Delivery: Conheça as principais estratégias para aumentar as suas vendas por meio do seu cardápio digital

22.02.2021
delivery

Você já parou para pensar que o seu cardápio digital pode fazer muito mais por você do que simplesmente demonstrar os pratos que estão à venda no seu delivery? Afinal, ele pode ser tanto um dos atores principais das suas campanhas de marketing, quanto o seu melhor vendedor e “maître”.

A princípio, o que o seu cardápio digital delivery é para você? Enfim, você não sabe ou ainda o considera apenas como um cardápio comum?

Caso pense assim, esse artigo foi feito para você. 

A nossa intenção? 

Fazer você enxergar o seu cardápio digital com outros olhos.

Portanto, hoje, vamos falar sobre qual a importância dessa ferramenta já utilizada por grande parte dos restaurantes delivery, e ainda, vamos mostrar para você, estratégias que podem te ajudar a aumentar ainda mais as suas vendas.

Continue a leitura desse artigo até o final!   

O Cardápio Digital Delivery veio para ficar e disputar espaço entre os aplicativos de “Food Service”

Em uma disputa entre tantas opções de aplicativos que prometem oferecer a melhor experiência possível na compra de refeições para serem feitas em casa, um tipo de sistema, que a princípio foi desenvolvido para auxiliar na retirada de pedidos nos salões dos restaurantes, se destaca por ser diferente e único. 

Migrado para o delivery a pouco tempo, o  cardápio digital vem na contra mão dos tão famosos iFood, Rappi e Uber Eats. Enquanto estes têm como único alvo o público final, deixando muitas vezes empreendedores do ramo do food service de cabelo em pé, por conta das altas taxações e desamparo em algumas situações pontuais, os sistemas, como o qrpedir, são idealizados visando tantos as dores do empreendedor do ramo, quanto do seu cliente final. 

Atualmente, adquirir um cardápio digital é estar competindo a altura com a concorrência que também utiliza essa ferramenta, e ainda, sair na frente daqueles que não a utilizam

No entanto, como são diversos os caminhos que os clientes utilizam para chegar até determinado estabelecimento, o ideal é manter-se conectado a todas as plataformas.

Por outro lado, cada cliente fidelizado por meio da entrega de ótimos pratos e de um ótimo atendimento, pode ser orientado a fazer seus próximos pedidos através do seu menu/cardápio digital.

Com práticas assim, os estabelecimentos vão educando os seus clientes em referência a qual melhor canal para fazer pedidos, diminuindo taxas e adquirindo mais lucros.  

Enfim, para além de todos os detalhes que são externos ao modo de se faturar mais, vamos ao que finalmente importa!

Estratégias para aumentar suas vendas no Delivery por meio do Cardápio Digital

1. Ordene os itens do seu cardápio Digital da melhor forma.

Observamos vários cardápios digitais todos os dias, já que estamos na posição de programadores e administradores de uma das plataformas mais eficientes do Brasil, o qrpedir. 

Através dessas observações, fomos capazes de chegar à conclusão de que os nossos clientes perdem possíveis vendas todos os dias por um simples detalhe:

Pela má organização e disposição dos pratos e grupos dentro do cardápio digital.” 

Okay, mas apenas falar é fácil, certo? Então vamos a alguns exemplos de algumas práticas que acreditamos ser as melhores para aumentar o ticket médio.

Ordem dos itens nos cardápios digitais:

Restaurantes

Antes de mais nada, caso o seu estabelecimento seja um restaurante, disponha os itens de forma a guiar o cliente para que ele tenha uma experiência completa, como se estivesse fazendo as suas escolhas em um restaurante “à la carte” normal.

Entradas; 

Ex.: (Canapés; Saladas; Tábuas de Carnes; Tábua de Queijos; etc.) 

Pratos principais; 

Ex.: (Pratos completos; Massas; Risotos; Carnes; Frutos do Mar; Etc.)  

Sobremesas;

Ex.: (Petit Gâteau; Sorvetes; Banana flambada; etc.) 

Bebidas.

Ex.: (Vinhos: tipos de vinhos; Cervejas: tipos de cervejas; Drinks: tipos de drinks; Refrigerantes: tipos de refrigerantes; Sucos: tipos de sucos; Águas: tipos de águas).

Observação

No caso das bebidas, acrescente nas observações com quais pratos do seu cardápio cada uma delas combina mais. Faça isso principalmente com vinhos, drinks e cervejas. 

Hamburguerias 

Já no caso de Hamburguerias, acima de tudo, procure sempre oferecer combos completos com preços compensatórios, dessa forma, o cliente terá a oportunidade de fazer uma escolha completa desde o início.

Combos; 

Ex.: (Lanche + batata + refrigerante; Lanche + onions ring + refrigerante; Lanche + batata + onions rings + molho + refrigerante)

2º Hambúrgueres;

Ex.: (Hambúrguer de fraldinha, salada e queijo cheddar; Hambúrguer de blend de carnes, salada e queijo prato; etc.)

Acompanhamentos;

Ex.: (Batata Frita; Onions Rings; Nuggets).

Sobremesas; 

Ex.: (Chocolates)

Bebidas.

Ex.: (Refrigerantes: tipos de refrigerantes; Sucos: tipos de refrigerantes; Águas: tipos de águas; etc.).

Enfim, você tem outro tipo de estabelecimento? Utilize os exemplos acima para se inspirar na hora de organizar o seu cardápio digital delivery.

2. Invista em captação de imagens profissionais para usar no seu cardápio digital

Quem nunca ouviu dizer que uma imagem vale mais do que mil palavras? 

No dia a dia de uma cozinha, sabemos que nem tudo o que parece, realmente é, sobretudo quando estamos falando de venda por delivery, nesse caso, a aparência realmente importa. 

Gerar expectativa com uma imagem belíssima de um prato, pode ser decisivo. Mas lembre-se, essa expectativa não pode ser quebrada de nenhuma forma, pelo contrário, ela deve ser recompensada através da qualidade e do sabor.

Mas o que tudo isso tem a ver com a organização do cardápio digital, e por que decidimos falar sobre algo tão óbvio?

Um cardápio vendedor é aquele que além de ordenado estrategicamente, também inclui imagens muito bem produzidas de cada um dos seus itens. E infelizmente, não sempre, mas algumas vezes, observamos que alguns dos nossos clientes não incluem todas as imagens, ou ainda incluem imagens que não correspondem com a realidade.

Então não deixe nenhum dos seus produtos sem imagem, certo? Afinal, isso com certeza pode pesar de modo negativo na hora do seu cliente se decidir, fazendo com que ele desista da compra. 

3. Ofereça cupons

Para muitos donos de estabelecimentos ofertar cupons pode ser visto como prejuízo. Contudo, esse tipo de visão limita a ideia dos motivos por detrás dos cupons de desconto. 

Geralmente com valores entre R$5,00 e R$10,00 dentro do nicho do food service, os cupons tem objetivos de fidelizar, atrair novos clientes e por fim, aumentar o valor médio de cada uma das vendas. 

Então, sempre que possível e necessário, aplique os Cupons. 

4. Ofereça pratos do dia

Primordialmente, os pratos do dia devem sempre vir acompanhados de algum desconto ou promoção, e são uma ótima estratégia.  

Eles também são indicados como modo de fidelização.

Como uma estratégia de marketing, eles são muito eficientes, já que a promoção referente, tende a fixar na cabeça do cliente o que aquele dia da semana tem de específico a oferecer.

5. Oferte Combos

Combos são uma das melhores estratégias para aumentar o seu ticket médio e ainda agradar os seus clientes.

Mas atenção, faça com que eles realmente sejam satisfatórios para ambos.

E lembre-se, uma oferta ou promoção deve ser muito bem planejada para que não haja prejuízo.

6. Inclua o link do seu cardápio digital no WhatsApp Business

O WhatsApp Business é de longe uma das melhores ferramentas a ser utilizada a seu favor dentro do Delivery, e acredite, é possível deixá-lo ainda melhor, ainda mais se você souber usar todas as suas funcionalidades de maneira estratégica.

Imagine um atendimento onde o cliente entra em contato com você via WhatsApp, e sem que você precise fazer absolutamente nada, ele já tenha contato direto com o seu cardápio digital. 

Em síntese, esse tipo de situação é possível graças às mensagens de saudação e de ausência automáticas do aplicativo. Basta programá-las da maneira correta e incluir o seu link. Assim, seu cliente vai direto para o cardápio, economizando tempo e evitando algum tipo de erro. 

7. Faça do seu cardápio digital o garoto propaganda das suas redes sociais

A princípio, educar os seus clientes referente aos meios pelos quais você deseja que eles realizem os pedidos, pode demandar um pouco de tempo. Assim, para acelerar esse processo será necessário empenho. 

Portanto, aposte seus esforços nas redes sociais do seu estabelecimento. Sempre faça postagens que demonstrem aos seus clientes os melhores caminhos para se fazer um pedido. 

Você pode desenvolver postagens para os feeds do Instagram e Facebook, utilizando a logo do seu cardápio digital, bem como, incluir uma legenda de tamanho curto ou médio, afim de explicar os motivos pelos quais os seus clientes devem pedir por ali.

Você também pode postar vídeos no feed ou nos stories demonstrando como é fácil e rápido fazer os pedidos pelo cardápio digital.

Acima de tudo, especificamente no Facebook, você não só pode, como deve, incluir o link do seu cardápio em todas as postagens, direcionadas a venda dos seus produtos.  

São muitas as possibilidades que podem te ajudar a vender mais por meio do seu cardápio digital no Delivery

Depois de levantar vários pontos referentes ao o que fazer para que você venda mais no delivery com o seu cardápio digital, acreditamos que o seu sucesso esteja apenas na decisão de aplicá-los ou não.

Para concluir

Acreditamos que, se você ainda não colocou nenhuma das estratégias apresentadas neste artigo em prática, com certeza você está perdendo oportunidades incríveis de dobrar o seu ticket médio. 

Dessa forma, não veja o seu cardápio digital como um simples espaço para expor os itens que você serve no seu “food service”, e sim, como um dos seus aliados na hora de faturar, explorando todas as possibilidades estratégicas que ele te oferece.

Utilize-o de forma a transformar a forma como os seus clientes fazem pedidos.

Sem mais, vamos encerrando por aqui!

Esperamos que este artigo seja de extrema utilidade para todos. 

Caso tenha alguma dúvida, deixe-a aqui nos comentários. 

Agradecemos por estarmos juntos mais uma vez e até mais!

Compartilhar:

Nayara

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.