5 dicas para contratar funcionários para sua cafeteria

07.11.2019
A contratação de funcionários para uma cafeteria é uma das etapas mais importantes para o seu funcionamento.Confira como contratar funcionários aqui!

O momento de contratar funcionários para uma cafeteria é com certeza uma das etapas mais importantes para o seu funcionamento. Ela leva ao sucesso do negócio.

Afinal de contas, os colaboradores devem estar engajados e alinhados aos propósitos de crescimento. Formando assim, uma equipe unida!

Portanto, apesar de os clientes serem fundamentais para um bom faturamento, sem bons funcionários o estabelecimento não é nada.

Eles é que irão determinar a qualidade tanto do atendimento oferecido. Bem como, os produtos ali produzidos ao público consumidor.

Dessa forma, na hora de buscar o seu pessoal, é importante prestar atenção em alguns detalhes que iremos mostrar ao longo deste artigo!

Quais Funcionários Devo Contratar?

Primeiramente, quero esclarecer uma dúvida bastante comum que é os tipos de funcionários que uma cafeteria precisa ter!

Afinal de contas, não adianta sair contratando a esmo, é preciso se planejar. Ou seja, verificar exatamente quais as necessidades do estabelecimento, se atendo a elas.

  • Cozinheiro chef: na hora de contratar funcionários, a primeira coisa que deve vir em mente é o chef da sua cozinha. Isso porque ele será o responsável por toda a produção alimentícia do local, determinando sua qualidade. Portanto, é muito importante que você verifique seu currículo e até mesmo, faça um teste prático para avaliar seu trabalho;
  • Cozinheiros e ajudantes: são os colaboradores responsáveis pelas demais tarefas na cozinha, como corte, fritura, pré-preparo, entre outros;
  • Auxiliares: eles podem ser tanto de salão, quanto da própria cozinha sendo o responsável pela limpeza de ambos os ambientes. Em grandes restaurantes, existe um para cada setor, mas, em cafeteria o serviço pode ser unificado se houver uma menor demanda;
  • Gerente: é o responsável por acompanhar e monitorar o dia-a-dia de trabalho, averiguando se tanto salão, quanto cozinha estão mantendo o padrão de qualidade da cafeteria. Em geral, em estabelecimentos de pequeno porte ele será o responsável ainda pelas questões administrativas como quadro de horários;
  • Atendentes/garçom: ao contratar funcionários para o salão, é sempre muito importante não contar apenas com experiência. Como também, buscar pessoas cordiais e gentis, aptas a realizar um atendimento de qualidade aos consumidores. São esses os colaboradores que mantém o contato direto com o cliente, retiram e entregam seu pedido, etc;
  • Caixa: por fim, temos o funcionário responsável por “receber” o faturamento diário da cafeteria. Dessa forma, honestidade e um currículo limpo são duas coisas a se prestar bastante atenção.
    Além disso, um outro fator a se considerar é o tamanho do estabelecimento, já que isso afeta diretamente na quantidade de colaboradores a contratar!

Como Contratar Funcionários Para Minha Cafeteria?

Então, agora que você já sabe contratar funcionários por cargo, vamos os requisitos mínimos que esses profissionais devem ter!

1. Experiência e técnicas:

Uma das coisas mais importantes e fundamentais, é analisar as competências e habilidades que os candidatos à vaga possuem.

Ou seja, de modo a avaliar sua compatibilidade com a função a ser exercida dentro da cafeteria. A melhor forma de analisar isso é:

  • Listando os conhecimentos mais importantes para cada cargo;
  • Fazendo um processo seletivo com base nas qualificações para afunilar as opções;
  • Por fim, avalie em uma entrevista os conhecimentos e termos técnicos que o candidato demonstra ter.

Para os cozinheiros, é sempre uma boa alternativa avaliar ainda com um teste prático, se possível.

2. Contratar funcionários x Cultura da empresa:

Outra coisa que deve ser avaliada ao longo de todo o processo seletivo para cada uma das vagas, é o perfil do profissional.

Basicamente, essa é uma definição do tipo de colaborador ideal que você deseja para sua cafeteria, alinhando suas especificações com:

  • Cultura;
  • Valores;
  • Missão;
  • Objetivos.

Da empresa, tornando o processo mais criterioso e assertivo. Uma vez que, isso mostra a compatibilidade do funcionário com os processos, regras e tudo mais que envolve sua função.

3.Não deixe de verificar referências:

Se tem algo bastante comum e fácil de ser feito que não podemos deixar de lado nesse tipo de negócio também, é a verificação de referências.

O grande problema é que muitos erram em se ater apenas ao que é escrito no currículo. Procure então, pedir cerca de 2 a 3 referências diretamente ao candidato.

Ao fazer isso, avalie primeiro a sua reação a pergunta e depois sua resposta a ela, isso irá dizer muito sobre o mesmo.

Bem como, ainda poderá livrar sua empresa de poucas e boas. Desse modo, não se deixe levar por impressões ou até mesmo, indicações próximas.

4. Capacidade de trabalhar em equipe:

Essa é uma das questões mais importantes e que deve ser avaliada bem de perto, principalmente, para os cargos de lideranças.

Imagine que você contratou um cozinheiro chef apenas com base na qualidade de sua comida. Mas, logo começando a surgir problemas já que ele não sabe delegar e dividir tarefas?

Viu como é muito importante avaliar a capacidade de criar bons relacionamento interpessoais no trabalho?

Portanto, o trabalho em conjunto deve ser prioridade também. Pois, assim será mais fácil garantir que ao contratar funcionários, eles permaneçam alinhados!

5. Processo seletivo para contratar funcionários bons:

Mas, a coisa mais importante a se fazer para contratar funcionários adequados à sua cafeteria, é preparando um bom processo seletivo:

  • Publicação da vaga: desde esse momento busque ser o mais assertivo possível ao descrever de forma informativa e criteriosa o que deseja em um funcionário;
  • Roteiro: desenvolva uma série de perguntas a serem feitas durante a entrevista, de modo a conhecer mais o candidato. Mas, é claro, não se esqueça de fazer anotações para as análises posteriores;
  • Indicativos: procure aprender mais sobre linguagem corporal, muitos candidatos falam uma coisa, mas, sua postura e atitudes revelam o contrário.

Conclusão

Portanto, para contratar funcionários para a sua cafeteria, tenha em mente todas essas questões abordadas ao longo do texto.

Indo desde a noção prévia de quantos e quais funcionários você irá precisar. Até as competências, qualificações, valores e habilidades você espera em cada um deles!

Dessa forma, você conseguirá escolher de forma mais assertiva ao eliminar candidatos que não se adequam ao perfil buscado pelo seu negócio.

Este artigo foi útil para você? Deixe sua opinião ou dúvida nos comentários e compartilhe com seus amigos empreendedores também!

Leia também:

Compartilhar:

Luan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.