Treinamento de colaboradores: faça sua empresa crescer!

06.12.2021

Para atender as expectativas dos clientes no seu food service, o treinamento de colaboradores será uma das etapas mais importantes. Como você já sabe, a primeira impressão é o que conta, não é? E a forma como cada um dos seus colaboradores se porta está estritamente ligada a essa primeira impressão.


Um colaborador bem treinado consegue atender qualquer cliente conforme a sua expectativa, por isso o treinamento de colaboradores deve ser colocado em prática, sendo importante aplicá-lo a todos. Ninguém pode ficar de fora, incluindo o pessoal da limpeza, do atendimento, da cozinha, etc.

Mas é realmente necessário? A resposta é sim.

Quanto mais capacitado for seu colaborador, melhor será o atendimento ao seu cliente, sem falar que, assim, você o ajuda a desenvolver habilidades e superar dificuldades, garantindo valores que vão além do âmbito profissional.   

Percebendo isso, os restaurantes de renome estão investindo cada vez mais em treinamentos e modernizando suas estruturas com novas tecnologias.

Sendo assim, é importante que você também treine seus colaboradores para que seu restaurante não fique para trás da concorrência. Aliás, incluímos aqui o treinamento para a utilização de aplicativos e sistemas tecnológicos direcionados ao food services, algo em alta na atualidade. 

Resumidamente, o treinamento de colaboradores, não é perda de tempo ou de recursos, é um grande investimento. 

Por isso, neste artigo, mostraremos a importância de ter colaboradores bem treinados em seu food service.

Vamos lá? 

Motivos para o treinamento de colaboradores:

Credibilidade com o cliente

Quando um cliente entra em seu food service, ele repara em tudo, na qualidade dos pratos e atendimento, na higiene de todo o local e na harmonia do ambiente. Isso mostra que os clientes estão ficando cada vez mais exigentes e atentos. Então, quanto mais atraente seu estabelecimento for, mais chances terá de conquistar de vez esse cliente.

O treinamento de colaboradores é um ponto fundamental para que seu food service vá de “vento em popa” e alcance essa conquista. Para te ajudar a entender, vamos a um exemplo:

Quando vamos a um estabelecimento, como uma loja de roupas por exemplo, esperamos que o atendente possa auxiliar com as dúvidas que temos, entre elas, se tem a numeração que utilizamos, quais são os preço, etc. Caso ele não esteja preparado, ou até mesmo seja rude em seu atendimento, a loja corre o risco de perder a confiança de seus clientes.

Com os food services não é diferente. Ao chegar no estabelecimento, seu cliente estará com as expectativas bem altas em relação ao seu restaurante. Ele estará a espera de um atendimento cordial e educado, além de espera por boa comida e um ambiente agradável e acolhedor para curtir ou sozinho, ou com amigos, ou com a família .

O colaborador, passando por treinamento adequado, conseguirá atingir o nível de excelência que você quer transmitir ao seu cliente. Afinal, todo negócio espera ter clientes fidelizados, não é?

Treinamento de colaboradores reduz os prejuízos

O treinamento de colaboradores no setor do food service não deve se concentrar apenas nos garçons, mas sim, deve ser passado para toda a equipe, dando destaque por exemplo, aos que trabalham na cozinha.

Para os cozinheiros, além do treinamento para aprenderem a preparar os pratos de seu food service, será preciso incluir instruções que ajudem a evitar desperdícios, já que esses, a médio ou a longo prazo, podem trazer perdas significativas em seu faturamento.

Bom trabalho em equipe

Uma equipe bem preparada e treinada, tende a trabalhar em harmonia. Isso faz com que o trabalho flua com mais leveza, praticidade e sincronia.

Nesse sentido, a harmonia é alcançada, pois, com o treinamento, o colaborador conhece bem as suas funções, compreendendo a importância de seu papel dentro de todo o processo no restaurante ou similar, assim, o trabalho em grupo será mais eficaz, o que trará a agilidade no preparo dos pedidos, garantindo rapidez no atendimento e a satisfação dos clientes.

Rapidez na resolução de problemas

Problemas acontecem, porém, quando a sua equipe é bem treinada, ela sempre estará preparada para lidar com qualquer tipo de situações que possa acontecer em seu food service.

Domínio nos sistemas

Hoje, ter um sistema de gestão é indispensável para os food services. Então, para que ele possa ser usado da melhor forma possível, os colabores precisam estar cientes das funcionalidades do sistema. Saber sobre lançamento de pedidos, abertura e fechamento de caixa, receber os pedidos dos aplicativos de delivery é o básico.

Enfim, mesmo que o sistema seja intuitivo e de fácil utilização, como o sistema Sischef e o qrpedir, o treinamento para saber como manuseá-los, fará toda a diferença em seu desempenho. Pensando nisso, o qrpedir em breve lançará um mini curso de treinamento para você e seus colaboradores ficarem por dentro de como funciona o cardápio digital mais querido Brasil.

Então se quer receber este treinamento, se cadastre clicando aqui. 😉

Treinamento de colaboradores novos e atualização dos demais

Todo colaborador novo não sabe como o estabelecimento funciona ou quais são suas práticas, por isso cabe ao food service deixá-lo ciente desses pontos. Ter paciência com quem está começando é primordial para que ele se sinta mais preparado e possa aprender mais durante os ensinamentos do treinamento. 

Também é  aconselhado que os mais velhos de casa passem por constantes treinamentos para se atualizarem sobre as possíveis mudanças em seu negócio. Então, mantenha a constância no aprendizado de seus colaboradores. 

Aliás, destacamos que materiais de apoio são muito bem-vindos para o treinamento em si ou até mesmo para consultas. Mas, não se esqueça de sempre atualizar esse material, okay?!

Em suma, o treinamento além de deixar seu colaborador preparado para atender bem o seus clientes, ele desenvolve habilidades, competências e os tornam profissionais mais preparados para o mercado de trabalho, sem falar que esse desenvolvimento vai além do campo profissional, ele atinge pessoal também, por exemplo, trabalho principalmente a empatia.

Viu como o treinamento é de suma importância tanto para os seus colaboradores quanto para o seu negócio? 

Engajamento e motivação

O desafio de qualquer negócio é deixar o funcionário motivado, o treinamento pode te ajudar muito neste quesito, entretanto não é apenas com treinamentos sobre os processos de seu negócio, que você conseguirá manter todos sempre motivados. Feedbacks, reuniões de equipe para sugestões de melhorias e até mesmo happy hours depois daquela meta batida, entram como uma espécies de treinamento. 

Colaboradores que são reconhecidos pelo seu trabalho ficam mais motivados a trabalhar com mais empenho e dedicação, trazendo, assim, melhores resultados e experiência ao cliente.  Além de ser referência em atendimento (em todos aspectos que seu estabelecimento forneça), seu negócio também será referência em bom local de trabalho, e acredite, muitos clientes também pesquisam este requisito para escolher em qual restaurante fazer suas refeições.

Referência em atendimento

Antes de abrir um negócio, muitos aspectos são pensados, por exemplo, localidade, cardápio, design, etc., mas o principal às vezes é esquecid0, o atendimento.

Veja bem, se o cliente está satisfeito com os produtos e com o atendimento, logo ele voltará ao seu food service, pois se sentirá acolhido e verá o quanto você considera importante o conforto dele. Com isso, a probabilidade dele indicar seu restaurante para familiares e amigos será muito grande.

Por isso, também, o treinamento para o colaborador é fundamental.

Sem falar que, a maioria dos clientes conseguem perceber quando o colaborador não é preparado, e isso pode prejudicar a sua reputação. Com o treinamento certo, o atendimento em seu food service será mais cordial, educado e empático.

Então instrua seu colaborador a ser sempre paciente, educado e tranquilo, sem ficar “em cima”, permitindo que o cliente possa escolher seu pedido mais a vontade, se fazendo presente apenas caso for solicitado. 

Aqui vai uma dica extra: padronize a vestimenta de seus colaboradores, isso passa mais seriedade e confiança aos seus clientes, pois estes estão atento sobre tudo de seu food service e isso conta a imagem passada pelo estabelecimento.

Saia na frente da concorrência

Depois de ler todo este artigo temos certeza de que não existe mais espaço para dúvidas referentes a importância do treinamento de colaboradores do seu food service. Apesar disso, vale ressaltar que acima de tudo, treinar o pessoal coloca seu estabelecimento anos luz a frente dos seus concorrentes que não o fazem.

Sendo assim, sempre priorize o crescimento profissional de todos, disponibilizando os mais diversificados estilos de treinamento.

Disponibilize materiais e experiências engrandecedoras, além de sempre estar aberto para se comunicar com toda a equipe para dar e receber feedbacks.

Por fim, não se esqueça dos treinamentos que envolvem as tecnologias implantadas no seu restaurante, combinado?

Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo:

Como melhorar o atendimento do restaurante: dicas infalíveis!

Atualização e organização: Tudo o que você precisa saber para aumentar o sucesso do seu Food Service

Garçons x Cardápio digital – Saiba qual a importância e o papel de cada um

 

 

Compartilhar:

Luan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.