando durante uma crise. Ele também acredita que o caráter mais profundo de um líder é exposto em um evento traumático.

Ainda, sob o cenário de pandemia atual, a renda dos empresários sofreu uma grande queda, e eles estão enfrentando alguns desafios no gerenciamento de seus recursos humanos que parecem impossíveis de se solucionar.

Todavia, existem algumas iniciativas que podem ser tomadas para se minimizar os efeitos negativos de períodos como esse. Então vamos lá, aprenda agora como liderar sua empresa durante a crise econômica!

Importância do líder na crise

Em situações de crise, o desempenho efetivo dos líderes é essencial para motivar os funcionários e minimizar os riscos aos negócios. Hoje, com a crise global do novo coronavírus, muitas empresas foram pegas de surpresa e não estão sabendo como lidar com a situação, o que está afetando e tendo um grande impacto na economia dessas. Nesse meio tempo, são nessas situações que descobrimos a potencialidade dos verdadeiros líderes.

Gene Klann disse em “Crisis Leadership” (Innovative Leadership Center, 2003): “Nada pode testar um líder como uma crise”.

Segundo o autor, o caráter mais profundo de um líder é exposto em um evento traumático. Klann disse ainda que …”Uma crise pode expor rapidamente os pontos fortes e fracos ocultos dos líderes”.

Em uma pandemia, aqueles em posições de liderança precisam se adaptar a essa situação, já que vão existir vários desafios socioeconômicos.

Enquanto que, por um lado surgem dificuldades financeiras cada vez mais acentuadas ao passo da expansão do Covid-19, por outro, existem desafios no gerenciamento de recursos humanos da empresa. Como lidar com a ansiedade profissional e garantir a felicidade? É possível manter o nível de produtividade dos funcionários com recursos de escritório em casa? Como pagar salários?

Esses são alguns dos obstáculos que os líderes devem enfrentar agora e em qualquer outra crise. Portanto, ele deve desempenhar um papel ativo na criação de soluções que tranquilizem a equipe enquanto lideram a empresa durante a crise econômica.

 

3 ações para uma liderar uma empresa de forma eficaz

  • Se comunique

Todo mundo já aceitou o fato de que uma pandemia global está acontecendo e já entende o impacto na economia que ela traz. Então, antes de tudo, é importante frisar que nunca deve-se minimizar a crise.

Porém, seja sempre proativo e tome a iniciativa de resolver os problemas da sua empresa. Comunique-se com sua equipe sobre as ações que você está tomando, seja honesto, humilde e confiante. Uma crise não é momento para manter segredos da sua equipe.

No momento, você não pode ignorar as comunicações internas. Envie o boletim informativo repetidamente para que todos se lembrem, por exemplo, de questões relacionadas ao trabalho remoto, novas definições de prioridades de negócios, cortes no orçamento e incentivo a hábitos de higiene.

  • Encontre informações em mídias confiáveis

Os líderes são responsáveis ​​pelo uso de informações de fontes seguras. Entre em contato com as agências oficiais para obter orientação sobre como se preparar e tomar medidas para a empresa.

Depois disso, compartilhe as informações com seus funcionários através dos métodos habituais de comunicação da empresa, para que todos mantenham-se atualizados.

Essa atitude ajuda a reduzir a pressão causada por fatores desconhecidos. Isso pois, as pessoas gostam de saber que podem confiar em líderes responsáveis, cuidadosos e confiáveis.

No entanto, como se comunicar com eficácia? Caso você não possa comparecer pessoalmente, realize uma reunião virtual com todos ou com membros específicos da equipe. Todavia, tenha cuidado para não realizar reuniões virtuais demais e não as expanda desnecessariamente. Reuniões são bem-vindas quando elas podem agregar algo ao time, já outras, possuem assuntos que podem se resumir a e-mails e mensagens para todos os colaboradores.

  • Dê o exemplo e seja presente

Você não tem uma atitude responsável em relação aos seus “superiores”? Então não espere que seus funcionários façam o mesmo com você.

Além disso, como nem sempre é possível conversar com todos os funcionários, todos devem saber como podem ter acesso e se comunicar com você. Além disso é importante que todos se sintam seguros e confiantes para conversar com você sem nenhum receio.

Funcionários com características operacionais precisam sempre ouvir a voz do líder para fazê-los sentir-se inspirados e confiantes para fazer com que os processos da empresa caminhem de uma forma suave.

  • Dê visibilidade ao trabalho

As ferramentas usadas no escritório virtual devem garantir a visibilidade do progresso do trabalho. Lembre-se, o período de adaptação da equipe é necessário para garantir a qualidade do trabalho fornecido.

Finalmente, em uma crise, os líderes devem desempenhar um papel ativo em tranquilizar os funcionários, criar soluções e liderar a empresa. Assuma o controle de seus negócios!

Para finalizar

Não se esqueça que a presença de um ótimo líder será essencial para manutenção do seu negócio durante o momento pelo qual estamos passando, e ainda, esse mesmo trará resultados ainda melhores quando tudo se estabilizar.

Caso você não possua um gerente que assuma o papel de líder do seu negócio, chegou a hora de arregaçar as mangas e assumir essa função.

Não perca o foco e tenha em mente que todas crises históricas surgiram e já passaram, e com elas surgiram grandes empresas. Então, seja resiliente.

Quer tirar dúvidas sobre o assunto tratado neste artigo? Deixe a sua mensagem abaixo.

 

LEIA MAIS

Compartilhar:

Luan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.