qrpedir - Receitas típicas de Festa Junina para o seu restaurante

Receitas típicas de Festa Junina para o seu restaurante

05.06.2023
Receitas típicas de Festa Junina

Durante o mês de junho, você já pensou em incluir receitas típicas de Festa Junina no cardápio do seu restaurante? Essa pode ser uma ideia interessante, capaz de tirar os seus clientes da monotonia.


Sobretudo, a Festa Junina é uma das festividades mais tradicionais e aguardadas no Brasil. Nesse sentido, com sua atmosfera alegre, decorações coloridas e, é claro, comidas deliciosas, essa celebração ganha espaço em diversas partes do país. Sendo assim, se você possui um restaurante e deseja oferecer uma experiência autêntica aos seus clientes, nada melhor do que, durante essa época do ano, incluir em seu cardápio, receitas típicas de Festa Junina.

Entretanto, sair do óbvio não é uma opção, essa é uma festividade que preza por tradição, sendo assim, para levar os clientes a uma experiência que remeta a data, você deverá usar os pratos mais famosos desse período.

Por isso, neste artigo, apresentaremos três receitas das mais tradicionais em Festas Juninas para você poder escolher e incluir no seu cardápio durante o mês de junho. Sendo assim, prepare-se para encantar seus clientes com o verdadeiro espírito junino!

A origem da Festa Junina no Brasil

A Festa Junina é uma festividade trazida para o nosso país junto com os portugueses no século XVI. Apesar de a princípio, ter sua origem em tradições pagãs, na Europa, como várias outras celebrações, essa passou a ser aculturada pela religião católica, uma das ferramentas utilizadas para isso, sobretudo, foi a introdução de homenagem de imagens cristãs durante a época. Assim, passou-se a homenagear santos como Santo Antônio, São João e São Pedro. Sendo conhecida como festa de São João.

No Brasil, essa festividade ganhou muita força, no entanto, apesar de ainda conter um pouco do seu vínculo com a religiosidade, em muitos lugares as festas acontecem mesmo sem a intenção de homenagear símbolos da igreja católica.

Muitas pessoas, aliás, comemoram essas festas mesmo sem saber da sua origem, procurando aproveitar ao máximo o que elas podem oferecer, como comida boa e muita alegria.

Dessa forma, muitas empresas aproveitam da época para realização de ações, a fim de atrair mais clientes e aumentar o faturamento. Aqui vale desde carrinho de pipoca na porta do seu negócio para comércios não alimentícios, a inclusão de pratos típicos da época para restaurantes e similares.

Você é dono de food service e não sabe o que incluir no seu cardápio durante o período? Veja a seguir os pratos e as suas respectivas receitas que acreditamos que valem a pena serem incluídos no seu cardápio.

Receitas Típicas de Festa Junina para você colocar no seu eestaurante

Pamonha

Dentre as receitas típicas de Festa Junina, pamonha é um clássico. A princípio, feita à base de milho verde, é uma iguaria cremosa e suculenta. Sua história remonta aos tempos pré-coloniais, quando os indígenas já preparavam esse prato. Os ingredientes básicos são: espigas de milho, água, açúcar e sal. O milho é ralado e misturado ao restante dos ingredientes, formando uma massa que é envolta em palha e cozida em água fervente.

Existem várias outras variações que partem das receitas originais. Caso sejam salgadas,algumas pessoas recheiam as pamonhas com calabresa, queijo, carne de frango e assim por diante. Tratando-se das pamonhas doces, elas podem vir acompanhadas de diversos outros ingredientes como, coco, leite condensado, queijo minas, parmesão, etc.

Aqui vai uma receita bem prática, para você fazer um teste na sua cozinha e ver se compensa fazer no próprio local, ou ainda, encomendar essas iguarias. A receita a seguir rende 8 porções.

Ingredientes:

  • 12 espigas de milho verde
  • 1 xícara de água
  • 2 xícara de açúcar
  • 1/2 colher de chá de sal
  • Palhas de milho para envolver as pamonhas

Passo a passo:

  1. Descasque as espigas de milho verde e retire os grãos com uma faca.
  2. Coloque os grãos de milho no liquidificador ou processador de alimentos.
  3. Adicione a água ao liquidificador ou processador e bata até obter uma massa homogênea.
  4. Transfira a massa de milho para uma tigela e adicione o açúcar e o sal. Misture bem.
  5. Prepare as palhas de milho: lave-as e mergulhe em água fervente por alguns minutos para amolecer.
  6. Pegue uma palha de milho e coloque uma porção da massa de milho no centro.
  7. Dobre a palha, fechando a massa de milho e formando um pacotinho. Amarre as extremidades da palha com barbante de cozinha.
  8. Repita o processo com o restante da massa de milho e das palhas.
  9. Em uma panela grande, coloque água e leve ao fogo para ferver.
  10. Quando a água estiver fervendo, coloque as pamonhas na panela, cuidadosamente, e deixe cozinhar por aproximadamente 40 a 50 minutos, ou até que fiquem firmes.
  11. Retire as pamonhas da água e deixe-as esfriarem um pouco antes de servir.

Canjica

A canjica é outro destaque nas festas juninas. Trata-se de um doce feito geralmente com milho branco, leite de coco, açúcar, canela, amendoim ou não, e outros condimentos. Apesar de a maioria dos especialistas acreditarem que a canjica tenha origem africana e chegou ao Brasil durante o período da escravidão, existem outros que vão contra a tese já que o milho é um vegetal de origem sul americana.

A confusão se dá pela etimologia da palavra. Alguns acreditam que ela deriva de uma língua nativa brasileira: “acanjic”. Outros da língua africana: “quicongo, língua falada no Congo e Angola. O dicionarista vê no termo canjica uma metamorfose de “Kanzika”, papa grossa de milho cozido.” Por fim, há ainda a hipótese de o termo ser derivado da própria língua portuguesa, tendo como raíz a palavra Canja.

(Fonte: O enigma da canjica)

Independente do nome, para preparar a canjica, é necessário cozinhar o milho branco até ficar macio, adicionar os demais ingredientes e cozinhar em fogo baixo até obter uma consistência cremosa e aromática. A seguir, veja uma receita bem simples de canjica.

Ingredientes:

  • ½ kg de canjica de milho
  • 1 litro de água
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 litro de leite
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • Canela em pó para polvilhar

Passo a passo:

  1. Em uma tigela, coloque a canjica de milho e cubra com água. Deixe de molho por pelo menos 4 horas ou durante a noite.
  2. Escorra a água e transfira a canjica para uma panela de pressão.
  3. Adicione 1 litro de água na panela de pressão junto com a canjica.
  4. Leve a panela de pressão ao fogo alto e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos, contados a partir do momento em que a panela pegar pressão.
  5. Desligue o fogo e aguarde a pressão sair naturalmente antes de abrir a panela.
  6. Adicione o leite condensado, o leite, o açúcar e o sal na panela com a canjica cozida.
  7. Leve a panela de volta ao fogo médio e deixe cozinhar por mais 20 minutos, mexendo ocasionalmente, até que a canjica fique cremosa e macia.
  8. Desligue o fogo e deixe a canjica descansar por alguns minutos.
  9. Polvilhe canela em pó por cima da canjica.
  10. Sirva quente ou fria, conforme a preferência.

Quentão

O quentão é uma bebida típica das festas juninas que aquece e anima os corações dos participantes. Sua origem pode estar ligada ao ciclo da cana-de-açúcar no período colonial.

No entanto, mais especificamente, acredita-se que essa bebida temperada com iguarias seja herança do povo caipira, que durante as festas em comemoração aos três santos de junho, deu um jeito de fazer com que a cachaça, bebida alcóolica mais barata que as demais na época, esquentasse ainda mais o corpo, e agradasse ainda mais ao paladar.

Porém, não confunda vinho quente com quentão. No sul do país, é comum que essas duas bebidas sejam confundidas. Dessa forma, nessa região, muitas pessoas chamam o vinho quente de quentão, mas essa bebida é muito mais recente em nossas terras, e chegou aqui junto com os europeus que colonizaram o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Os ingredientes principais do tradicional quentão brasileiro são: cachaça, açúcar, gengibre, cravo e canela. Idealmente acompanhado de paçoca ou pé de moleque.

Que tal preparar essa bebida e servir em pequenos shots para aquecer os seus clientes durante essa época. Veja uma receita bem simples abaixo:

Ingredientes:

  • 1 litro de cachaça
  • 1 litro de água
  • 1 xícara de açúcar
  • 1/4 de xícara de gengibre
  • 4 cravos-da-índia
  • 2 paus de canela

Passo a passo:

  1. Em uma panela grande adicione o açúcar, o gengibre, os cravos-da-índia e os paus de canela, até o açúcar ficar levemente queimado.
  2. Adicione 1 litro de água e deixe o açúcar dissolver.
  3. Assim que a mistura atingir o ponto de fervura, reduza o fogo.
  4. Adicione a cachaça à panela e misture bem.
  5. Deixe o quentão cozinhar em fogo baixo por cerca de 15 a 20 minutos, para que os sabores se incorporem.
  6. Prove e ajuste o açúcar ou a cachaça, se necessário, de acordo com o seu gosto pessoal.
  7. Retire do fogo e deixe descansar por alguns minutos.
  8. Coe o quentão para remover os pedaços de gengibre, cravos e canela.
  9. Sirva o quentão ainda quente.
  10. Opcionalmente, você pode decorar as xícaras com fatias de limão ou laranja, adicionando um toque cítrico.

Conclusão

Incluir pratos típicos de festa junina no cardápio do seu restaurante é uma excelente forma de trazer a atmosfera festiva e alegre dessa tradicional comemoração para seus clientes. As três receitas mencionadas neste artigo oferecem uma variedade de sabores e aromas que certamente encantarão quem as experimentar.

Lembre-se de sempre adaptar as receitas de acordo com o estilo do seu restaurante e o paladar dos seus clientes, okay?

Aproveite a magia da festa junina e proporcione momentos memoráveis através dessas deliciosas iguarias. Viva a festa junina no seu restaurante!

Leia também:

Acerte na harmonização: 13 tipos de vinhos e com o que servir

Aplicativos para restaurante, como funcionam?

Acesse nossas redes sociais

 

Compartilhar:

jessicamkt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.