Desvendando o Marketing para você implantar no seu negócio.

26.05.2021
marketing

A internet está lotada de conteúdos que prometem entregar macetes de Marketing(MKT) milagrosos. Você já chegou a acreditar em algum deles?

De antemão, te dizemos que não existem milagres no universo do Marketing ou Marketing Digital. Enfim, os resultados esperados são alcançados a base de muitas tentativas que se guiam por pesquisas e outras questões.

Então, aqui não vamos te ensinar a transformar o seu food service do dia para noite, em um grande sucesso. Por outro lado, nós vamos passar para você informações e conteúdos importantes sobre esse nicho responsável por grandes cases de sucesso, de maneira que, você desvende de uma vez por toda como funciona o Marketing para empregá-lo no seu negócio.

A princípio, é importante que você fique ciente que esse artigo é um pequeno agrupamento de itens que deverão ser pesquisados e estudados mais a fundo. Nesse sentido, não pare neste artigo, busque os saber mais sobre os livros e artigos aqui citados.

Sendo assim, aqui você encontrará os seguintes itens:

– O que é Marketing;

– Tipos de Marketing;

– Marketing para Food Service.

O que é Marketing?

Marketing para cá, marketing para lá! Mas afinal, o que realmente é marketing?

Primordialmente, é essencial saber como definir de modo prático o que Marketing faz ou representa. Desse modo, você já estará pronto para seguir para um estudo mais profundo sobre o assunto.

Então vamos lá!

Marketing por Philip Kotler.

É importante definirmos o Marketing como ele realmente é. Para tanto, vamos usar as referências de Philip Kotler, conhecido também como “pai do Marketing”.

Natural dos EUA, Kotler é hoje professor universitário, e um grande economista de renome mundial. Seu interesse pelo campo do Marketing, o fez lançar vários estudos e livros sobre o assunto que são indispensáveis para você, que está em busca de se aprofundar nesse assunto.

Seja como for, para Kotler, o Marketing se enquadra:

Tanto, como uma ciência.

E entende-se ciência como o “corpo de conhecimentos sistematizados adquiridos via observação, identificação, pesquisa e explicação de determinadas categorias de fenômenos e fatos, e formulados metódica e racionalmente.(Definições de Oxford Languages).

 Quanto, como uma arte.

Define-se arte como o “conjunto de meios e procedimentos através dos quais é possível a obtenção de finalidades práticas ou a produção de objetos; técnica.” (Definições de Oxford Languages).

Ou seja, por ser um conjunto de estratégias que se baseiam em estudos e pesquisas, com a intenção de alcançar determinados resultados, realmente podemos classificar marketing como uma ciência. Agora ao que se refere a arte, basta vermos os meios pelos quais as estratégias são empregadas para sabermos que sim, o marketing possuí um vinculo imenso com essa área.

Todavia, o que é Marketing?

Sobretudo, o marketing é a um conjunto de estratégias que utilizam a ciência e a arte como meios para levar ao público alvo, produtos e serviços que sejam realmente necessários, e ainda, que agreguem valor.

Para produtos que já estão no mercado, sempre será possível fazer as alterações necessárias para atingir as expectativas dos potenciais compradores atuais.

Além disso, também é possível prever o que o mercado ainda vai necessitar, então cabe ao MTK debruçar-se sobre tudo o que for possível, para desenvolver produtos inovadores e úteis.

Em outras palavras, cabe ao marketing não apenas vender um produto já existente, mas sim, desenvolver produtos que as pessoas precisam, porém, que ainda não sabem que precisam.

Esses são produtos de valor muito grande.

Você não sabe o que é valor, ou ainda confunde ele com preço? Então que tal falarmos um pouquinho sobre isso.

Valor x Preço

Antes de tudo,  achamos interessante desde já, dizer que o VALOR que citamos um pouco acima, é uma coisa completamente diferente de PREÇO.

O valor está relacionado a benefícios, sentimentos e realizações pessoais que você terá ao adquirir determinado item. Por outro lado, preço se refere somente ao quanto custa aquele item.

Por exemplo, os vinhos Pêra-Manca possuem preços altos que variam, porém nunca abaixo da casa dos 3 dígitos. No entanto, esses mesmos podem conter um valor ainda maior para os verdadeiros apreciadores dessa bebida. Afinal, eles vão garantir momentos de degustação, descontração e relaxamento incríveis para quem é enófilo e aprecia ao máximo esse tipo de situação.

Antes de partimos para outros assuntos.

Você ainda está por aqui? Parabéns!

Você sabe o que quer e com certeza vai chegar muito longe.

E para te ajudar um pouco mais, separamos para você uma lista com alguns dos títulos de Kotler. Eles são indispensáveis para você dar início a sua jornada.

Ah! A lista abaixo está em sequência de leitura. Então comece estudando “Marketing de A a Z…” e termine com “Os 10 pecados mortais do marketing”. Combinado?

Os links a seguir irão lhe levar até o site da Amazon. Chegando lá, dê uma conferida na sinopse e no valore de cada um.

– Marketing de A a Z: Conceitos que todo profissional deve saber;

– Princípio de Marketing;

– Marketing 4.0;

– Marketing 5.0;

– Administração de Marketing;

– Os 10 pecados mortais do marketing: sintomas e soluções.

Com certeza, depois de fazer todas essas leituras, você estará muito mais preparado para enfrentar de frente a tarefa de alcançar o verdadeiro sucesso da sua empresa, com o auxílio do Marketing.

Tipos de Marketing.

Agora que você já entende de modo resumido o que é MKT, vamos partir para os “Tipos de Marketing”.

Antecipadamente, vale dizer que não existem tipos diferentes de marketing, e sim, estratégias e métodos diferentes de colocá-lo em prática.

Isso pois, a base sempre será a mesma. Estudos e pesquisas que tem o objetivo de apresentar por meio da arte, produtos e serviços com muito valor agregado.

Dentre os tipos de estratégias mais utilizadas atualmente estão os:

  • Marketing Digital;
  • Tradicional;
  • E de Atração.

Conheça 83 tipos de estratégias de marketing em Rock Content

Existem sim, várias outras estratégias, porém, acreditamos que mencionar todas essas aqui, não seja de extrema necessidade. Caso queira conhecer mais, faça uma simples pesquisa no Google.

Não sabe ao certo o que pesquisar? Utilize a frase “Tipos de estratégias de marketing”.

Sem mais delongas, vamos falar um pouquinho sobre cada tipo de estratégia que citamos aqui.

Bora lá!

MARKTING DIGITAL.

O Marketing Digital viu a oportunidade perfeita e se agarrou a ela com “unhas e dentes”. Em todo o mundo, as pessoas estão quase sempre conectadas a internet, algo que transformou esse espaço em um local com muito potencial para vendas.

Porém, no fim das contas, no que consiste esse tal Marketing Digital?

A resposta é um tanto quanto simples. Esse tipo de estratégia traz para os meios digitais fórmulas já utilizadas no MTK tradicional, porém com algumas adaptações.

Em contrapartida, ela também conta com fatores facilitadores nunca vistos antes. A exemplo disso, no MKT digital é possível estudar seu público alvo e enviar sua “publicidade e propaganda”, em qualquer formato, apenas para ele. A estratégia tradicional não possui, ainda hoje, meios que a permita ser tão assertiva.

Saiba o porquê o MKT Tradicional sai muitas vezes em desvantagem ao MKT digital. Continue lendo.

MARKETING TRADICIONAL

Da mesma forma, o Marketing Tradicional dispõe de várias formas de conhecer seu público alvo e de chegar até ele.

Televisão, rádio, outdoors, panfletagens e assim por diante, são os meio que essa estratégia utiliza para difundir uma propaganda.

Porém, muitas vezes, essa forma exige muito investimento. Isso tudo pois, não é possível saber quantas pessoas do seu público alvo vão entrar em contato com a sua propaganda.

Ou seja, quanto mais veicular um comercial, mas chances da pessoa certa o visualizar. Porém, quanto mais você quiser que um comercial seja transmitido, mais caro você pagará.

Nesse sentido, você consegue ver a diferença em investimentos entre o MKT tradicional e o digital?

Um tem a capacidade por de ir direto ao ponto, enquanto a tradicional não.

Temos um exemplo muito bom sobre a baixa assertividade do MKT tradicional e você mesmo faz parte dele. Então prepare-se!

Vamos colocar a memória para trabalhar sobre uma questão bem simples, certo? Agora, pare e pense, quantas vezes você leu e guardou um panfleto que lhe foi entregue na rua?

Provavelmente foram muito poucos, não é? Isso prova que, você não era o público certo, porém, mesmo assim, alguém investiu uma certa quantia para que sua mensagem chegasse até você. Um desperdício, não é mesmo?

Por outro lado, é importante dizer que sim, a estratégia tradicional ainda é extremamente utilizada, e sim, ela funciona, mas deve ser extremamente muito bem planejada e desenvolvida. Assim, a garantia de conversão em vendas, compensará o investimento.

MARKETING DE ATRAÇÃO   

O MKT  de atração é também conhecido como Inbound Marketing. Com essa estratégia tudo o que é trabalhado na estratégia que apresentamos anteriormente, é deixado de lado.

Em primeiro lugar, neste caso, não é mais a empresa que se dirige ao cliente com o produto, e sim, o cliente que vem em busca do seu produto. Isso pois, nesta estratégia o objetivo é educar o cliente de modo discreto, até que esse perceba o que necessita.

Para tanto, meios como blogs, redes sociais, Youtube, Google, etc., são canais que contribuem para que a sua mensagem seja oferecida, e ainda, por muitas vezes de maneira gratuita de maneira efetiva.

Eventualmente, para alcançar mais pessoas, você vai precisar investir em impulsionamentos, porém, caso você já tenha um conhecimento base do seu público, esse será um método extremamente compensatório.

Resumidamente, o MKT de atração se baseia em conquistar os clientes aos poucos, sem ser intrusivo e por muitas vezes inconveniente.

MARKETING PARA FOOD SERVICE.

Das três estratégias apontadas anteriormente, todas devem ser utilizadas para alavancar o seu negócio. Todavia, lembre-se que todas elas apenas vão funcionar se tiverem o público alvo correto em vista.

Você se lembra que falamos anteriormente sobre pesquisas e estudos? São esses que vão te guiar ao rumo correto.

Para tanto, você terá que, por meio de pesquisas e estudos, descobrir quais são as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças das quais a sua empresa possui ou está sujeita.

Assim, faça uma ótima análise de mercado – verifique quais são seus concorrentes, onde estão e quem são os seus clientes, quais são os melhores fornecedores e ainda, analise a situação atual do mercado alimentício como um todo.

Damos destaque aqui para os clientes e concorrentes. Dos clientes, é essencial descobrir quem é o seu público alvo e ainda, construir uma persona para seu negócio.

Para construir uma persona.

Faça pesquisas que contenham perguntas pontuais e relevantes para construção da sua persona. Assim, crie uma apontando: dificuldades; gostos; hábitos e objetivos.

Essa persona será a sua inspiração para todas as suas criações dentro das suas estratégias.

Para saber quem é o público alvo.

O seu público alvo é diferente da sua persona.

Ao contrário da persona, que é construída por meio de características pré-existentes, o público alvo é aquele grupo de pessoas que você deseja alcançar. Essas vão compartilham gostos e características semelhantes.

Essas características são: gênero, idade, localização, etc.

A SUA ESTRATÉGIA DE MARKETING PARA O SEU FOOD SERVICE.

Acima de tudo, a sua estratégia deve estar toda baseada nas suas pesquisas e objetivos, levando em consideração o seu público alvo e persona.

Aliás, quando falamos em estratégia no singular, tende a parecer que vai ser implantada apenas uma ação, e não, uma estratégia deve ser composta por várias ações, por várias iniciativas.

Por exemplo, para o seu food service, vale investir ao mesmo tempo em:

  • Site;
  • Redes Sociais;
  • Blog;
  • Promoções;
  • Etc.

Sendo assim, pegue o seu computador, pegue os resultados das suas pesquisas, abra o Excel, seu calendário, a calculadora, e bora começar a montar a sua estratégia.

Construa temas interessantes a sua persona e para suas redes sociais e blog, prepare promoções previamente para datas especiais, tenha um ótimos site e construa uma ótima via de comunicação com o seu público alvo.

Esperamos ter ajudado.

Nesse artigo, hoje, você viu assuntos afim de ajudar a entender o que é o marketing e quais são as principais estratégias para serem aplicadas no seu negócio.

Em suma, como sabemos que o assunto é extenso apresentamos aqui para você o conteúdo de maneira resumida, mas reforçamos que é importante aprofundar o seu conhecimento.

Por isso, invista em estudos e continue o buscando conhecimentos referentes ao assunto.

Caso você tenha ficado com dúvidas sobre o assunto, deixe um comentário para a gente.

Então é isso, até a próxima!

Baixe o nosso E-book “Passo a passo: Como faturar mais com o seu cardápio digital”.

Leia também:

 

Compartilhar:

Nayara

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.